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Construção civil aposta na tecnologia digital

Tecnologia no mercado imobiliárioO mercado imobiliário brasileiro passou nos últimos anos por um forte aquecimento, motivado pelo aumento da renda da população e expansão do crédito, mas o cenário tem mudado. O setor já apresenta sinais de desgaste devido ao excesso de oferta de imóveis em relação à procura. Para não perder competitividade, construtoras, imobiliárias e incorporadoras têm apostado nas tecnologias digitais e nas vantagens da internet.

Utilizando aplicativos mobile para gerenciar suas obras, por exemplo, as empresas economizam tempo e dinheiro, enquanto ações de marketing digital melhoram o posicionamento de seus serviços na internet, atraindo mais clientes, e por consequência, oportunidades de negócio. E para saber quais ações são mais eficazes, a internet também disponibiliza plataformas que auxiliam o mercado imobiliário na gestão de clientes e retorno sobre investimento.

Uma das novidades do segmento de tecnologia é o aplicativo Ceentrum, desenvolvido pela Megaleios. O programa disponível para tablets dos sistemas Android e iOS armazena e gerencia todos os arquivos referentes a uma obra. Segundo Fabiano Belmonte, CEO da empresa, um dos diferenciais do app é algo que é cada vez mais valorizado pelas organizações: o apreço pelo meio ambiente.

“O cliente acaba economizando muito papel com a impressão de documentos. Quando falamos de um prédio, por exemplo, ao invés de serem impressos 250 manuais, todos os moradores serão cadastrados no sistema, e assim terão acesso de forma personalizada às informações de sua unidade”. Outra facilidade do app é seu funcionamento online e off-line, o que permite mais mobilidade sem a dependência de um sinal 3G ou wifi.

Marketing digital imobiliário

Mais do que estar presente na internet, as empresas já se deram conta da importância de sua reputação na rede para a geração de leads, o que envolve diversos fatores, como apresentação de seu site, posicionamento em mecanismos de busca, entre outros. Segundo Eduardo Sani, CEO da Uselink, empresa de marketing digital especializada no setor, organizações do mercado imobiliário têm saído na frente nesse sentido, apostando na segmentação para conquistar clientes na web.

“Oferecer conteúdo de qualidade é uma das peças chave para atrair clientes interessados em imóveis. Algumas construtoras já têm apostado em blogs com dicas sobre decoração e lazer, por exemplo, gerando interesse das pessoas”, diz. A mesma ideia vale para as redes sociais da empresa, que devem fornecer conteúdo de qualidade e funcionar como mais uma forma de contato com a empresa.

Outra forma que tem alcançado retorno para empresas do mercado imobiliário são os anúncios em plataformas especializadas na comercialização de imóveis. Esses sites como Zap Imóveis, OLX, entre outros, contam com grande audiência de um público qualificado que busca por informações de compra e venda de imóveis. A mesma lógica vale investimentos em anúncios no Google, principal ferramenta de busca na internet.

“Acima de tudo, nosso objetivo é gerar resultado por leads qualificados para o principal cliente desse mercado: o corretor de imóveis, pois é ele que faz a ponte entre as construtoras e o cliente final”, explica Sani. Para isso, a empresa analisa o contexto geral com relatórios de business intelligence e vai além das estratégias online: busca oferecer ações de mobile e off-line como, por exemplo, mídia 360º. “Através de acompanhamentos diários e ferramentas de performance, operamos uma campanha de mídia como se fosse a bolsa de valores”, salienta ele.

Mensuração de resultados

Uma das grandes discussões das empresas que investem em publicidade e ações de marketing na internet é conseguir medir de forma efetiva o retorno conquistado. Enquanto em lojas virtuais esse cálculo é mais simples, devido à possibilidade de medir aumento de vendas ou de visitantes no site, a lógica não é a mesma para imobiliárias e construtoras com atuação na internet.

A Hypnobox tem atendido essa demanda. Voltada para empresas do mercado imobiliário e de construção civil, a ferramenta auxilia na mensuração de resultados e ROI (return on investment ou retorno sobre investimento) na internet. Através de um eCRM “Customer Relationship Management Online” ou seja, a gestão de relacionamento com a demanda proveniente da internet, imobiliárias e construtoras conseguem gerenciar os contatos gerados pelos seus sites ou demandados pela internet em um só lugar.

Segundo Rafael Yoshioka, CEO da Hypnobox, todas as informações de audiência e contatos são armazenados de forma organizada proporcionando uma melhor gestão de relacionamento e relatórios para decisões estratégicas como, por exemplo, a definição exata da mídia que melhor converteu em vendas. Até o momento, mais de 15 mil corretores estão conectados na plataforma, que como diferencial, pode ser customizada para a necessidade específica de cada usuário.

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