Últimas Notícias
Home / Editores / Carlos Alceu / Caixa Reduz Juros do Crédito Imobiliário & Outras Notas

Caixa Reduz Juros do Crédito Imobiliário & Outras Notas

CAIXA REDUZ OS JUROS DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO
A Caixa Econômica Federal anunciou a redução da taxa de juros para pessoas físicas e jurídicas. Todos os clientes pessoa física que financiarem imóveis novos ou usados, enquadrados no SBPE, terão redução linear de 0,25%. Para clientes que adquirirem imóveis novos ou na planta, cuja construção tenha sido financiada pela Caixa, e fizerem a opção de receber seu salário no banco, serão oferecidos juros especiais, iguais aos ofertados aos servidores públicos.

FUNÇÕES DOS TABELIONATOS E REGISTROS DE IMÓVEIS
Tantos os tabelionatos como os registros imobiliários têm funções importantes no mercado imobiliário, mas com atividades diferentes. Nos tabelionatos, são lavradas escrituras e procurações públicas, testamentos, divórcios, inventários e atas notariais, bem como autenticações de documentos e reconhecimento de firmas. Já os registros de imóveis encarregam-se de cadastrar todos os atos envolvendo as propriedades imobiliárias, mostrando seu estado atual.

MERCADO REGISTRA BOM CRESCIMENTO NAS VENDAS
Em setembro, as vendas de imóveis residenciais novos na capital paulista cresceram 23,3% ante o mesmo período de 2015, no segundo melhor desempenho do ano e reforçando expectativas de melhora na conjuntura econômica do país, informou o Sindicato da Habitação de São Paulo. Na comparação com agosto, a alta nas vendas foi de 59,3%.

CONDOMÍNIOS PARA IDOSOS ESPALHAM-SE PELO MUNDO
Tendência que cresce mundo afora são as chamadas “cohousing”, moradias construídas e administradas por pessoas idosas, que decidiram viver a sua aposentadoria na companhia dos seus melhores amigos. Só na Espanha já existem oito condomínios desse tipo, que funcionam como uma república autogerida. Neles, amigos idosos moram juntos, fazem esportes, se divertem e sempre têm a companhia de alguém querido.

QUITAÇÃO ANTECIPADA DE FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO
Como nos financiamentos do sistema financeiro imobiliário os juros são cobrados mensalmente, em conjunto com a parcela de amortização do capital e dos acessórios (taxa de administração, seguros etc), não existem juros embutidos no saldo devedor. Por esse motivo, o banco não é obrigado a conceder desconto se houver quitação antecipada pelo mutuário.

PARTICULAR PODE DISCUTIR POSSE DE IMÓVEL SITUADO EM ÁREA PÚBLICA
Ao particular que ocupa terras públicas sem destinação específica, é permitido requerer judicialmente a proteção da sua posse. A possibilidade não retira o bem do patrimônio do Estado, mas reconhece a posse do particular, garantindo a função social da propriedade. O entendimento foi firmado pelo Superior Tribunal de Justiça ao julgar recurso em ação de reintegração de posse entre dois particulares que disputam imóvel pertencente ao Distrito Federal.

APARTAMENTOS PEQUENOS VOLTAM A IMPACTAR O MERCADO
O número cada vez maior de pessoas que moram sozinhas tem impactado na economia e nos setores de produtos e serviços, especialmente no mercado imobiliário. Lofts, estúdios, quitinetes e apartamentos de um dormitório estão na mira de construtoras em todo o país porque, de acordo com o IBGE, mais de 13% dos domicílios brasileiros são formados por pessoas morando sozinhas (o número de pessoas morando sós cresceu 35% entre 2004 e 2013).

DICAS PARA QUEM POSSUI CACHORRO EM CONDOMÍNIO
Como é cada vez mais comum a existência de cachorros em apartamentos, observe alguns comportamentos para uma convivência pacífica com os demais moradores: leve sempre com você um saco plástico, mantenha-o sempre na coleira e com a rédea curta, não permita que ele se aproxime de outra pessoa e ensine-o a não latir. Em algumas situações, vale segurar o cachorro no colo.

Sobre Carlos Alceu Machado

Veja também

Aluguéis Poderão Ser Reduzidos Em Julho & Outras Notas

ALUGUÉIS PAGOS POR INQUILINOS PODERÃO SER REDUZIDOS O IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado), …