Últimas Notícias
Home / Sem categoria / ALUGUEL SAI O DOBRO DE UMA PRESTAÇÃO

ALUGUEL SAI O DOBRO DE UMA PRESTAÇÃO

Estudo divulgado ontem pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostra que as famílias que gastam com aluguel comprometem quase o dobro do que aquelas que financiam imóveis. Com base nos dados da POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares) de 2008/2009, o instituto mostra que, em média, o brasileiro destina 12% da renda familiar para o aluguel. Já as despesas com a prestação da casa própria representam 7% do orçamento de quem financia.

Segundo Pedro Carvalho, pesquisador do Ipea, hoje é mais barato financiar do que alugar um imóvel. “Nos contratos de financiamento há uma proteção maior contra a especulação imobiliária. Os contratos de aluguéis são revistos a cada 30 meses com valor de mercado”, disse Carvalho.

CONTRATOS PELO IGP-M

O pesquisador citou ainda o fato de que normalmente os contratos de aluguel são atrelados ao IGP-M (Índice Geral de Preços ao Mercado). “O crescimento do preço dos imóveis, intensificado a partir de 2008, foi muito maior que o da TR , que indexa a maioria dos contratos de financiamento imobiliário. Com isso, os mutuários do SFH estão protegidos contra choques e bolhas nos preços dos imóveis que arrendatários não estão”, diz o estudo.

POR RENDA

Os dados mostram ainda que apesar dos avanços, a compra de imóvel no País ainda está concentrada nas faixas mais elevadas de renda. Em média, 2,1% das famílias adquiriram imóveis. Outro sinal de que a compra ainda está nas faixas de maior renda é que 2,5% das famílias declararam ter comprado um segundo imóvel.

A análise por faixa de renda mostra que entre os 5% mais ricos, 16,5% compraram imóveis no período da pesquisa. Entre os 25% mais pobres, o percentual de famílias que compraram imóveis ficou em 1,5%. De 2002 a 2008, o percentual de famílias que pagam aluguel subiu de 12,9% para 17% dos domicílios. A pesquisa destaca que os custos elevados com despesas como seguro fiança e depósitos representam mais uma barreira à entrada no mercado de locação formal.

COMPARAÇÃO

7% do orçamento representa as despesas com prestação do financiamento da casa própria. Quem paga aluguel destina 12%

Sobre Administrador

Veja também

Marketing digital na sua empresa

Google Links Patrocinados A chance de sua empresa ter lucro com Google links patrocinados é …