Últimas Notícias
Home / Destaques / Promovido / 10 dicas para comprar o imóvel dos seus sonhos

10 dicas para comprar o imóvel dos seus sonhos

Comprar imóvelA compra de um imóvel seja para morar ou investimento requer muita atenção, seja em tempos de crise e juros altos ou não, pois geralmente o imóvel não é o tipo de bem que se compra toda hora, é preciso estudar cada detalhe para que o imóvel dos seus sonhos não vire um pesadelo.

Qual imóvel me atende?

Tenha em mente sua real necessidade, preciso de uma casa ou um apartamento? 3  ou 2 dormitórios? uma ou duas vagas de garagem? imóvel novo ou usado? qual localização? essa são perguntas que você deve ter as resposta na ponta da língua antes de iniciar sua busca.

Peça ajuda ao corretor de imóveis

A não ser que você esteja comprando a casa do seu pai sempre procure a ajuda de um profissional, ele tem o conhecimento do trâmite legal para verificar entre outras coisas a documentação do imóvel como certidões, registros etc, isso é imprescindível antes de fechar o negócio .

Não escolha somente pela emoção

A razão também tem voto na sua decisão, portanto um olhar de investidor pode ser útil neste momento. Qual será a  valorização futura?  a região do imóvel está se valorizando? Esta é uma informação útil para quem vai comprar um imóvel seja para morar ou para investimento, afinal ninguém quer se mudar para uma região onde verá seu patrimônio diluir com o passar dos anos.

Menos é mais

Pense na metragem, isso facilita ao invés de se pensar apenas no número de cômodos com o tamanho em mente você pode pensar em uma eventual reforma para adequar o espaço ao formato ou número de quartos que você precisa.

Imóvel na planta

Na Planta? bom se for essa a opção você deverá se atentar sobre a incorporadora, antes de decidir qualquer coisa procure saber se a empresa que está oferecendo o imóvel possui credibilidade no mercado, se seus empreendimentos são entregues sem nenhum tipo de problema e dentro do prazo, você pode procurar o PROCON da sua cidade para saber se existe alguma reclamação para a empresa que está lhe vendendo o imóvel.

Imóvel usado

Usado? parece que esta é a opção mais segura não é? mais comprar imóvel usado está longe de garantia de tranquilidade, caso seja esta sua opção, um corretor será de grande ajuda, pois nesses casos a documentação do imóvel deve ser minunciosamente avaliada por uma pessoa experiente, para saber se o mesmo está livre de ônus ou qualquer tipo de alienação ou processo de inventário.

Localização

A localização é um item muito importante, ninguém quer morar muito longe do trabalho, escola dos filhos ou até mesmo da sogra, além desses locais essenciais é bom saber se sua região tem vias de acesso rápido e transporte público adequado e dependendo do seu perfil outros pontos são importantes, farmácia, academia, supermercados, conveniências etc.

Seja realista com seu Orçamento

Defina um valor máximo para investir, levando em conta tudo que você vai gastar para mudar, não deixe a emoção estourar seu orçamento,  fique atento com as taxas de cartório, seguro etc, e também qual o custo de manutenção do novo imóvel alem de impostos e seguro.

Documentação em dia

Verifique a documentação do imóvel, leia com atenção o memorial descritivo ele é o documento que garante tudo que será entregue como materiais utilizados e metragem, confira na prefeitura da sua cidade se a incorporadora possui registro no cartório de registro de imóveis, mais uma vez a ajuda de um profissional corretor de imóveis pode ser útil nessas horas.

Dia de mudança

Chave na mão hora de encaixotar as coisas, bom dia de mudança na maioria das vezes pode ser bem estressante, mais antes de mais nada, faça um check-up no novo imóvel verifique encanamentos, fechaduras sistema de segurança, encanamento de gás entre outros detalhes, se o novo lar for em condomínio fique atento aos horários e dias permitidos para mudança, tudo para que seu primeiro dia de novo endereço não tenha nenhuma surpresa desagradável. No mais aproveite seu novo lar doce lar.

Então recapitulando nossas dicas…

  • Qual imóvel me atende? – defina qual tipo de imóvel você precisa
  • Peça ajuda ao corretor de imóveis  – um profissional é bem vindo
  • Não escolha somente pela emoção – imóvel também é investimento
  • Menos é mais – pense na metragem e não somente em número de cômodos
  • Imóvel na planta  – cuidado com a incorporadora
  • Imóvel usado – estude o histórico do imóvel
  • Localização – morar bem localizado faz parte do sonho
  • Seja realista com seu Orçamento – cuidado para não se apertar
  • Documentação em dia – documentação deve ser checada
  • Dia de mudança – check-up antes de mudar

Essas são algumas dicas para se comprar um imóvel sem cair em armadilhas é claro que esse assunto é bem extenso. Se você gostou do nosso artigo compartilhe com seus colegas e deixe seu email para comunicarmos sobre novos posts. para ter mais dicas como essas ou ficar por dentro do mercado imobiliário, acesse www.shopcasas.com

 

Sobre shopcasas

Veja também

Atendimento Virtual

Atendimento virtual para corretores de imóveis

Atendimento Virtual A internet vem se tornando uma poderosa arma para auxiliar as imobiliárias e …