Últimas Notícias
Home / Editores / Carlos Alceu / Como Comprar Imóveis Com Segurança & Outras Notas

Como Comprar Imóveis Com Segurança & Outras Notas

COMO COMPRAR UM IMÓVEL COM SEGURANÇA
Na hora de comprar um imóvel, é preciso manter a calma e informar-se o máximo possível sobre o bem. Um exame acurado da documentação (do vendedor e do imóvel) também é indispensável, pois podem surgir problemas que inviabilizam um financiamento. Desconfie de “super promoções”, taxas de juros muito baixas, contratos curtos ou transações sem análise de crédito.

INVESTIDORES APOSTAM NO SETOR IMOBILIÁRIO EM 2018
Depois do boom imobiliário observado no período que foi de 2008 a 2013, o mercado entrou numa fase de acomodação, seguida de uma estagnação causada pelos problemas políticos vivenciados desde 2014. Entretanto, como o segmento imobiliário sempre foi um dos mais procurados pelos investidores, o ramo já está demonstrando sinais de recuperação, acreditando-se na volta do crescimento sustentável já a partir de 2018.

BEM DE FAMÍLIA NÃO É ABSOLUTAMENTE IMPENHORÁVEL
Há um mito corrente no mercado de que o único imóvel da família é um bem impenhorável em qualquer circunstância. Realmente, o bem de família é resguardado pela Lei nº 8.009/90, porém essa mesma lei abre algumas exceções, permitindo a penhora desse tipo de imóvel para pagar, por exemplo, dívidas com financiamento imobiliário, condomínio e IPTU relacionados com o próprio bem.

CASA MAIS CARA DO MUNDO TEM CINEMA DENTRO DA PISCINA
Se você está procurando uma casa para comprar em Los Angeles, a mansão de Nile Niami, em Bel Air, está à venda por USD 500 milhões (R$ 1,6 bilhões). Conhecida como The One – a número um –, a mansão tem 20 quartos, 20 banheiros, cinema com 40 lugares, discoteca, pista de boliche, uma piscina interna coberta e quatro externas (uma com tela de cinema dentro da piscina), sauna, campo de golfe, heliporto, garagem para 30 carros, biblioteca de cristal e sala de meditação com aquários nas paredes cheios de águas vivas.

CONDOMÍNIOS IRREGULARES NÃO PODEM EXECUTAR CRÉDITOS
A 3ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal confirmou o entendimento de primeira instância de que condomínios irregulares não podem cobrar dívidas de condôminos através de execução judicial. O entendimento é de que a ausência dos documentos de constituição legal do condomínio impede o andamento de processo de execução, restando ao credor ajuizar uma ação comum de cobrança.

ESCOLHER O IMÓVEL COMERCIAL CERTO EXIGE MUITA ATENÇÃO
A escolha de um imóvel comercial é sempre difícil. É preciso levar em conta, além da sua localização e da movimentação de veículos e de pessoas em sua volta, se o local comporta as necessidades do negócio, se o acesso é fácil, se tem estacionamento, se conta com área para carga e descarga e se é bem atendido por serviços e transporte coletivo. Tudo exige muita pesquisa.

 

Sobre Carlos Alceu Machado

Veja também

Caixa Sobe Prestação se Mutuário Desiste de Produto & Outras Notas

CAIXA SOBE PRESTAÇÃO SE MUTUÁRIO DESISTE DE PRODUTO Mutuários têm sido surpreendidos por aumentos nas …