Últimas Notícias
Home / Habitação / Aluguéis com vencimento em janeiro tem maior taxa desde 2004

Aluguéis com vencimento em janeiro tem maior taxa desde 2004

Os aluguéis de imóveis com vencimento em janeiro vão ficar mais caros esse ano. O índice de preços que corrige o valor pago pelos inquilinos o IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado) fechou o ano a um pouco mais de 11%. É a maior taxa desde 2004.

Segundo o diretor do Conselho Regional de Corretores de Imóveis, Luís Fernando Batistuta, o IGP-M fechou o ano com 11,60%, no acumulado dos últimos 12 meses, sendo assim os aluguéis com data-base em janeiro serão reajustados com esse índice.

No entanto, a tendência é de que com a queda da inflação, o IGP-M caia nos próximos meses, refletindo no valor dos aluguéis, que terão contrato renovado a partir de fevereiro, ressalta Batistuta.

Em 2009, o IGP-M foi negativo e, por isso, muitos inquilinos não tiveram que pagar reajustes. Neste ano o índice voltou a subir. Isso acontece porque no cálculo deste índice entram os preços de produtos que fazem parte das compras das famílias brasileiras.

Neste ano, a subida nos preços da carne (32,7%), do leite longa vida (24,1%) e do açúcar (14,8%) refletiu no índice dos aluguéis. Impacto maior ainda teve o crescimento dos valores do algodão (110,6%) e do minério de ferro (90,9%), negociados no exterior, e do feijão (43,6%) e da carne (33,5%), no atacado. Os reajustes dos custos da construção civil (7,5%) também entram nessa conta.

Fonte: JM On Line

Sobre Administrador

Veja também

Aproveite o Feirão da Caixa

O Feirão da Casa Própria da caixa esta chegando e promete realizar o sonho de …