Últimas Notícias
Home / Editores / Carlos Alceu / Caixa Deverá Favorecer Clientes Com Baixo Risco & Outras Notas

Caixa Deverá Favorecer Clientes Com Baixo Risco & Outras Notas

CAIXA DEVERÁ FAVORECER CLIENTES COM BAIXO RISCO
A Caixa Econômica Federal pretende lançar, a partir do segundo semestre, taxas de juros personalizadas nos financiamentos imobiliários. A ideia da CEF é cobrar menos de clientes com um perfil de baixo risco. Por exemplo, quem tiver melhores garantias para um montante menor de financiamento, pagará taxas mais reduzidas.

CONTRATO DE LOCAÇÃO VENCIDO CONTINUA VALENDO
A lei estipula que o contrato de locação, quando vencido, passa a vigorar por tempo indeterminado. Assim, o que vence é o prazo determinado, pois o contrato continua em vigência por tempo indeterminado. Numa situação como essa, porém, a relação locatícia fica mais frágil para o inquilino, uma vez que, na maioria dos casos, a desocupação do imóvel pode ser pedida pelo locador a qualquer momento.

INDICE PARA REAJUSTAMENTO ANUAL DOS ALUGUÉIS
Como há muitos anos a legislação deixou de fixar um índice “oficial” para a correção de aluguéis – tanto residenciais como comerciais -, locador e locatário podem contratar o indexador que melhor lhes convier, exceção feita a índices setoriais (como o INCC, CUB etc.) e às variações cambial e do salário mínimo. Os reajustes continuam a ser, obrigatoriamente, anuais.

IMÓVEL COMERCIAL EXIGE MAIORES CUIDADOS
Na hora de procurar um imóvel comercial, seja para locação ou para compra, há uma série de fatores que devem ser levados em consideração. Porém, antes de mais nada, verifique se o imóvel possui “Habite-se” e a vistoria do Corpo de Bombeiros. Sem eles, é provável que você não consiga o alvará de funcionamento, a ser expedido pela Prefeitura Municipal.

USADO, NOVO OU NA PLANTA: QUE TIPO DE IMÓVEL COMPRAR ?
Para quem pode esperar mais tempo para receber o imóvel e possui maior orçamento para compra, o mais indicado é adquirir na planta. Se tem como pagar um pouco mais caro, urgência de receber o apartamento ou a casa e deseja fazer a decoração ao seu modo, vale optar pelos novos. Já se a pessoa busca um apartamento maior ou mais em conta, os usados são uma boa opção.

A VIDA EM CONDOMÍNIO EXIGE TOLERÂNCIA
Todos sabem que viver em condomínio implica submeter-se a uma série de restrições e obrigações. As normas da Convenção e do Regulamento Interno devem ser cumpridas, bem como as decisões das assembleias que nem sempre agradam a todos. Como a convivência muitas vezes é difícil, faz-se necessária uma boa dose de tolerância entre os moradores.

CONDOMÍNIOS LOGÍSTICOS ESPERAM FECHAR O ANO EM ALTA
Com resultado negativo no primeiro trimestre de 2017, o mercado de condomínios logísticos ainda deve viver meses difíceis pela frente. Contudo, mesmo longe de recuperar patamares anteriores à crise, a previsão da consultoria Colliers é que a queda nos lançamentos pode ajudar na recuperação desse mercado, encerrando o ano em alta.

COMPRA E VENDA FRAUDULENTA DE IMÓVEIS
A Polícia Civil de Santa Catarina desarticulou uma quadrilha especializada em compra e venda fraudulenta de imóveis nas cidades de Itapema e Porto Belo, que falsificava documentos públicos e particulares, especialmente contratos de compra e venda. Procurações falsas também eram lavradas, mas em cidades do interior do Paraná, para não levantar suspeitas. Como isso já ocorreu em outras locais do País, os compradores precisam ficar atentos à documentação.

Sobre Carlos Alceu Machado

Veja também

Estoque de Imóveis Novos Já Caiu 21,5% & Outras Notas

ESTOQUE DE IMÓVEIS NOVOS JÁ CAIU 21,5% O respiro do mercado imobiliário nos últimos meses, …