Últimas Notícias
Home / Editores / Carlos Alceu / Porque os Apartamentos Ficam Menores & Outras Notas

Porque os Apartamentos Ficam Menores & Outras Notas

SERVIÇOS “PAGUE-E-USE” NOS CONDOMÍNIOS
Outra novidade que já chegou a muitos condomínios, são os serviços pay-per-use, ou seja, os que são postos sem custo fixo à disposição dos moradores, mas que devem ser pagos para serem utilizados. Nessa categoria estão enquadrados serviços de limpeza e arrumação, recreação infantil, cuidados com animais domésticos, manutenção e reparos gerais, lavanderia, chaveiro, manobrista, personal trainer etc.

OBRIGATORIEDADE DE COMUNICAÇÃO AO COAF
As pessoas físicas e jurídicas que exercem atividades de promoção imobiliária ou compra e venda de imóveis, em caráter permanente ou eventual, de forma principal ou acessória, têm até o dia 31 de janeiro de 2016 para apresentar ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras declaração de inocorrência de propostas, transações ou operações passíveis de serem comunicadas, nos termos da Lei nº 12.683/2012 e da Resolução-COFECI nº 1.336/2014.

PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO
Corretores de imóveis, imobiliárias, administradoras e outras pessoas físicas e jurídicas que operam no mercado, devem criar e implementar programa de prevenção à lavagem de dinheiro no mercado imobiliário, manter registro das propostas de transações imobiliárias e operações e comunicar ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras propostas de operações suspeitas.

PORQUE OS APARTAMENTOS FICAM MENORES?
Muita gente ainda se pergunta – e com razão – porque os apartamentos tem diminuído tanto de tamanho nos últimos tempos. É que além da redução de área fazer cair o preço do imóvel, contribui para essa situação o aumento do número de pessoas morando sozinhas e a diminuição dos núcleos familiares, atualmente formados majoritariamente por casais com no máximo dois filhos.

CRESCEU O NÚMERO DE SOLITÁRIOS
Enquanto há trinta e cinco anos menos de 6% das residências brasileiras eram ocupadas por apenas uma pessoa, hoje esse percentual foi multiplicado várias vezes. Coincidentemente, são as capitais da região Sul que estão na dianteira quando o assunto é morar sozinho: Florianópolis, 48,8%; Porto Alegre, 46,2% e Curitiba, 44,2%. Na outra ponta, estão Manaus e Macapá, com cerca de 19%.

FLORESTA VERTICAL VIRA MODA
Em Lausanne, na Suíça, um prédio residencial em construção será coberto por mais de cem árvores, ocupando 3.000 m² de vegetação. Com 117 metros de altura, o projeto do edifício foi inspirado em outro semelhante, localizado em Milão, Itália. As árvores serão distribuídas entre as sacadas dos apartamentos que se projetam a partir da estrutura da construção e tem vista para um lago.

FINANCIAMENTOS MANTÉM RECURSOS
Não obstante ter caído em relação ao mês anterior, o volume dos empréstimos destinados à aquisição e à construção de imóveis alcançou a expressiva cifra de R$ 4,7 bilhões em outubro (apesar da greve dos bancários). No somatório dos dez primeiros meses de 2015, o montante de recursos destinados a essas operações já alcançou R$ 66,7 bilhões.

REGRAS DE OURO PARA INVESTIMENTOS
Os gêmeos norte-americanos Kelly e Chris Edwards, que em 13 anos aumentaram seu patrimônio de quase zero para US 8 milhões, aplicando no mercado imobiliário, dizem que apesar desse tipo de investimento ser um dos preferidos dos brasileiros, normalmente deixamos de adotar pelo menos duas regras básicas: reconhecer que os investimentos são negócios e se planejar, e sempre buscar encontrar quem tem mais conhecimento do mercado que você.

Sobre Carlos Alceu Machado

Veja também

Caixa Reduz Juros do Crédito Imobiliário & Outras Notas

CAIXA REDUZ OS JUROS DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO A Caixa Econômica Federal anunciou a redução da …