Últimas Notícias
Home / Mercado / Comissões no PMCMV & Outras Notas

Comissões no PMCMV & Outras Notas

LIMPEZA E ARRUMAÇÃO
O Guru do Corretor divulgou boas dicas para quem pretende mostrar imóveis usados, em fotografias ou pessoalmente. A primeira e principal regra diz que limpeza e organização são fundamentais, porque ninguém gosta de um imóvel sujo ou mal cuidado. Uma casa bem arrumada desperta o desejo de tê-la. Por isso, as construtoras capricham nos apartamentos decorados.

MENOS QUE A INFLAÇÃO
No primeiro semestre de 2014, o preço médio dos imóveis anunciados à venda aumentou menos que a inflação medida pelo IPCA, segundo o Índice FipeZap. De janeiro a junho, o custo do metro quadrado subiu 3,49% nas 16 cidades pesquisadas, enquanto que a inflação estimada para o semestre é de 3,68%. No ano passado, a alta dos imóveis foi de 6,1% no mesmo período.

PRESTAÇÃO MAIS BARATA
O Governo Federal autorizou a diminuição de todas as prestações na faixa 1 do Programa Minha Casa, Minha Vida (renda mensal de até R$ 1.600,00), de 10% para 5% da rendimento familiar. A redução beneficia quase 16 mil famílias organizadas em cooperativas, associações e outras entidades, que não tinham sido alcançadas por vantagem semelhante concedida em agosto de 2012.

MANUAL DE CONSERVAÇÃO
O Conselho Nacional de Justiça está disponibilizando aos cartórios e às corregedorias-gerais de Justiça um manual técnico para conservação de documentos físicos e procedimentos para digitalização, com o objetivo de garantir segurança e confiabilidade no registro de imóveis no País. A futura implantação dos procedimentos será feito aos poucos, de acordo com as condições financeiras de cada cartório.

STARTUP PARA IMÓVEIS
Como não poderia deixar de ser, as startups começam a se voltar para o mercado imobiliário. Há poucos dias, foi lançada a Melhortaxa, uma plataforma que auxilia compradores na contratação de mútuos habitacionais. Através dela, qualquer pessoa pode pesquisar e comparar juros, prazos, seguros etc. oferecidos pelas instituições financeiras que operam com imóveis.

COMISSÕES NO PMCMV
É abusiva a cobrança de comissão de corretagem dos compradores de imóveis integrantes do Programa Minha Casa, Minha Vida. Esse é o entendimento, praticamente unânime em todos os tribunais, acerca da possibilidade da comissão ser repassada pelas construtoras aos mutuários do PMCMV. Para a Justiça, isso desvirtua o caráter social do programa governamental.

CRESCIMENTO DOS DISTRATOS
A elevação dos juros, a escassez de recursos e um maior rigor dos agentes financeiros na análise dos mutuários, estão trazendo como resultado o distrato de muitas promessas de compra e venda firmados com incorporadoras, com a consequente devolução, pelos compradores, dos imóveis adquiridos. Segundo fontes do mercado, esse tipo de problema aumentou 150% no último ano.

CONDOMÍNIOS-CLUBE
Voltou com força a ideia dos condomínios-clube, que diferentemente dos condomínios fechados de casas são verticais e construídos em terrenos menos espaçosos. Misturando segurança com ofertas de serviços e lazer, como academia, spa, piscina, cinema, café, restaurante etc., esse tipo de empreendimento visa especificamente o mercado de casais com filhos.

NOVA TECNOLOGIA
No lançamento do seu mais novo empreendimento, uma construtora mineira inovou e está apresentando ao público uma maneira diferenciada de se ver a obra. Trata-se do óculos VR, ou Rift, que permite ao seu usuário passear num enorme balão sobre área externa do empreendimento e seu entorno – tudo, é claro, sem sair do chão, com o uso da chamada realidade virtual.

Fonte: CARLOS ALCEU MACHADO (www.cam.adv.br)

Sobre Carlos Alceu Machado

Veja também

Minha Casa, Minha Vida Tem Novas Regras & Outras Notas

MINHA CASA, MINHA VIDA TEM NOVAS REGRAS A Portaria nº 160 do Ministério das Cidades …