Últimas Notícias
Home / Editores / Carlos Alceu / Rescisão Unilateral de Contrato de Locação & Outras Notas

Rescisão Unilateral de Contrato de Locação & Outras Notas

RESCISÃO UNILATERAL DE CONTRATO DE LOCAÇÃO
Muitos acham injusto, mas apenas o locatário – nunca o locador – pode rescindir unilateralmente um contrato de locação residencial que esteja vigorando por prazo determinado. Bastará ao locatário pagar a multa contratada ou a que for fixada por um juiz, se aquela for considerada exagerada. Como o próprio nome diz, a Lei do Inquilinato favorece o inquilino.

CAIXA REABRE LINHA PARA FINANCIAMENTO DE IMÓVEIS
A Caixa Econômica Federal anunciou a volta da linha de financiamento de imóveis mais barata do mercado – a pró-cotista -, que havia sido suspensa por conta da escassez de recursos. A taxa de juros fica entre 7,85% e 8,85% ao ano, com prazo de até 360 meses para pagar. O percentual de valor financiado é de 80% para imóveis usados e de 85% para imóveis novos.

AUTORIZADOS FINANCIAMENTOS DE ATÉ R$ 1,5 MILHÃO
As instituições financeiras já poderão financiar imóveis novos de até R$ 1,5 milhão, com juros máximos de 12% ao ano. Para tanto, o Conselho Monetário Nacional autorizou os bancos a destinarem 6,5% dos recursos da poupança a esse tipo de empréstimo. A medida é temporária e vale apenas por um ano; caso seja bem-sucedida, será aplicada de forma permanente.

A RESPONSABILIDADE NA COMPRA DE UM IMÓVEL
A partir do momento que alguém decide adquirir um bem de alto valor como um imóvel, deve estar ciente da grande responsabilidade envolvida no negócio. Esse é um processo que demanda muito planejamento e comprometimento, pois escolher e comprar um imóvel é uma decisão que se refletirá por muitos anos na vida do comprador – as vezes, uma vida inteira.

CASAS INTELIGENTES ESTÃO SE TORNANDO REALIDADE
Smart home ou casa inteligente é um imóvel equipado com produtos conectados em uma rede. A conexão pode ser via wi-fi ou bluetooth, e tem como objetivo controlar, automatizar e otimizar funções residenciais, seja para controlar a temperatura, garantir a segurança, ajustar a iluminação etc. Tudo é feito utilizando um sistema dentro da própria casa ou controlado remotamente, com o uso de telefone, tablet, ou computador.

INADIMPLENTE, SIM, MAS NÃO TANTO
Situação delicada, desconhecida por muitos síndicos, acontece quando um condômino, proprietário de várias economias em um mesmo edifício, está em atraso com a contribuição relativa a apenas algumas, normalmente alugadas. Para a Justiça, esse condômino tem o direito de participar das decisões condominiais como titular das unidades adimplentes, tendo em vista que os votos são atribuídos às economias (individualmente ou por fração ideal).

INTERNET: UMA VIA DE DUAS MÃOS
Todo fornecedor vê a internet, com razão, como um excelente canal para a divulgação dos seus produtos e serviços; contudo, nem todos percebem que a publicidade negativa também circula na rede e provoca grandes estragos. Com os consumidores livres para falar o que pensam, os operadores do mercado imobiliário precisam se dar conta que estão lidando com uma faca de dois gumes.

MERCADO ESTÁ ATENTO AOS NOVOS CONSUMIDORES
Buscando novos nichos de mercado, as maiores incorporadoras do centro do país estão atentas ao segmento formado por casais sem filhos – incluindo os casais homossexuais -, ambos trabalhando fora e com bom poder aquisitivo. Para esse público, da chamada Geração Y, boa localização, fachada moderna e projeto inteligente e sustentável são requisitos essenciais.

 

Sobre Carlos Alceu Machado

Veja também

Caixa Reduz Juros do Crédito Imobiliário & Outras Notas

CAIXA REDUZ OS JUROS DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO A Caixa Econômica Federal anunciou a redução da …