Últimas Notícias
Home / Editores / Carlos Alceu / Consórcios Ganham Força & Outras Notas

Consórcios Ganham Força & Outras Notas

SECURITIZAÇÃO CONDOMINIAL
Representante da Câmara Gestora de Títulos Públicos indica a securitização condominial como uma excelente saída para a inadimplência condominial. Mais ou menos assim: um Fundo adquiri os créditos condominiais em fase de cobrança judicial e assume responsabilidade pelo pagamento integral de todas as cotas a vencer, permitindo ao condomínio o imediato restabelecimento de seu fluxo financeiro, recebendo ainda os créditos vencidos com uma taxa de desconto fixada de acordo com as características de cada processo.

BICHINHOS EM APARTAMENTO
Além de local destinado à distração e ao relaxamento do seu bichinho de estimação, reserve uma área exclusiva para colocar o comedouro e o bebedouro, e um segundo espaço para que seu pet faça xixi e cocô. Existem no mercado produtos que ajudam a manter o apartamento mais limpo, mas lembre-se que nada substitui a higienização diária dos “banheirinhos”.

SEGURO DO CONDOMÍNIO
Cabe ao síndico, sob pena de responsabilidade, a contratação obrigatória de seguro do condomínio. É o que determina o artigo 13 da Lei nº 4.591/64, que prevê ainda que esse seguro proteja o imóvel e as áreas comuns contra danos causados por incêndio ou outro sinistro, que cause a sua destruição parcial ou total, computando o prêmio como despesa ordinária condominial.

SOLUÇÃO CONTRA ASSALTOS
Em vias de ser lançada no mercado, a “Tela de Bloqueio” é uma barreira flexível, que lembra uma cortina, formada por uma estrutura com hastes de polímeros flexíveis, dotadas de um material condutor de corrente elétrica, para uso em portas de garagens. Funciona assim: quando o automóvel passa pela tela, imediatamente ela volta à sua posição inicial; se alguém tentar penetrar na garagem atrás do carro, sem proteção, receberá uma descarga elétrica bastante desconfortável.

PISCINAS VALORIZADAS
Cada vez mais, as piscinas são vistas como itens indispensáveis em diversos tipos de empreendimentos condominiais, chegando, em certos casos, a valorizar as residências em até 50%. De acordo com os analistas, esse diferencial aumenta a qualidade de vida dos moradores e propõe bons momentos em família, sendo percebido como indispensável por boa parte dos compradores – e isso independente da sofisticação do condomínio.

JARDINS VERTICAIS
A Prefeitura paulista está para liberar a instalação de jardins verticais em edifícios localizados em certas regiões centrais da cidade de São Paulo. Além de melhorar a paisagem urbana, os jardins são capazes de contribuir na filtragem da poluição do ar e no conforto térmico, tanto do prédio onde está instalado, quanto do seu entorno. As plantas auxiliam também no controle da umidade, além de representarem uma significativa barreira acústica.

CONSÓRCIOS GANHAM FORÇA
Com as mudanças nas regras dos financiamentos habitacionais, os consórcios voltaram a ser indicados para os compradores de imóveis, especialmente para aqueles que não conseguem poupar e não têm pressa. É que, ao contrário do empréstimo bancário, no qual o mutuário paga as prestações ao banco após já estar morando no imóvel, o consórcio só libera o recurso para a compra mediante lance, sorteio da carta de crédito ou ao término do plano.

INDENIZAÇÃO EM ESTACIONAMENTO
Independentemente do estacionamento ou garagem ser pago ou não, quem oferece tal serviço fica obrigado pela integridade dos veículos deixados no local. O art. 14 do Código de Defesa do Consumidor prevê esse encargo, que nem mesmo avisos atenuantes (do tipo “não nos responsabilizamos”) podem afastar. Cabe, porém, ao consumidor provar o dano e o nexo de causalidade.

Fonte: CARLOS ALCEU MACHADO (www.cam.adv.br)

Sobre Carlos Alceu Machado

Veja também

Caixa Reduz Juros do Crédito Imobiliário & Outras Notas

CAIXA REDUZ OS JUROS DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO A Caixa Econômica Federal anunciou a redução da …