Últimas Notícias
Home / Sem categoria / A EXTINÇÃO DO PROFISSIONAL DE MARKETING TRADICIONAL

A EXTINÇÃO DO PROFISSIONAL DE MARKETING TRADICIONAL

Orkut, SEO, SEM, Page Rank, Facebook, Sonico, Twitter, Links Patrocinados, Web Analytics, MySpace, ROI, Mídias Sociais, CPC, Engajamento, CTR, CPM, etc… Esse é o vocabulário que deve estar na ponta da língua do atual profissional de marketing.

Uma pesquisa divulgada em fevereiro de 2010 pela IAB Brasil, órgão que regulariza e desenvolve o mercado de mídia interativa no Brasil, comprovou que a internet foi o meio de comunicação que mais cresceu no Brasil em 2009. Outra informação relevante nessa pesquisa, foi que a comercialização de PCs superou em quase 50% a de TVs nesse mesmo ano. Segundo Ibope Nielsen Online, em janeiro de 2010 o número de internautas no Brasil chegou a 36,8 milhões. Baseado nestes dados, ainda existem empresas que têm receio de investir em mídia digital e adoram o pacotão tradicional (TV, rádio, revista, jornal, outdoor) oferecido pelas agências. Isso porque essas agências ainda não possuem conhecimento técnico para mostrar a seus clientes como fazer negócios utilizando o mundo digital, nem estão preparadas para pensar em uma estratégia de comunicação integrada utilizando os diversos meios.

Cabe ressaltar que atualmente o poder das marcas não está mais nas mãos das empresas, mas sim nas mão do consumidor, que em poucos minutos pode detonar a insatisfação de uma experiência negativa com o produto ou serviço, através de um post em um blog ou um vídeo no YouTube, e isso irá repercurtir a rede toda. Dessa forma, as empresas precisam estar cientes que, mesmo elas querendo ou não, existem consumidores falando bem ou mal da sua marca na internet. Por essa razão que os novos profissionais de marketing precisam estar conectados, ser usuários ativos e não passivos, entender e participar das redes sociais, vivenciar a mudança que está acontecendo, ter conhecimento técnico para saber como usar essas ferramentas em benefício da empresa, seja para fazer uma campanha de um novo produto, avaliar a satisfação do cliente com sua marca ou até mesmo para identificar problemas internos ou externos da empresa.

O profissional de marketing tradicional está com os dias contados, se ele não se atualizar, ficará para trás. Então, atualizem-se, evoluam e se adaptem a essa nova realidade ou acontecerá com vocês o mesmo que aconteceu com os dinossauros.

Fonte: Rafael Comin, Consultor de Marketing Digital

Sobre Administrador

Veja também

Marketing digital na sua empresa

Google Links Patrocinados A chance de sua empresa ter lucro com Google links patrocinados é …

  • o marketing tradicional não existirá mais em15 anos, e será totalmente substituído pelo marketing digital, o que já é realidade em alguns países, como diria fidel viva a revolução…