Últimas Notícias
Home / Editores / Carlos Alceu / Compra e Venda Rompe Locação & Outras Notas

Compra e Venda Rompe Locação & Outras Notas

COMPRA E VENDA ROMPE O CONTRATO DE LOCAÇÃO
É o adquirente de um imóvel alugado, e não quem o está vendendo, o titular do direito de despejar o inquilino. E isso se, no prazo de 90 dias contados da data do registro do contrato que formalizou a transação no Cartório de Imóveis, o comprador notificar o locatário, por escrito e com comprovação de entrega, a desocupar o imóvel em no máximo noventa dias.

IMPOSTO DE RENDA SOBRE GANHO NA VENDA DE IMÓVEL
Com a aproximação da época de prestar contas ao Imposto de Renda, não dá para esquecer que o ganho de capital apurado com a venda de um imóvel adquirido a partir de 1969 é tributado em 15%, recolhendo-se o imposto devido até o mês seguinte em que a transação se realizou. Se o imóvel foi adquirido entre 1969 e 1988, calcula-se um desconto de 5% por ano.

DESPEJO DE INQUILINO PARA USO PRÓPRIO DO IMÓVEL
Quando um imóvel alugado for pedido pelo locador para uso próprio, do seu cônjuge ou companheiro, ou para residência de ascendente ou descendente que não disponha (nem seu cônjuge ou companheiro) de imóvel residencial próprio, o locatário terá um prazo de até seis meses para desocupá-lo se, no prazo da contestação da ação de despejo, concordar com o pedido.

BUROCRACIA FAZ CUSTOS DA CONSTRUÇÃO AUMENTAREM
Os empresários da construção civil continuam reclamando contra a burocracia que emperra os lançamentos imobiliários em todo o País, gerando o aumento dos custos e, consequentemente, dos preços dos imóveis. O fato é que a ineficiência de alguns órgãos públicos, combinada com o excesso de zelo de outros, é bastante prejudicial ao mercado e aos consumidores.

BANCOS PRIVADOS DISPUTAM O MERCADO DE FINANCIAMENTOS
Mesmo que de forma tímida, os maiores bancos privados passaram a ser mais agressivos no mercado de financiamentos habitacionais, ainda dominado pela Caixa Econômica Federal. É que as estratégias de fidelização da sua clientela passam necessariamente por empréstimos de longo prazo e com garantia. Para quem tem intenção de financiar um imóvel, o aumento da concorrência é benéfico.

FRAUDES NO PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA
Embora seja uma operação difícil de ser posta em prática, o Governo Federal e a CEF dizem que começarão a fiscalizar casas e apartamentos vendidos através do programa Minha Casa. Minha Vida, para verificar se estão sendo realmente usados pelos compradores. É grande o número de denúncias envolvendo a revenda e a locação desse tipo de imóvel, o que é proibido.

PREÇO MÉDIO DO METRO QUADRADO DOS IMÓVEIS VALORIZOU
Segundo levantamento do DMI-VivaReal, o preço nominal médio do metro quadrado para venda de imóveis registrou valorização de 1% no quarto trimestre de 2016, na comparação com o mesmo período de 2015 (R$ 4.846,00 contra R$ 4.800,00). A pesquisa contemplou uma amostra de 30 cidades em diferentes regiões do País e considerou mais de 2 milhões de imóveis usados.

A VEZ DOS DRONES NO MERCADO IMOBILIÁRIO
É cada vez maior a utilização dos drones – aqueles veículos aéreos de observação, não tripulados, cujo tamanho varia conforme o uso – no mercado imobiliário. E isso porque, como acontece com todos os equipamentos modernos, os preços caíram e hoje já é possível adquirir um drone para filmagens aéreas por cerca de duzentos dólares.

Sobre Carlos Alceu Machado

Veja também

Vendas Voltam a Subir Após Crise Política & Outras Notas

VENDA DE IMÓVEIS VOLTA A SUBIR APÓS CRISE POLÍTICA A última crise política causou um …