Últimas Notícias
Home / Editores / Carlos Alceu / Bom Momento Para os Compradores & Outras Notas

Bom Momento Para os Compradores & Outras Notas

BIG DATA IMOBILIÁRIO BRASILEIRO
O portal imobiliário VivaReal e a Geoimovel firmaram um acordo para gerar e fornecer informações sobre o histórico de preços e tendências do mercado de imóveis no Brasil. A união das bases de dados das duas empresas, resultará em pesquisas com resultados inéditos, pois diferentemente de alguns índices que se baseiam apenas no valor anunciado, o novo big data proverá informes baseados em transações efetivas.

BOM MOMENTO PARA OS COMPRADORES
Reportagem do jornal Zero Hora, mostra o bom momento vivido pelas pessoas interessadas em comprar imóveis. Com a crise, o poder de barganha de quem tem dinheiro em mãos, ou mesmo um financiamento aprovado, aumentou de forma considerável. Promoções e flexibilidade nas condições de pagamento, também favorecem os adquirentes na hora do acerto final.

CUSTO DO IMÓVEL NA DECLARAÇÃO AO I.R.
O custo de aquisição de um imóvel, na declaração ao Imposto de Renda, só pode ser aumentado caso tenham sido realizadas despesas com construção, ampliação ou reforma, devidamente comprovadas através de documentação contábil. Apenas assim será possível pagar menos IR no futuro, calculado sobre o lucro imobiliário obtido com a venda do bem.

IR: RECEBIMENTO DE ALUGUEL VIA IMOBILIÁRIA
Quem tem um imóvel locado e recebe os aluguéis através de uma imobiliária, que se encarrega de administrar a locação, deve informar o valor recebido do inquilino com exclusão da taxa de administração – ou seja, deve declarar só a importância líquida efetivamente depositada na sua conta. A remuneração paga à imobiliária também precisa ser informada, mas na ficha “Pagamentos Efetuados”.

CONSTRUÇÃO DE CASA COM IMPRESSORA
Uma universidade norte-americana, no estado da Califórnia, noticiou que já desenvolveu uma impressora 3D gigante, com patrocínio da NASA, capaz de construir toda uma casa. Usando uma tecnologia especial, o equipamento tem condições de levantar um imóvel com mais de 230 m² em apenas 20 horas de trabalho. Pode parecer ficção, mas não é.

MERCADO DE IMÓVEIS COMERCIAIS É PEQUENO
Para quem ainda acredita que a oferta imobiliária é grande na área comercial, aqui vai uma informação relevante: considerado todo o País, temos apenas 4 m² de centros comerciais por habitante. Um número baixíssimo, se comparado com os EUA, onde a relação é de 187 m² por habitante. Até Portugal nos ganha de goleada, com 27 m² por habitante.

QUÓRUM PARA ALTERAR O REGIMENTO INTERNO
Esclarecendo dúvidas sobre o quórum necessário para a alteração do regimento interno de um condomínio: se esse instrumento fizer parte integrante da convenção, o quórum será de dois terços; caso contrário, ou seja, se o regimento estiver em um documento à parte, poderá ser alterado inclusive pela maioria simples dos condôminos presentes a uma assembleia geral.

INDEXADOR PARA O REAJUSTE DE ALUGUÉIS
Muitos contratos de locação têm o Índice Geral de Preços de Mercado como indexador, mas o IGP-M não é, assim como nem nenhum outro, o indexador “oficial” das locações. Por lei, os aluguéis podem ser reajustados por qualquer índice que reflita “a variação dos custos de produção ou dos insumos utilizados nos contratos de prazo de duração igual ou superior a um ano”, o que inclui o INPC, o IPCA e o IPC e exclui o INCC e o CUB.

Sobre Carlos Alceu Machado

Veja também

Caixa Reduz Juros do Crédito Imobiliário & Outras Notas

CAIXA REDUZ OS JUROS DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO A Caixa Econômica Federal anunciou a redução da …