Últimas Notícias
Home / Destaques / Promovido / Como Usar o Seu FGTS & Outras Notas

Como Usar o Seu FGTS & Outras Notas

CRESCEM OS MÚTUOS COM FGTS
A quantidade de financiamentos imobiliários com recursos do FGTS cresceu 25,4% na Caixa Econômica Federal, no primeiro semestre de 2015. Esses empréstimos tem taxas de juros que variam de acordo com a renda familiar e ficam entre 4,5% e 8,8% ao ano. O prazo máximo para pagamento é de 30 anos e o valor do imóvel não pode ultrapassar R$ 400 mil.

PERDÃO DE JUROS E MULTAS
Perdoar ou não juros e multas de quem deve, não é uma dúvida exclusiva da administração pública; ela também afeta os condomínios. Em ambos os casos, contudo, não é uma medida salutar, pois implica em tratamento desigual em relação àqueles que pagam suas contribuições em dia. Se for o caso, nos condomínios o perdão deve ser autorizado por assembleia geral.

VENDENDO PARA ESTRANGEIROS
Nas altas do dólar, há sempre quem ganha e quem perde. No ramo imobiliário, por exemplo, estão faturando os donos de imóveis desejados por estrangeiros, cujos preços ficaram mais atrativos para os gringos com o aumento da moeda norte-americana. Perde quem tem interesse em comprar imóveis no exterior, porque na hora do câmbio vai pagar mais em reais.

SÓ VALE UM POR CLIENTE
Quem já possui mútuo habitacional contratado com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo, a partir do dia 17 de agosto não poderá obter outro financiamento imobiliário na Caixa Econômica Federal; ou seja, na prática esse tipo de empréstimo ficará limitado a um por cliente. Essa nova restrição valerá tanto para a aquisição de imóveis novos, como para a compra de usados.

NOVO FINANCIAMENTO
Para beneficiar incorporadoras e construtoras que produzem empreendimentos com unidades residenciais de até R$ 300 mil, a Caixa Econômica Federal está apresentando uma nova linha de crédito imobiliário. O financiamento para pessoa jurídica é de até 80% do valor da obra, com teto de até 50% do valor total de vendas (VGV), e as taxas de juros são a partir de 8,5% ao ano.

COMPROMISSO DE VENDA E COMPRA
Num contrato de promessa de compra e venda, podem existir tantas cláusulas quantas forem as condições que as partes desejarem pactuar. Contudo, não deve existir margem de dúvida a respeito do imóvel, do preço, da forma de pagamento, de eventual forma de correção das prestações e de quando o vendedor entregará as chaves do imóvel e outorgará a escritura ao comprador.

COMO USAR O SEU FUNDO
Quem tem recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço pode comprar imóvel residencial urbano, novo ou usado, concluído ou em construção, desde que o utilize para a sua própria moradia. A regra exclui, portanto, a aquisição de imóvel para parentes, ou de mais de um imóvel para si próprio, bem como a compra de imóveis comerciais, rurais ou não edificados (lotes de terrenos).

O QUE É UM LOFT?
Muita gente não vê diferença entre um loft e um apartamento de um quarto – mas ela existe, e é grande. Os lofts tem áreas maiores e espaços abertos e integrados, expressando um estilo de viver prático e moderno. Num loft típico, a sala tem pé-direito duplo e é integrada à cozinha estilo americano, enquanto que a suíte fica no mezanino, acessado por escadaria interna.

Fonte: CARLOS ALCEU MACHADO (www.cam.adv.br)

Sobre Carlos Alceu Machado

Veja também

Atendimento Virtual

Atendimento virtual para corretores de imóveis

Atendimento Virtual A internet vem se tornando uma poderosa arma para auxiliar as imobiliárias e …