Últimas Notícias
Home / Construção / A importância de um profissional na vistoria de imóvel novo

A importância de um profissional na vistoria de imóvel novo

Vistoria de imóvel novoAntes da entrega das chaves, é praxe entre todas as construtoras a realização de uma “vistoria”.

Tal vistoria tem por objetivo conceder ao consumidor a oportunidade de conferir se todos os detalhes do imóvel estão de acordo com a planta e ainda, de questionar eventuais defeitos encontrados.

Entretanto, o olhar clínico de um engenheiro pode detectar problemas que, a princípio, seriam imperceptíveis ao olhar de uma pessoa leiga.

Maçanetas arranhadas, paredes, portas e janelas desniveladas, pisos em desacordo com o projeto original, tomadas localizadas em locais errados, rede elétrica com produtos de qualidade inferior, ou mesmo em desacordo com as especificações de planta, são alguns dos exemplos que dificilmente seriam identificados pelo proprietário leigo.

Há ainda que se falar das áreas comuns do condomínio, raramente vistoriadas pelos novos proprietários. Escadas de incêndio sem corrimão ou fora das especificações de segurança, falta de pisos antiaderentes nas escadarias, portas corta-fogo com maçanetas estragadas, interruptores que não funcionam são muito comuns em novas edificações.

Diante desta situação, a forma mais segura de se fazer uma vistoria completa e técnica de um imóvel são com a presença de um profissional especializado na área de construção civil, seja ele um engenheiro, seja ele um arquiteto.

Somente desta forma o comprador poderá assegurar que seu imóvel corresponde exatamente às especificações do contrato de compra e venda e da planta fornecida.
.
.
Mais informações sobre direito imobiliário podem ser encontradas no site da Palhares Gonçalves Advocacia e consultoria, www.palharesgoncalves.com.br

Sobre Administrador

Veja também

Justiça mira atrasos nas obras e erros de metragem

Dois assuntos vêm gerando grande polêmica desde o “BOOM” imobiliário ocorrido na Região Metropolitana de …

  • Os corretores de imóveis também estão preparados para tal função e devem ter seu destaque.

  • rodrigolopes

    Existem especificações de projeto, e algumas análises de planta que só podem ser feitas por profissionais devidamente registrados no CREA. Um exemplo disto é a conferência de metragem dos imóveis, tal como disposto na Lei 5.194 de 1966 que regula a profissão de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Caso o corretor de imóveis preencha os requisitos estabelecidos em Lei, não vejo motivos para que eles não acompanhem a vistoria de um imóvel.

    • Eng. Andrews

      PRECISANDO DE UMA CONSULTORIA??

      Contrate um profissional habilitado.

      Trabalho ha 5 anos na área de construção civil passando por empresas como Camargo Corrêa e atualmente em uma das maiores construtoras do Brasil (mercado imobiliario).

      Entreguei diversas unidades de diversos padrões construtivos e acabamentos.

      O barato sai caro. Diversos vícios aparentes a garantia expira no ato da vistoria de entrega. Portanto, não corra esse risco.

      Atuo na regiao de São Paulo – Capital e interior (será cobrado taxa de locomoção)

      Valor R$ 200,00 podendo sofrer alterações de acordo com tamanho e padrão dos acabamentos.

      obs: tenho também equipe para reformas.

      Eng. Andrews
      cel: 11 98146-7442