Últimas Notícias
Home / Editores / Carlos Alceu / Caixa Dificultou o Sonho da Casa Própria & Outras Notas

Caixa Dificultou o Sonho da Casa Própria & Outras Notas

CAIXA ECONÔMICA DIFICULTOU O SONHO DA CASA PRÓPRIA
Responsável por 68% do mercado de financiamento imobiliário, a Caixa Econômica Federal tomou recentemente duas decisões que dificultaram o acesso dos brasileiros à casa própria: por falta de recursos, suspendeu a linha de crédito mais barata para os mútuos imobiliários e, em seguida, aumentou de 10% para 20% o valor mínimo da entrada a ser desembolsada pelo comprador.

PREVINA-SE CONTRA O ESTRESSE DE UMA REFORMA
Passar por uma reforma de imóvel é algo que atemoriza muita gente. Contudo, a experiência não precisa ser um filme de terror, se algumas recomendações básicas forem seguidas. Ter um projeto, um cronograma e um orçamento bem detalhados, que orientem o que será feito, é de fundamental importância para se evitar atrasos, erros, desperdícios muito grandes.

ÁREA EXTERNA EXIGE OBJETOS RESISTENTES ÀS AÇÕES DO TEMPO
Para a área externa da casa a dica é deixar o ambiente o mais natural possível. Vegetação em formato de jardim vertical, iluminação baixa e materiais brutos são algumas das apostas para enfatizar o conforto e o bem-estar no local. Mas não basta só beleza, porque como os materiais ficarão expostos ao calor, à chuva e ao frio, também deverão ser resistentes, como cerâmica, fibras, pedras e madeiras.

VENDA DE IMÓVEIS RESIDENCIAIS SUBIU QUASE 10% NO 1º SEMESTRE
Recuperando-se dos resultados ruins do ano passado, o mercado de imóveis vem apresentando números mais animadores em 2017. No primeiro semestre, já houve um aumento de quase 10% na venda de residências, mostrando que o setor imobiliário está lentamente retomando a confiança e que os consumidores têm aproveitado as oportunidades para fazer bons negócios.

NOVA FAIXA DO MINHA CASA, MINHA VIDA BENEFICIA COMPRADORES
As últimas mudanças anunciadas pelo Governo Federal no Minha Casa, Minha Vida proporcionaram maior flexibilidade nas regras do programa, permitindo que pessoas com renda um pouco maior que as estabelecidas anteriormente possam se beneficiar de juros mais acessíveis. Foi criada uma faixa para quem tem renda familiar superior a R$ 1,8 mil até o limite de R$ 2,6 mil, sendo que nesses casos os juros variam de acordo com o valor e a origem do imóvel.

DESPEJO DE INADIMPLENTE NÃO EXIGE PROVA DA PROPRIEDADE
O Superior Tribunal de Justiça reforçou o entendimento que não é necessária a prova de propriedade do imóvel para o locador propor uma ação de despejo contra locatário inadimplente. Trata-se de questão relativamente comum na área do Direito, mas que muita gente não compreende. É que, para ser locador de um imóvel, não é necessário ser seu proprietário; basta ser o possuidor.

POLÍCIA FEDERAL INVESTIGA VENDAS NO MINHA CASA, MINHA VIDA
A Polícia Federal e a própria Caixa Econômica Federal estão investigando a venda ilegal de imóveis financiados pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Este tipo de imóvel só pode ser vendido ou alugado depois de passados dez anos da assinatura do contrato de financiamento; antes disso, somente se o proprietário quitar o empréstimo e devolver integralmente o valor do subsídio recebido do governo.

ANIMAL NÃO NECESSITA CIRCULAR NO COLO EM ÁREA CONDOMINIAL
Decisão de um tribunal estadual julgou ilegal artigo de convenção condominial que obrigava os moradores a carregarem seus animais de estimação no colo até a saída do condomínio. Conforme a decisão, as normas que regem um condomínio podem impedir que os “pets” passeiem em áreas de uso comum, mas não proibir que transitem no chão em direção à rua.

 

Sobre Carlos Alceu Machado

Veja também

Caixa Libera Financiamentos Para Imóveis Populares & Outras Notas

CAIXA LIBERA FINANCIAMENTOS PARA IMÓVEIS POPULARES A Caixa Econômica Federal admitiu que está restringindo o …