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A importância do bom atendimento II

Vimos no artigo anterior que oferecer um bom atendimento aos clientes pode ser o divisor de águas, a diferença entre o sucesso e o fracasso. Podemos perceber também que se você oferecer um bom atendimento ao seu cliente, ele falará para apenas duas pessoas. Se, ao contrário, oferecer um mal atendimento, o mesmo cliente falará para cerca de dez pessoas.

O fato é que todas as pessoas que vendem, seja um produto ou serviço, devem olhar o atendimento ao cliente com olhos bem atentos. Aliás, com uma lupa se possível…

Na palestra proferida por mim, cujo tema é: Como ser um vendedor de sucesso – Os princípios básicos de vendas – elenco os cinco fatores decisivos na hora da compra, ou seja, o que faz o cliente comprar da empresa X e não da empresa Y.

Vejamos então cada um deles: em primeiro lugar vem à marca, o cliente leva em consideração no primeiro momento somente à marca, nada mais.  Ou seja, a calça que vou comprar pode até não ser boa, mas se tem marca, eu compro… A dica que dou é para que você invista pesadamente na marca de sua empresa.

Em segundo lugar no ranking temos os benefícios, ou seja, quais os benefícios o consumidor terá, por exemplo, em ir viajar na companhia aérea A e não na B. As duas não me levam ao mesmo aeroporto?! Sim, levam, porém, na companhia A faço o vôo direto, já na B, tenho que fazer escalas, logo, a melhor é a A.

Em terceiro lugar vem a qualidade, vejam, a marca e os benefícios são mais importantes que a qualidade do serviço ou do produto.

Em quarto lugar aparece a conveniência. Porque um cliente vai comprar na padaria do outro lado da cidade, sendo que na esquina da casa dele tem uma padaria.

E pasmem, somente em quinto lugar aparece o fator preço. Eis aqui um grande erro por parte da maioria dos vendedores, pois eles pensam que não vendem seus produtos ou serviços somente porque o preço está alto demais. A pesquisa acima demonstra o contrário. Nem sempre o menor preço é garantia de boas vendas: venda soluções, não produtos ou serviços.

Portanto, os vendedores, gerentes, donos de empresas e todas as pessoas que trabalhem com o público, devem se atentar para oferecer um bom atendimento aos seus clientes. Não podemos em nenhum momento nos descuidar desse assunto, quanto maior a nossa preocupação em oferecer serviços e produtos de qualidade, e com um ótimo atendimento, maior será a nossa clientela. E isso se traduzirá em ótimos lucros.

No nosso próximo artigo daremos dicas práticas de como desenvolver um bom atendimento em sua organização. A pergunta continua: seu cliente fala para dez ou para duas pessoas sobre sua empresa?

*Éber Sander é consultor, escritor e palestrante.
Para agendar uma palestra, envie e-mail para: eber.sander@gmail.com Blog: www.ebersander.wordpress.com

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