Últimas Notícias
Home / Editores / Carlos Alceu / Os Imóveis Mais Valorizados & Outras Notas

Os Imóveis Mais Valorizados & Outras Notas

URUGUAI: PREFERÊNCIA LATINO-AMERICANA
Falando em mercado imobiliário de turismo, na América Latina o preferido dos brasileiros continua a ser o de Punta del Este. Ainda perdemos dos argentinos, mas já ganhamos dos próprios uruguaios quando o assunto é aquisição de casas no famoso balneário uruguaio. E isso que lá, ao contrário do que acontece nos EUA, não existe financiamento bancário para a compra.

VENDAS: UMA ACOMODAÇÃO NATURAL
Depois de anos de crescimento acelerado, o mercado imobiliário está passando por um período de natural acomodação, com os preços se estabilizando. Nada que lembre, nem de longe, um problema estrutural. Nesse quadro, descontos, promoções e acirramento da concorrência entre construtoras, incorporadoras e imobiliárias são acontecimentos absolutamente normais.

COMO USAR O SEU FGTS EM IMÓVEIS
Os beneficiários do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço podem utilizá-lo de várias maneiras: dar de entrada em um negócio imobiliário, abater ou quitar o saldo devedor de financiamento habitacional ou pagar até 80% do valor das prestações de um mútuo. Essas operações só valem para imóveis residenciais e os interessados devem se enquadrar nas normas que regulam o FGTS.

OS IMÓVEIS MAIS VALORIZADOS
Com base naquilo que o mercado mais valorizou em 2015, percebe-se que os imóveis localizados perto de praças ou parques, com fácil acesso a boas vias de trânsito e com projeto arquitetônico diferenciado, acabou se valorizando mais e tendo maior liquidez que os demais. Das menores às maiores cidades, o comportamento do comprador foi muito semelhante.

E OS MAIS DESVALORIZADOS
Nesse ano, o mercado mostrou alguma má vontade com imóveis localizados em zonas não tão seguras, muito movimentadas, agitadas à noite ou com ruas passíveis de engarrafamento. Nesses casos, a tendência foi a desvalorização e a dificuldade na venda do imóvel – tanto do novo quanto do usado. Um quadro que deve se repetir em 2016.

PRESERVANDO O SEU IMÓVEL USADO
Numa época em que a oferta de imóveis novos é expressiva e as facilidades de financiar ainda são boas, os proprietários de imóveis usados à venda não podem se descuidar da sua conservação. Fazer uma pintura nova, com cores claras e neutras, e manter o imóvel limpo e bem cuidado, são medidas essenciais para se evitar a depreciação e acelerar um negócio.

MUDOU O CONCEITO DE BOA LOCALIZAÇÃO
Como hoje em dia locomoção já não é mais problema para ninguém – quase todos os imóveis têm ao menos um carro na garagem -, açougue, farmácia, mercado etc. já não precisam ficar tão perto das casas quanto antigamente.
Nas capitais, até a proximidade com shoppings já não é tão bem vista como no passado, especialmente por causa do grande trânsito que atraem.

OS PREFERIDOS SÃO COM VARANDA
Dado interessante: ao menos na cidade de São Paulo, praticamente todos os apartamentos lançados nos últimos anos, com área privativa superior a 65 m², tinham varanda – um item, hoje, quase que obrigatório. Esse ambiente, além de dar certa “sensação de liberdade” para alguns, ou de “retorno à casa” para outros, também pode simular a experiência de um quintal.

Sobre Carlos Alceu Machado

Veja também

Caixa Reduz Juros do Crédito Imobiliário & Outras Notas

CAIXA REDUZ OS JUROS DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO A Caixa Econômica Federal anunciou a redução da …