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Como escolher o melhor sistema para imobiliárias

business-processesA profissão de corretor de imóveis exige gerenciamento constante de prospects, clientes, e leads. É necessário saber exatamente quais as necessidades especificas daqueles que entram em contato com o corretor, ou imobiliária, para que a possível venda ocorra. O gerenciamento manual é possível até certo ponto, a partir daí um sistema CRM (Customer Relationship Management) tornará mais fácil o contato com grandes quantidades de informação, seja para acessar dados de clientes e imóveis, ou intermediar esses dois polos.

Em meio a tantos portais e profissionais que oferecem serviços CRM para imobiliárias pode haver certa confusão na hora de optar por um. Por isso, através do texto mostraremos alguns critérios que deverão ser utilizados para uma escolha sensata.

CRM – Uma cultura

Antes de tudo, saiba que um sistema CRM, é uma cultura implantada na empresa, nada adianta ter um sistema com tecnologia de ponta, se dados essenciais ao seu funcionamento não são coletados. Por isso todos os departamentos devem colaborar, cada um com o seu tipo de atividade, para fomentar a cultura da organização de clientes e prospects, o que fará com que o banco de dados se mantenha atualizado.

Quais funcionalidades você precisa?

Algo interessante a se fazer é listar todas as funcionalidades essenciais para que o trabalho se desenvolva da melhor forma possível. Você pode verificar, por exemplo, que necessita das funções: cadastro de imóvel, cadastro de clientes, informações pessoais e agenda, e esses requisitos deverão ser o mínimo que o sistema deve oferecer. Idealmente o sistema também deverá oferecer um construtor de site para imobiliárias para que você possa divulgar seus imóveis na internet e criar sua presença online e também integração com portais imobiliários permitindo a exportação direta dos seus imóveis para diversos canais de captação de clientes.

Outra dica eficiente é consultar outros sistemas imobiliários para se ter uma ideia de como diferentes plataformas permitem o controle de informações. De qualquer maneira, será necessário comparar funcionalidades.

Uso intuitivo

Não basta possuir inúmeras funcionalidades, se o uso não for intuitivo. A maioria das plataformas online, ou profissionais do ramo que oferecem esse serviço, têm uma amostra de funcionamento de sistema para consulta.

A exceção é se houver necessidade do desenvolvimento de algo específico para atender a sua demanda, nesse caso será necessário acompanhar de perto e transmitir todas as informações para aqueles que estão lidando com o projeto, isso evita que hajam ruídos capazes de impedir a comunicação o que resulta em um CRM fora do esperado.

Orçamento

Analisar o custo x benefício é usar a lógica para avaliar se há retorno do valor investido. Você não deve procurar nem o mais barato, nem o mais caro, você deve procurar um sistema CRM que condiz com as suas necessidades, só assim será possível avaliar os seus benefícios. Por exemplo, você escolheu entre um dos sistemas CRM mais caros do mercado, ele possui muitas funcionalidades, mas você só usa quatro delas, Se avaliarmos em uma proporção direta entre o que é investindo e o que você de fato usa, não há coerência.

Um sistema CRM podem acompanhar a escala de uma empresa, nada impede que uma mudança de plano seja contrata posteriormente.

Suporte

Toda utilização de um novo sistema exige tempo para que ocorra da maneira mais adequada, o suporte oferecido pela empresa principalmente na etapa inicial é de fundamental importância. Por isso, é necessário saber que tipo de acompanhamento a empresa oferece. Pergunte até que as suas dúvidas sejam esclarecidas.

Dicas e considerações

Se houver dúvida, procure o histórico da empresa e converse com clientes que já tiveram trabalhos feitos por esses profissionais.

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Sobre Helena D.

Designer e co-fundadora do Imobilinks - Site e sistema para corretores de imóveis e imobiliárias.

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