Últimas Notícias
Home / Editores / Carlos Alceu / Como Comprar Por Preço Baixo & Outras Notas

Como Comprar Por Preço Baixo & Outras Notas

COMO COMPRAR IMÓVEL COM PREÇO INFERIOR AO DE MERCADO
Para quem busca um imóvel como investimento ou simplesmente não está com pressa de se mudar, há formas de comprar que garantem um preço abaixo do oferecido no mercado. Uma delas é o leilão, onde é possível arrematar imóveis com valores até 40% menores; outra, é ficar de olho nas ofertas de unidades recém-construídas, cujas construtoras querem liquidar o estoque.

BANCO DEVE DEVOLVER A MUTUÁRIO VALOR EXCEDENTE AO DEVIDO
Recente decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região obrigou a Caixa Econômica Federal a repassar a ex-mutuário de imóvel retomado por falta de pagamento, a diferença entre o que era devido e o valor da arrematação. De acordo com a decisão, a CEF não pode se apropriar da importância excedente ao valor devido, recebida em leilão, sob pena de enriquecimento ilícito.

CINCO MAIORES BANCOS FORMAM A MAIOR INCORPORADORA DO PAÍS
Com os imóveis retomados de clientes inadimplentes, os cinco maiores bancos do país – Banco do Brasil, Itaú Unibanco, CEF, Bradesco e Santander -, juntos, disputariam o posto de maior incorporadora brasileira. O estoque desses ativos que foi parar nas mãos dos bancos, mais que dobrou em dois anos e chegou a quase R$ 10 bilhões. Dona da maior carteira de financiamentos para a compra da casa própria, a Caixa Econômica Federal detém o maior estoque de ativos retomados, com 24 mil imóveis disponíveis para revenda.

RESPONSABILIDADE PELA DESOCUPAÇÃO É DO COMPRADOR
O Superior Tribunal de Justiça considerou normal a cláusula contratual que impõe ao comprador de imóvel retomado pela Caixa Econômica Federal a responsabilidade por desalojar o antigo proprietário. Para o STJ, quem adquire esse tipo de imóvel o faz por preço consideravelmente inferior ao de mercado, justamente em razão da situação peculiar em que se encontram.

MERCADO IMOBILIÁRIO DEVE VOLTAR A CRESCER AINDA EM 2017
O mercado de imóveis residências na capital paulista e na região metropolitana de São Paulo – termômetro do País – deve crescer entre 5% e 10% em 2017, segundo o Secovi-SP. De acordo com a entidade, a perspectiva ainda é conservadora e pode ser revisada para cima em meados deste ano. Como o momento é de estabilização no preço dos imóveis, é oportuno para quem tem a intenção de comprar.

AFINAL, QUAL O SIGNIFICADO DE IPTU ?
IPTU é a sigla para “Imposto Predial e Territorial Urbano”, cobrado pelos municípios de todas as pessoas que possuam uma propriedade imobiliária urbana. A base de cálculo do IPTU é o valor venal do imóvel, ou seja, o preço pelo qual o bem pode ser comercializado, com pagamento à vista, em condições normais do mercado, o qual é periodicamente revisado.

COMO FAZER A PERMUTA DE UM IMÓVEL
A permuta imobiliária ocorre quando duas partes decidem trocar imóveis como forma de pagamento. Ela pode ser feita de três maneiras: troca de imóveis de mesmo valor; troca por valores diferentes, com volta em dinheiro (torna) por um dos permutantes; e, troca por edificação futura, quando o proprietário troca o seu imóvel por uma determinada área a ser construída no mesmo local.

COMO INFORMAR AO I.R. IMÓVEL COMPRADO EM 2016
Seja o imóvel residencial ou comercial, ele deve ser inserido na ficha “Bens e Direitos” do programa da Receita Federal 2017. Em “Discriminação”, escreva os dados do imóvel, informando também o nome e o CPF do vendedor e a data de aquisição. Em “Situação em 31/12/2016”, deve-se colocar o custo total da compra. Já o campo “Situação em 31/12/2015” deve permanecer zerado.

Sobre Carlos Alceu Machado

Veja também

Decisão do STJ Favorece o Mercado Imobiliário & Outras Notas

DECISÃO DO S.T.J. FAVORECE O MERCADO IMOBILIÁRIO O Superior Tribunal de Justiça decidiu que o …