Últimas Notícias
Home / Habitação / Compra & Venda / Compra responsável

Compra responsável

Racon Consórcio ImobiliárioO consumidor brasileiro nunca esteve em uma situação tão confortável para adquirir imóveis, veículos ou qualquer outro tipo de bem ou serviço, como atualmente. Com crédito fácil, mais opções de financiamentos, prazos longos e taxas de juros menores, o leque de opções se ampliou significativamente.
 
Neste cenário, ficou para o cliente a difícil tarefa de escolher a modalidade de compra que mais atende à sua necessidade. E é neste momento que ele deve saber planejar a sua compra, especialmente se ela for de um bem durável como uma casa ou um carro, para não fazer um mau negócio.
 
Na opinião dos economistas, a melhor alternativa é sempre a compra à vista, pois além de fugir das taxas de juros dos financiamentos, o consumidor não precisa esperar para ter acesso ao bem. O problema é que nem sempre a pessoa tem o dinheiro disponível à vista e nem sempre ela tem a necessidade do bem imediato. E é aí é que pode entrar uma opção de compra que vem ganhando espaço e credibilidade no país – o Sistema de Consórcios. Para o consumidor que não tem pressa e não quer se descapitalizar com uma compra à vista, o consórcio se tornou um excelente negócio, tendo entre as principais vantagens a isenção de pagamento de juros, o que representa uma economia considerável ao final do período.
Atualmente, o consórcio é considerado um sistema de compra seguro, conquistando 3,4 milhões de participantes ativos no primeiro semestre de 2008, 2,41% a mais do que no mesmo período de 2007. E as projeções são de crescimento constante.    De acordo com uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC), o mercado potencial até 2010 é bastante expressivo, uma vez que 50% dos entrevistados têm a intenção de comprar imóvel ou veículo.
 
O consórcio serve tanto para a pessoa que deseja comprar a casa própria ou um carro novo, quanto, por exemplo, para uma empresa que pretende fazer uma programação gradual da sua frota ou veículo. No entanto, é preciso estar atento com a credibilidade da administradora que será escolhida. No site do Banco Central – www.bcb.gov.br/CONSORCIO é possível certificar quais as empresas regulamentadas para que você não caia em armadilhas.
 
Endereço da Racon Consórcios

Sobre Administrador

Veja também

Bolha Imobiliária: pequeno poupador que se cuide

Segundo João da Rocha Lima, coordenador do Núcleo de Real Estate da Escola Politécnica da …