Últimas Notícias
Home / Editores / Carlos Alceu / CEF Disponibiliza Mais Crédito Imobiliário & Outras Notas

CEF Disponibiliza Mais Crédito Imobiliário & Outras Notas

COMO DECLARAR A PROPRIEDADE DE IMÓVEL
Na declaração do Imposto de Renda, continua proibido atualizar o preço do imóvel pelo valor de mercado, ou mesmo corrigi-lo monetariamente. O valor a ser declarado é o original de compra, mesmo que seja de muitos anos atrás e o bem tenha se valorizado. O único meio legal de aumentar esse valor, é demonstrando que foram introduzidas benfeitorias no imóvel.

BENFEITORIAS DEVEM SER INFORMADAS AO I.R.
Como benfeitorias aumentam o valor de um imóvel e será importante mostrar o que o valorizou em caso de venda – o que diminuirá o imposto sobre ganho de capital -, todas as reformas efetuadas em imóveis e despesas com construções devem ser declaradas ao Imposto de Renda. É preciso ter o cuidado, contudo, de manter em mãos os comprovantes fiscais de todos os valores gastos.

O IMÓVEL COMO FORMA DE INVESTIMENTO
O investimento em imóveis é, tradicionalmente, o preferido dos brasileiros. Seja para lucrar com a valorização ou mesmo para alugar, a verdade é que muitos investidores buscam fazer essa aplicação com bastante frequência. Mas, ao contrário de outros países, por aqui quase nunca os imóveis de luxo são as melhores alternativas, quase sempre perdendo para os compactos.

CONDOMÍNIO PODE VIRAR CENTRO COMERCIAL
As áreas comuns dos grandes condomínios residenciais têm sido cada vez mais usadas para a instalação de comércios e serviços dos mais variados tipos. São lanchonetes, salões de beleza, pet-shops, academias etc., que se estabelecem firmando parcerias com os condomínios, os quais, por sua vez, se beneficiam duplamente: com os aluguéis dos espaços e com os descontos que esses estabelecimentos normalmente oferecem aos moradores.

MULHERES PESQUISAM MAIS QUE OS HOMENS
Pesquisa realizada pelo portal Properati, indica que as mulheres são a grande maioria na hora de buscar imóveis on line. Segundo dados colhidos a partir do monitoramento de buscas no site, dois terços dos usuários que o acessam são do sexo feminino, e o tipo de propriedade mais procurado são as casas para alugar (os homens priorizam as ofertas de apartamentos colocados à venda).

CEF DISPONIBILIZA MAIS CRÉDITO IMOBILIÁRIO
A CEF elevou o teto máximo para empréstimos habitacionais, que em maio de 2015 havia sido reduzido para 50%; agora, os interessados poderão voltar a financiar, com recursos da poupança, até 70% do valor do imóvel usado. Além disso, a Caixa também liberou o financiamento para um segundo imóvel, nas mesmas condições do primeiro – o que não acontecia há muito tempo.

ESTOQUE DE IMÓVEIS PERMANECE ALTO
O mercado imobiliário brasileiro fechou 2015 com um estoque de 109,4 mil imóveis residenciais novos – um pouco menos que as 110,6 mil unidades de um ano antes, segundo dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias. Considerados os níveis atuais, este estoque precisaria de aproximadamente 14 de meses de vendas para ser zerado.

TABELIONATO APLICA GOLPE DO ITBI
O Procon-RS está orientando as mais de cem pessoas lesadas por um golpe aplicado em um dos principais tabelionatos da capital gaúcha, a ingressarem com ações na Justiça para pedir o ressarcimento do dinheiro perdido. O tabelião substituto pedia às vitimas o valor do Imposto de Transmissão (ITBI) devido em operações de compra e venda de imóveis, mas não fazia a quitação na Prefeitura de Porto Alegre – fato que impede o registro das correspondentes escrituras.

Sobre Carlos Alceu Machado

Veja também

Caixa Reduz Juros do Crédito Imobiliário & Outras Notas

CAIXA REDUZ OS JUROS DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO A Caixa Econômica Federal anunciou a redução da …