Últimas Notícias
Home / Editores / Carlos Alceu / Burocracia Encarece Preço dos Imóveis & Outras Notas

Burocracia Encarece Preço dos Imóveis & Outras Notas

BUROCRACIA ENCARECE CUSTO FINAL DOS IMÓVEIS EM ATÉ 12%
Na mistura de cimento, acabamento, argamassa, pedreiro e engenheiro, há um fator extra que continua jogando para o alto o preço dos imóveis: a burocracia. De acordo com um levantamento da Associação Brasileira das Incorporadoras, os atrasos e as dificuldades entre a aprovação de um projeto imobiliário e a entrega, elevam o custo dos imóveis em até 12%. Quem sofre é o consumidor.

VANTAGENS DA QUITAÇÃO ANTECIPADA DE MÚTUO HABITACIONAL
Quem liquida por antecipação um financiamento imobiliário, paga menos juros, porque eles são cobrados mensalmente sobre o saldo devedor. Além disso, enquanto o empréstimo não for quitado, o mutuário também tem que arcar todo mês com a taxa de administração do contrato e os seguros obrigatórios (morte ou invalidez permanente e danos físicos ao imóvel). Melhor ainda se a quitação for feita com recursos do FGTS do devedor, que rendem juros muito baixos.

ESCOLHA DO SISTEMA NO FINANCIAMENTO HABITACIONAL
Existem formas diferentes para a contratação de um financiamento. Podem ser usados recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço ou do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo. Para decidir qual o melhor sistema de crédito no seu caso, converse com o gerente do banco onde o empréstimo será contratado, já que o FGTS e o SBPE têm limites e taxas distintas.

REFINANCIAMENTO HABITACIONAL PODE SER UMA SOLUÇÃO
A redução dos juros para os empréstimos imobiliários pode ser positiva até para quem já adquiriu seu imóvel financiado com taxas mais altas. Isso porque o mutuário pode refinanciar o imóvel, bastando para tanto fazer a portabilidade do contrato para um banco que pratique juros menores ou mesmo repactuando a dívida com o credor atual. Pouca gente aproveita essa alternativa.

CASA É CONSTRUÍDA EM MENOS DE UMA SEMANA
Uma casa sustentável definida como ”padrão europeu” chamou a atenção dos habitantes de Campo Grande (MS). A construção foi feita em apenas seis dias e com 25% de economia em comparação a uma casa comum. A construção foi feita com apenas 4 funcionários e em menos de uma semana. As paredes têm isolamento térmico e acústico, com espuma e fios de vidro por dentro e por fora, mantendo uma temperatura agradável tanto no frio quanto no calor.

PREVISÕES PARA O MINHA CASA MINHA VIDA EM 2017
No mês de novembro, o Governo Federal deu indícios de que pretende retomar os investimentos em habitação. Segundo o Ministério das Cidades, a meta é contratar 70 mil unidades através do Minha Casa Minha Vida até dezembro. Para 2017, a meta do MCMV aumenta para 600 mil unidades, mas o teto do subsídio e investimento para cada faixa do Programa deve ser revisto.

O MOBILIÁRIO DO SALÃO DE FESTAS DO CONDOMÍNIO
Uma das discussões mais comuns entre condôminos, em edifícios novos, envolve a decoração e a mobília do salão de festas (que no mais das vezes não é entregue pronto para uso pelas construtoras). Na falta de consenso, é sempre aconselhável a saída através do voto, em assembleia legalmente convocada. Nessas situações, a lei manda prevalecer a vontade da maioria.

ISENÇÕES DO IMPOSTO DE RENDA SOBRE O LUCRO IMOBILIÁRIO
Estão isentos do imposto de renda incidente sobre o ganho de capital aqueles que negociarem seu único bem residencial, de valor não superior a R$ 400 mil. Também ficam isentos os que aplicarem o valor da venda de um imóvel residencial na compra de outra residência, dentro do prazo de 180 dias. Em ambos os casos, o contribuinte não pode ter realizado operação semelhante nos últimos cinco anos.

Sobre Carlos Alceu Machado

Veja também

Oito Cômodos Em 39 m² & Outras Notas

A ARTE DE COLOCAR OITO CÔMODOS EM APENAS 39 M² Empresário americano desenvolveu um projeto …