Últimas Notícias
Home / Mercado / Cenário Favorável & Outras Notas

Cenário Favorável & Outras Notas

FUGA DO CENTRO
A verticalização das cidades, a escassez de terrenos e o aumento do número de veículos em circulação, estão fazendo com que as empresas passem a enxergar as regiões menos centrais como uma boa alternativa de investimento. Nas grandes metrópoles e mesmo nas de porte médio, as pessoas jurídicas estão optando por levar suas sedes para zonas menos turbulentas.

PREÇOS NAS ALTURAS
O The Wall Street Journal prevê que mais de meio milhão de turistas visitem o Rio de Janeiro durante a Copa do Mundo, levando às alturas os aluguéis por temporada. Segundo o jornal norte-americano, uma cobertura de três andares, no bairro de Ipanema, foi locada por R$ 1.500.000,00 – até o momento, o maior negócio conhecido. Ainda dá tempo de alguém bater o recorde.

IMÓVEL DE FIADOR
Tramita no Senado um projeto de lei que visa impedir a penhora da residência do fiador em contrato de locação – hoje possível no caso de inadimplência do inquilino. Independentemente da discussão sobre ser ou não justa tal medida, o fato é que o mercado de aluguéis passará por turbulências se ela for aprovada. As seguradoras que oferecem o seguro fiança, certamente agradecerão.

CENÁRIO FAVORÁVEL
Para a Federação Nacional dos Corretores de Imóveis, é provável que as compras que as pessoas programaram para 2015, sejam antecipadas para o segundo semestre deste ano. Motivos: os compradores estariam percebendo que os preços não devem cair mais e que será necessário um ajuste fiscal nas contas públicas, reduzindo o crédito no próximo ano.

EM COMPASSO DE ESPERA
O Governo Federal adiou por tempo indeterminado o anúncio da terceira edição do Programa Minha Casa, Minha Vida, aparentemente por questões relacionadas com a campanha eleitoral que se avizinha. A divulgação da terceira etapa, antes do encerramento da atual, que tem metas previstas até o final de 2014, é importante para o planejamento do setor da construção civil.

CHEGARAM OS DRONES
Chegou a vez do mercado imobiliário se beneficiar com a tecnologia dos Drones – aqueles veículos aéreos de observação, não tripulados, cujo tamanho varia conforme o uso, inicialmente utilizados só pelos militares. Como acontece com todos os equipamentos modernos, os preços caíram e hoje já é possível se comprar um Drone para filmagens aéreas por cerca de USD 200,00.

EMPATANDO COM A INFLAÇÃO
Recente pesquisa do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo apurou que a valorização das residências usadas, verificada nos últimos três anos, empatou com a inflação do período: 20,60% contra 19,39%.
Para o CRECI-SP, essa constatação afasta de vez as especulações sobre a formação de uma bolha imobiliária, pelo menos no mercado de imóveis usados.

IDADE PARA FIANÇA
Apesar de não existir lei proibindo pessoas idosas de prestarem fiança em contrato de locação, tampouco há alguma norma impedindo o locador de estabelecer critérios próprios para a aceitação de fiadores. Assim, da mesma forma que alguém sem bens ou renda pode ser rejeitado como fiador, uma pessoa com determinada idade também o pode.

OFERTA RESISTÍVEL
Imóveis oferecidos ao mercado há mais de um ano, sem resultado, devem ter suas ofertas repensadas. É preciso avaliar-se, principalmente, se a publicidade está sendo efetiva – e corretamente disponibilizada na internet – e se o imóvel está apresentável aos olhos dos interessados. Qualquer falha em um desses dois motores e a venda estará prejudicada.

Fonte: CARLOS ALCEU MACHADO (mais Notas no site)

Sobre Carlos Alceu Machado

Veja também

Caixa Reduz Juros do Crédito Imobiliário & Outras Notas

CAIXA REDUZ OS JUROS DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO A Caixa Econômica Federal anunciou a redução da …

  • Dicas ótimas. Valeu!