Últimas Notícias
Home / Habitação / Crédito Imobiliário / Consórcio Contemplado – Uma oferta tentadora

Consórcio Contemplado – Uma oferta tentadora

Crédito para compra da casa própria, sonho de consumo de qualquer cidadão brasileiro, tudo com muita facilidade, sem apresentação de grandes documentações. A promessa mexe com qualquer pessoa que se vê diante de um anúncio de jornal a possibilidade de adquirir facilmente o que sempre sonhou.

O que muita gente não sabe é que, na maioria dos casos, trata-se de um dos maiores golpes aplicados no Brasil: o da carta contemplada de crédito. Uma promessa e tanto. Só que não é dito ao cliente que conforme determinação do Banco Central existe um sorteio, que se for feito de forma idônea, não há como garantir a data da contemplação. O consumidor precisa estar atento e saber identificar possíveis golpes.

Somente no ano passado o Banco Central registrou mais de cem reclamações no segmento de consórcios, grande parte relacionada a problemas como esse.

É preciso desconfiar de propostas tentadoras referentes à venda de cotas contempladas, no entanto, é importante destacar que nem todo negócio de carta contemplada é um risco.

Em muitos casos o cliente não tem como continuar pagando sua cota de consórcio e passa a ofertá-la no mercado. Nesse caso basta conferir com a administradora do consórcio se a carta realmente existe e em que condições financeiras ela está, como por exemplo, se a pessoa que está vendendo a carta realmente é proprietária da mesma e, portanto, tem direitos para isso. Além de se certificar que a carta de consórcio está de fato contemplada.

Para não cair em armadilhas, no site do Banco Central – www.bcb.gov.br é possível verificar quais as empresas regulamentadas para atuar no mercado.

Sobre Administrador

Veja também

Aproveite o Feirão da Caixa

O Feirão da Casa Própria da caixa esta chegando e promete realizar o sonho de …