Últimas Notícias
Home / Editores / Carlos Alceu / Menos Construções, Maiores Preços & Outras Notas

Menos Construções, Maiores Preços & Outras Notas

MENOS CONSTRUÇÕES, MAIORES PREÇOS
De acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, em 2015 houve uma redução de 25,3% no número de unidades entregues ao mercado, na comparação com 2014; entretanto, no ano passado, o mercado vendeu 82% a mais do que lançou – o que mostra que daqui a três anos (tempo médio de construção de um edifício), é grande a chance de vir a faltar imóvel e ocorrer uma nova onda de aumento nos preços.

A BIOMETRIA CHEGA NOS CONDOMÍNIOS
Com a insegurança rondando os condomínios, o sistema de biometria vem ganhando adeptos entre os síndicos. Através do reconhecimento da impressão digital, da face, voz, retina ou íris, apenas condôminos, funcionários e outras pessoas previamente cadastradas podem ter acesso ao interior da edificação ou mesmo das unidades, independentemente do uso de quaisquer chaves.

BOM MOMENTO PARA OS COMPRADORES
Estudo da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, indica que este é um ótimo ano para se investir em imóveis. Isso porque, os preços estão muito atraentes e, em um cenário pós-crise, haverá a possibilidade de vendê-los por um bom valor e condições. Para a Poli-USP, quem enxergar isso e adquirir um imóvel agora, poderá obter gordos lucros.

CRESCE A PROCURA POR LOCAÇÕES
A procura por imóveis para locação vem crescendo no Brasil e, já no final de 2015, pela primeira vez nos últimos anos, ultrapassou a busca por compra. De acordo com o portal VivaReal, de maio de 2015 a janeiro de 2016, a demanda por aluguel cresceu 66%. Na hora de escolher um novo lar, cerca de 22% dos inquilinos querem um imóvel mais próximo ao trabalho e 20% um bairro melhor.

VISITA VIRTUAL A IMÓVEIS
A realidade virtual está a um passo de mudar novamente o mercado imobiliário. Agora, chegou a vez de um tipo de óculos que, depois de fixado no rosto de alguém, como se fosse uma máscara de mergulho, permite que o interessado passeie virtualmente, em 3 dimensões, pelo imóvel que deseja comprar ou alugar, como se estivesse dentro dele, mesmo que ainda esteja em construção.

MERCADO DE LUXO NÃO TEM CRISE
Apesar da crise econômica, a procura por condomínios de luxo continua em crescimento: o portal de imóveis VivaReal constatou que, em 2015, a demanda cresceu 32%, quando comparada a do ano de 2014. Fortaleza foi a capital que apresentou o maior aumento nas buscas por condomínios de luxo, com 92%, seguida por Curitiba (70%), Porto Alegre (67%) e Florianópolis (62%).

CONSTRUÇÃO DE CASA EM IMPRESSORA
Uma universidade norte-americana, no estado da Califórnia, noticiou que está desenvolvendo uma impressora 3D gigante, com patrocínio da NASA, capaz de construir toda uma casa. Usando uma tecnologia denominada Contour Crafting, o equipamento poderia levantar um imóvel com mais de 230 m² em apenas 20 horas de trabalho. Pode parecer ficção, mas não é.

AS PREFERÊNCIAS MILIARDÁRIAS
Levantamento mostra quais os lugares do mundo preferidos pelos grandes milionários. Os norte-americanos estariam inclinados a investir mais no seu próprio país, com destaque para as cidades de Miami, Los Angeles, São Francisco e Nova Iorque. Os europeus diversificam mais, apostando no seu continente, nos EUA, Caribe e Canadá. Os latinos, é claro, optam pelos EUA.

Sobre Carlos Alceu Machado

Veja também

Minha Casa, Minha Vida Tem Novas Regras & Outras Notas

MINHA CASA, MINHA VIDA TEM NOVAS REGRAS A Portaria nº 160 do Ministério das Cidades …