Últimas Notícias
Home / Mercado / Bom Negócio & Outras Notas

Bom Negócio & Outras Notas

DECISÕES ON LINE
Segundo o Google, a procura por imóveis através da internet cresceu cerca de mil por cento nos últimos sete anos, e aproximadamente dois terços das decisões envolvendo a aquisição de imóveis acontece on line. São números significativos para se compreender a relevância do mundo digital para o mercado imobiliário.

CONCORRÊNCIA NA LOCAÇÃO
Geralmente os apartamentos com menor área são os mais fáceis de serem locados, além de terem uma taxa de desocupação menor e um retorno financeiro maior. Entretanto, essa regra pode não funcionar se o imóvel estiver localizado numa zona onde a concorrência for grande. Quem compra para alugar, deve ficar atento a esse ponto.

CARTÓRIOS DIGITAIS
Até o início de julho de 2014, todos os ofícios imobiliários do País deverão estar com o registro eletrônico funcionando. Pelo menos é isso o que está previsto na Lei nº 11.977, de 2009. Porém, até agora, faltando menos de um ano para que isso aconteça, somente o estado de São Paulo conseguiu implantar o serviço.

VER PARA LEMBRAR
O ditado “Quem não é visto não é lembrado”, é cada vez mais válido no mercado imobiliário. Mas como um imóvel pode ser lembrado, sem se gastar muito dinheiro em publicidade? Segundo os marqueteiros, basta você reservar algum tempo para anunciar gratuitamente em portais de imóveis e sites de classificados imobiliários e interagir nas redes sociais.

GRINGOS COMPRADORES
Com a desvalorização do real, investidores de fora passaram a se interessar ainda mais pelo mercado imobiliário brasileiro. “Gringos” que vieram morar aqui e estrangeiros que gostam de veranear no País, também estão engrossando o grupo de compradores. Há algumas regiões no Nordeste brasileiro que foram literalmente invadidas por portugueses, espanhóis e italianos.

BOM NEGÓCIO
Pesquisa mostrou que 41% dos homens e 62% das mulheres acham que o investimento em imóveis é o que apresenta o melhor retorno financeiro. Em matéria de segurança, imóveis só perdem para a poupança, de acordo com 65% dos homens e 79% das mulheres. Questionados sobre qual investimento pretendem fazer no futuro, 69% dos homens e 88% das mulheres responderam que em imóveis.

CANDIDATOS A SÍNDICO
Diferentemente do que ocorre nos condomínios residenciais antigos, onde seus habitantes costumam recusar a função, nos condomínios construídos mais recentemente chega a haver disputa pelo cargo de síndico (mesmo sem remuneração). A explicação pode estar no desejo dos moradores cuidarem melhor do seu novo patrimônio, como acontece com os automóveis 0 Km.

HOME EQUITY
Começa a ganhar corpo no Brasil o refinanciamento imobiliário, modalidade de crédito bastante conhecida no Primeiro Mundo, onde é chamada de home equity. Trata-se de empréstimo de longo prazo, com taxas de juros reduzidas, garantido pela alienação fiduciária do imóvel. Esse recurso tem sido buscado por quem quer liquidar dívidas com juros mais altos ou formar capital de giro.

SEIS EM DEZ
Dentre as dez empresas de capital aberto mais lucrativas nos segmentos da construção civil, locação de imóveis e empreendimentos imobiliários, da América Latina e Estados Unidos, seis são brasileiras: BrMalls, BR Properties, MRV, Cyrela, São Carlos Participações e Sonae Sierra Brasil, pela ordem. Nada mal, principalmente se considerarmos que a concorrência envolveu as gigantes norte-americanas e mexicanas do setor.

Fonte: CARLOS ALCEU MACHADO (mais comentários no Facebook)

Sobre Administrador

Veja também

Caixa Reduz Juros do Crédito Imobiliário & Outras Notas

CAIXA REDUZ OS JUROS DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO A Caixa Econômica Federal anunciou a redução da …