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COMO AS IMOBILIÁRIAS DO BRASIL ESTÃO INVESTINDO EM MARKETING?

De Norte da a sul do país, o marketing é o assunto do momento nas imobiliárias. Mas não são em todas as regiões que as empresas do setor estão bem estruturadas quanto a isso.

Confira abaixo como estão os investimentos em marketing nas imobiliárias em diferentes estados brasileiros. Quem respondeu às perguntas foram os executivos das empresas associadas à ABMI (Associação Brasileira do Mercado Imobiliário).

1. ENTREVISTADO: RICARDO ABREU, DA ABREU IMÓVEIS (NATAL – RN)

Como a sua empresa está investindo em marketing imobiliário?

Além da empresa terceirizada, temos quatro pessoas focadas no marketing dentro da empresa, mais assessores de imprensa e promotores de eventos. Nós estamos muito voltados para marketing imobiliário. Não só para o lado externo, mas também para o endomarketing, que eu acho que é uma ferramenta que funciona muito bem.

O que mudou na sua empresa depois do fenômeno Twittão do Abreu?

A ferramenta do Twitter passou a ser usada no dia a dia pelos corretores e também pelos outros funcionários. Vários criaram seu próprio perfil. Dessa forma, passamos a ter mais uma ferramenta para interagir com o público, com os clientes, com os clientes internos também. E permitiu à empresa estar mais perto da comunidade. Com essa ferramenta, podemos melhorar a comunicação com a sociedade na qual a gente vive.

2. ENTREVISTADO: MARCELO BROGNOLI, DA BROGNOLI IMÓVEIS (FLORIANÓPOLIS – SC)

Como as imobiliárias da sua região estão tratando o marketing?

O investimento histórico nessa área, das imobiliárias de uma maneira em geral, é o anúncio em jornal. Esse é o que mais se faz. Algumas já estão pensando mais no conceito de marketing propriamente dito. Agora, por exemplo, estão pensando também nas redes sociais, que começam a aparecer com muita força no mercado imobiliário.

E a sua empresa, como está lidando com isso?

Estamos entrando forte nas redes sociais e também no planejamento estruturado de marketing. Isso já há alguns anos. O marketing não é só anúncio. É pesquisa, conhecimento de mercado. E a propaganda, a publicidade vem depois. É mais abrangente o termo.

Em Santa Catarina, as imobiliárias já tem departamento especializado em marketing?

Não, com exceção da nossa empresa. A única que eu conheço que tem é a nossa. Algumas contam com o trabalho de agências de publicidade que fazem um pouco isso. Outras fazem simplesmente anúncio. A nossa tem um departamento de marketing com profissionais da área.

3. ENTREVISTADO: WILIAN NAKAMURA, DIRETOR COMERCIAL DA BOLSA DE SOLUÇÕES IMOBILIÁRIAS (FORTALEZA – CE)

Como as imobiliárias do Ceará estão lidando com o marketing?

Nas imobiliárias, o marketing praticamente não existe. Até agências são poucas. Temos só duas agências que trabalham mais focadas no mercado imobiliário. Então, a Bolsa de Soluções Imobiliárias, especificamente, está com uma força muito grande no trabalho de marketing. Com essa carência muito grande no mercado, até as construtoras estão dependendo de uma ou outra agência. A nossa idéia é realmente prestar consultoria – não só no desenvolvimento de produto, mas todo o pacote de marketing. Desenvolver o conceito não só do produto tecnicamente, mas toda comunicação com o mercado. Daqui a seis ou sete meses, devemos estar com um departamento de marketing que vai ser praticamente uma agência para as construtoras. Mas o mercado local não tem a cultura de manter um departamento de marketing só para a imobiliária. E a gente trabalha muito forte isso.

O que estes investimentos em marketing devem mudar na imobiliária onde o senhor trabalha?

Aqui o mercado é pulverizado em 25 imobiliárias que administram o mercado de lançamentos. Enquanto, nas outras capitais, nas grandes cidades, tem 4 ou 5 – no máximo 10 imobiliárias trabalhando mais forte. Aqui temos duas imobiliárias que mais polarizam o mercado e a Bolsa está entrando no mercado com alguns diferenciais. E não adianta termos isso e não divulgar para o mercado.

4. ENTREVISTADO: GONZALO FERNANDEZ MERA, DA FERNANDEZ MERA IMÓVEIS (SÃO PAULO – SP)

Como as imobiliárias da região de São Paulo estão investindo em marketing?

A gente atua no mercado de São Paulo e do Rio de Janeiro, que são mercados bastante competitivos, então tem imobiliárias muito grandes. Essas empresas todas têm área de marketing. Nossa empresa tem uma diretoria de marketing. Hoje, são aproximadamente 20 pessoas que cuidam só da área de marketing: atendimento aos incorporadores, atendimento ao marketing de vendas da própria empresa e a questão institucional. São essas três áreas que o marketing acompanha.

Há quanto tempo estão investindo mais forte em marketing?

Esse investimento sempre fez parte do nosso negócio. A gente sempre teve o marketing mais voltado para atendimento dos incorporadores, no desenvolvimento de produtos. O que está mudando agora é que o nosso marketing está voltado mais para dentro também, para apoiar os corretores. Está ajudando os corretores nas ações que eles desenvolvem.

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  • Penso que as imobiliárias do Brasil apostam pouco em marketing, é uma realidade. Mas este fato não é apenas brasileiro, é em todo o mundo e em todo o ramo de negócios.
    O marketing tem várias vertentes, que nem todo o profissional entende. É muito fácil fazer marketing, seja a vender imóveis, ou qualquer outro produto ou serviço.
    O marketing deve ser entendido. O seu significado: Satisfazer o cliente.
    Saber o que é um cliente: um cliente é alguém que experimenta o seu produto, compra, e volta a comprar. Quando compra, torna-se cliente. Quando volta a comprar, significa que ficou satisfeito. “Voltar a comprar” pode ser feito através de um amigo, ou alguém a quem o “cliente” falou da experiência positiva.
    E você é cliente, todos nós somos, todos os dias. Somos clientes e alvos do marketing sem sequer nos apercebermos. Existem fornecedores de serviços dos quais nós gostamos e repetimos sempre, mesmo podendo trocar… e não trocamos, porque estamos fidelizados ao seu serviço. Isso é marketing.
    Muitas imobiliárias apenas se limitam a vender os imóveis, sem pensar nas necessidades dos clientes. Ai está o erro. Vender um imóvel é mais do que fazer uma troca para ganhar uma comissão. Vender um imóvel é perceber com quem estamos a falar, e quais as suas necessidades e preferências.
    A nossa equipa na Imobiliária Florianópolis tem a preocupação de comprender as suas preferências. Se seus filhos ainda estudam, procuramos perceber se você prefere proximidade às escolas, ou proximidade ao local de trabalho. Se tem preferência por locais com mais natureza ou perto das praias. E depois de conseguirmos que o cliente fique satisfeito com o local aconselhado, falamos consigo para perceber qual o tipo de imóvel que melhor se adequa à sua vida. Se prefere uma casa, apartamento ou apenas um terreno para construir… E também muitas vezes o cliente tem pouca experiência na escolha do financiamento, ou mesmo desconhece despesas adicionais que sempre ocorrem na aquisição do seu imóvel preferido. É preciso saber tudo antes de comprar!
    É por estas razões que o nosso cliente volta sempre que pode…
    A verdadeira definição de Marketing é deixar o cliente satisfeito, pois é você a única pessoa que que vai decidir se fica satisfeito com o nosso serviço, e falar a seus amigos.

    Marketing não é fazer propaganda, é ajudar você a ficar satisfeito com a sua escolha!

    O nosso marketing é fazer você viver feliz…

    Para perceber o que estou falando, visite o nosso site em http://www.imobiliariaflorianopolis.com e diga o que acha…

    Esperamos que goste