Últimas Notícias
Home / Mercado / Compra na Planta & Outras Notas

Compra na Planta & Outras Notas

COMPRA NA PLANTA
A aquisição de imóvel na planta deve estar sempre cercada de cuidados. Pagar à vista, por exemplo, só se o comprador tiver total confiança na vendedora. Absolutamente indispensável, também, que o interessado na compra verifique se a incorporação está registrada no Cartório de Imóveis e se a construtora está pagando em dia suas obrigações financeiras.

MEMORIAL DESCRITIVO
Além disso, sempre que um imóvel na planta ou em construção for negociado, haverá a necessidade de um memorial descritivo ser apresentado. Isso porque, como a obra ainda não começou ou está inacabada, é esse memorial que fornecerá as especificações de todos os materiais que serão empregados. Somente através dele, o comprador saberá o que está realmente adquirindo.

CAMPEÕES DA INADIMPLÊNCIA
Campeões de uso, os cartões de crédito e os telefones celulares são os meios que mais levaram as pessoas a terem seus nomes registrados nos órgãos de proteção ao crédito – o que acaba afetando negativamente o mercado imobiliário, pois os agentes financeiros não concedem financiamentos àqueles que, embora com renda, estejam com seus nomes “sujos”.

BOLHA DE OFERTA
O expressivo volume de imóveis disponibilizados ao mercado a partir de 2009, levou muita gente a pensar na formação de uma bolha imobiliária por excesso de oferta. Não é o caso. Em todo o País, os estoques das construtoras e incorporadoras continuam em níveis despreocupantes, e o mercado continua recebendo normalmente novos lançamentos.

BOLHA DE DEMANDA
Na outra ponta, o volume de crédito e as taxas de juros postos à disposição dos consumidores é insuficiente para a formação de uma bolha de demanda, caracterizada pela facilidade das pessoas comprarem imóveis além das suas posses. No Brasil, a liberação dos financiamentos habitacionais ainda segue padrões rígidos e as taxas de juros não convidam à especulação.

AQUISIÇÃO EM LEILÃO
As pessoas acreditam que comprar imóvel em leilão judicial é sempre um bom negócio. Mas, se o arrematante não tomar os necessários cuidados, pode ficar sem dinheiro e sem imóvel, ao menos por um bom tempo. Isso porque, devido a questões legais, muitas vezes o devedor, proprietário do imóvel praceado, ainda pode ingressar em juízo com recursos que atrasam bastante a expedição da carta de arrematação.

PUBLICIDADE NA WEB
De acordo com recente pesquisa, a internet só está perdendo para a televisão quando se trata de abocanhar verbas de anúncios publicitários. Não é para menos, visto que o Ministério das Comunicações garante que até 2014, cerca de 70% dos domicílios estarão conectados à web. Quem ganha mais com isso são os portais imobiliários, que vem sucedendo os classificados dos jornais.

INTERNET NA DIANTEIRA
Outro levantamento veio confirmar o que já se sabia: o meio digital é o mais usado pelos interessados na compra ou locação de imóveis. De acordo com a Brookfield, quase metade das pessoas começam suas buscas na internet (a maioria pelo Google), cerca de 30% procurando imobiliárias e corretores, 8% através dos jornais, 4% em revistas e 2% via televisão.

OS MAIS ACESSADOS
Outro levantamento importante, mostrou quais os sites imobiliários mais acessados no País. Do lado das construtoras e imobiliárias, a lista é capitaneada pela MRV, seguindo-se PDG, Lopes, Cyrela, Tenda e Gafisa. Do lado dos portais de busca, o Zap aparece em primeiro lugar, seguido do ImovelWeb, VivaReal Brasil, Webcasas, Lugar Certo e WiMoveis.

Fonte: CARLOS ALCEU MACHADO (veja mais comentários no Facebook)

Sobre Administrador

Veja também

Caixa Reduz Juros do Crédito Imobiliário & Outras Notas

CAIXA REDUZ OS JUROS DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO A Caixa Econômica Federal anunciou a redução da …

  • Evo Imoveis

    Melhores aquisições atualmente são imoveis pronto pagos através de sinal + financiamento bancário.