Últimas Notícias
Home / Habitação / Crédito Imobiliário / Casa própria cada mais distante

Casa própria cada mais distante

O sonho da casa própriaSão muitos os apelos de que o mercado imobiliário está crescendo e que todos agora podem comprar sua casa própria. Porém essa não é a realidade do mercado e dos brasileiros mais pobres. Comprar a casa própria no Brasil ainda é muito difícil. O crédito para compra de casas existe mesmo, porém, 70% dos brasileiros não tem acesso a esse crédito por dois motivos básicos, renda e valor da casa.

O primeiro e maior problemas para as pessoas mais pobres comprar uma casa é que o brasileiro ganha em média R$1345 por mês e para conseguir um financiamento pelo programa Minha Casa Minha Vida é necessário ter uma renda de R$ 2345,00 mensais. Ou seja, é no mínimo necessário que duas ou mais pessoas tenham trabalho e estabilidade no emprego para conseguir comprar num programa que deveria ajudar e privilegiar os mais pobres.

O segundo problema, o valor da casa, esta ligado diretamente com o crescimento do mercado de construção civil no país. O valor de uma casa subiu muito mais que o salário mínimo nos últimos anos e criou um abismo entre a renda do trabalhador e a compra de uma casa. No entanto, nesse cenário o governo e entidades da classe continuam a não mostrar preocupação e descartar uma possível crise no mercado imobiliário, enquanto outros especialistas apostam em um queda nas vendas, construções e desaquecimento do mercado, não tão grande quando na crise americana, porém ainda uma crise. O principal motivo seria os altos preços e financiamentos caros.

Programas como o Minha Casa Minha Vida, Feirão da casa própria e outros tendem a amenizar o problema e empurra-lo para frente. Em algum momento não haverá mais programa governamental e, será que conseguiremos comprar casas com juros e condições oferecidas pelos bancos privados?

Nesse cenário, o sonho da casa própria parece cada dia mais longe e demonstra que por enquanto o Brasil não possui uma economia que consiga prover as mais pobres condições de vida dignas em relação a  habitação.

Sobre Administrador

Veja também

Quando é interessante adquirir um imóvel através de Consórcio Imobiliário?

Um dos mitos que cercam o consórcio refere-se à comparação entre este produto com os …

  • Os EUA, após o estouro da bolha em 2008, voltaram ao numero de proprietários de imóvel de 2000.