Últimas Notícias
Home / Mercado / Marketing / A bolha vai explodir?

A bolha vai explodir?

Há anos o mercado imobiliário brasileiro passar por valorizações atrás de valorizações. Os imóveis estão sendo vendidos na planta por preços altíssimos quando comparados há poucos anos atrás e muitos são comprados para ficar vazios, a espera que a alta continue a elevar os preços. Se acertarem, os investidores podem ganhar uma grana alta. Caso estejam errados, a situação pode encrencar.

Em 2008 o mundo foi vítima de uma crise econômica comparável apenas àquela de 1929. O mercado imobiliário americano estava repleto de especuladores que, em determinado momento, os imóveis começaram a perder valor muito rápido. Isso gerou uma crise em todo o setor econômico dos Estados Unidos que, em pouco tempo, gerou incertezas em todo o mundo. Mas será que os mercados realmente aprenderam com o estouro dessa bolha imobiliária?

No Brasil a história parece se repetir, pelo menos o começo é exatamente o mesmo. Imóveis cada vez mais caros são alvos de especulação e os preços não param de subir. Analistas dizem que a alta nos preços e devido a demanda, mas sabe-se que os imóveis novos tem cada vez menos moradores, apesar de estarem completamente vendidos. Será que a história acontecerá também em nosso país? Ainda há tempo para evitar o pior, basta bom senso e inteligência de quem está procurando onde investir.

De acordo com  blog Imóveis Imobiliária, não é o que aparente estar acontecendo.

 

Sobre Administrador

Veja também

Caixa Reduz Juros do Crédito Imobiliário & Outras Notas

CAIXA REDUZ OS JUROS DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO A Caixa Econômica Federal anunciou a redução da …

  • acredito que é apenas uma questão de tempo, vai demorar um pouco até o mercado cair na real, mais depois disso será o caos …

  • Tiago

    Por favor meus queridos, estudo é bom antes de postar alguma coisa. O problema do mercado imobiliáirio foi o credito mau concedido. A analise de credito nao era criteriosa o comprador somente prorrogava ou negociava a sua hipoteca, o que gerava juros altissimos e com isso houve uma inadimplencia enorme. Motivo este pelo qual muitos imoveis foram devolvidos ou desocupados gerando uma queda nos preços e obviamente a crise. No Brasil nao temos este problema e nem teremos, pois nossa analise de credito é muito, mas muito criteriosa. Analise melhor suas colocaçoes.

    • Acho a sua análise muito simplista Tiago. Se você estudar a história do capitalismo vai descobrir que já existiram várias bolhas e por vários motivos. Os "créditos podres" são apenas uma face do problema. Por exemplo, a bolha da tulipa. Dê uma pesquisada. Mal não vai lhe fazer…

    • Prezado Tiago

      analisando a situação com mais cuidado conclui que essa temida bolha não prospera, graças ao nosso burocrático e burro zoneamento que impede a verticalização em massa, na opinião de investidores o melhor mercado imobiliário que existe no mundo é o americano, pois lá é muito mais fácil aprovar um prédio de mais de 5 andares do que aqui… 

    • quem sabe a realidade do imóvel é o corretor, o engenheiro sabe apenas cálculos que só ganham algum sentido depois que o corretor de imóveis dá os valores de mercado, é fácil dizer que o m² custa tanto depois de saber o preço com a imobiliária ou corretor, a grande verdade é a seguinte :

      os engenheiros assinam o laudo em cima do conhecimento de mercado dos corretores de imóveis 

    • JMJ

      A bolha imobiliária foi um dos principais fatores da crise americana mas não foi o único.

      Leiam o balanço da caixa de 2010 e vejam a inadimplência, média de 1,5%, muito baixa mesmo comparando com outros países mais desenvolvidos. O nosso déficit habitacional era gigantesco e ainda é muito grande. 

  • Marcos

    TIago, vc tem razao… porem, como corretor, percebo que cada vez mais pessoas de baixa renda estao financiando imóveis, como brasileiro gosta de fazer dividas e atrasar prestacoes, alem daquele que nem pagam, as dividas irao se acumulando ao ponto que se tornará impossivel seu pagamento, ai entra a inadimplencia. Enfim, acredito que teremos sim, uma bolha imobiliaria.

  • Agnaldo Garcia

    O m2 em SPaulo, está agora mais cara que em Paris. Qto a análise de crédito, não é tão criteriosa assim poi eu mesmo já fui fazer e consigo um financiamento acima do que eu acho seguro pagar. Já existem promoçoes , por ex sorteio de carros, viagens, Isso já significa uns desconto de 25% no valor. Já houve diminuição de 34% na venda. E isso é natural pois qdo dizem que existe um défice imobiliário de 30 ou 40% isto mede as pessoas que precisam de moradia e não as que podem pagar por ela, ou seja, quem podia comprar, já comprou. Agora a tendência é queda.

  • J. V. Pires

    Atenção Economistas globalizados! Atenção governantes mundiais! Está em gestação a maior e mais avassaladora crise do planeta. As commodities agrícolas descontroladas farão a inflação fugir ao controle, e, então, as economias já fragilizadas pela crise imobiliária americana, sem defesas e sem possibilidades, estabelecerá o caos generalizado. Em tempo, as organizações e grupos de países, deixam seus egoísmos de lado e buscam soluções conjuntas ou não restará pedra sobre pedra e nem nada no amanhã. (J.V.Pires)

  • o exemplo americano está ai deram crédito para todo mundo a torto e a direito, as assessorias de grandes construtoras fabricam renda como quem fabrica brinquedos para crianças, o resultado é que a caixa econômica federal está com um índice alto de maus pagadores além da conta, e na hora de vender esses imóveis será que eles vão valer o mesmo valor que foram avaliados, depois não quero ser o chato que vai dizer '' eu já sabia ''

  • "A oferta abundante está atendendo a quem? A demanda??? "

    Muito bem colocado.

  • Solange

    Creio que está havendo uma especulação imobiliária , devido a grande procura , temos que ter muita cautela ,pode ser um sinal vermelho para a chegada da inflação.

  • Junior

    Se o valor do m2 de São Paulo está caro o que dizer então do Valor cobrado em Brasília?
    Se houver uma bolha aqui no Brasil, sem duvida alguma será de responsabilidade de um grupo de governantes e construtores  que se fazem de cegos para não ver o problema que esta diante de todos. Visando apenas o lucro certo !!!

  • Certas regiões estão apresentando um aumento de preços realmente fortes, mas não necessariamente uma bolha. A região da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, onde atuo, está crescendo muito por conta da expectativa dos jogos olímpicos e copa do mundo.

    Espero que não seja apenas uma bolha.