Últimas Notícias
Home / Editores / Carlos Alceu / Contingenciamento no PMCMV & Outras Notas

Contingenciamento no PMCMV & Outras Notas

UMA ANÁLISE IMPORTANTE
A empresa PriceWaterhouse Coopers, contratada para examinar o balanço da Petrobras, diz que, a longo prazo, deve-se apostar em imóveis, pois o potencial do País é enorme e há um déficit habitacional estimado em oito milhões de unidades. Segundo a PWC, a curva ascendente do PIB per capita continuará a se impor e as famílias vão continuar a defender o lema “quem casa, quer casa”.

ALTERNATIVA DE INVESTIMENTO
Com a redução dos juros pagos aos aplicadores, quem tem dinheiro investido em banco corre o risco de ver seu capital corroído com o passar dos meses. Hoje, o rendimento da poupança já está perdendo para a inflação. Com isso, a alternativa imobiliária volta a se apresentar como a mais vantajosa, pois enquanto no médio e no longo prazos o capital se valoriza, no curto o aluguel assegura ao investidor uma renda média de 6% a.a.

ARREMATAÇÃO JUDICIAL
É comum as pessoas pensarem que a única coisa que precisam fazer para se dar bem numa hasta pública imobiliária, é efetuar um lance vitorioso. Não só. O exame preliminar dos autos do processo judicial que originou o leilão, bem como a obtenção de certidões negativas fiscais, previdenciárias e trabalhistas em nome do executado, são fundamentais para a segurança da operação.

TROCA DE DÍVIDAS
Quem está endividado com administradoras de cartões de crédito, financeiras, bancos ou empresas de factorings, mas é proprietário de bem imóvel, tem uma boa saída para os altos juros: tomar um empréstimo cujo valor pode chegar a 50% da avaliação do seu imóvel, dando-o em garantia, e quitar as dívidas antigas. Nessa modalidade, os juros são bem mais baixos e o prazo maior.

PREFERÊNCIAS REGIONAIS
Levantamento realizado por um portal imobiliário, conferiu as preferências de potenciais compradores de imóveis em diversas capitais. Resumo: no Rio de Janeiro e em Salvador, o pessoal quer infraestrutura de esportes e lazer; em Curitiba, a opção é por varanda fechada; em Porto Alegre, por churrasqueiras; em São Paulo e em Recife, por mais uma vaga de estacionamento.

ESTATÍSTICAS INTERESSANTES
Pesquisas indicam que do tráfego total da internet, 1/10 vai para sites ligados ao mercado de imóveis, e que 95% do processo de compra estaria ocorrendo on line. Mais: 37% dos compradores encontraram seus imóveis na internet (2% nos jornais), e cerca de 30% das buscas de imóveis começam no Google, com destaque para a sua primeira página, que atrai 9 entre 10 cliques.

CONTINGENCIAMENTO NO PMCMV
O ajuste fiscal sugerido pelo Ministério da Fazenda, que visa o cumprimento da meta de superávit primário em 2015, deverá atingir até o Minha Casa, Minha Vida. Conforme os analistas, mesmo sendo esse programa a “menina dos olhos” do Governo Federal, não há como se evitar que cortes e congelamentos de despesas e investimentos também envolvam recursos do PMCMV.

FIADOR É DEVEDOR
O Superior Tribunal de Justiça confirmou que o fiador que se responsabiliza pelas obrigações contraídas pelo locatário até a entrega das chaves, continua solidariamente responsável perante o locador, mesmo que a locação seja prorrogada por prazo indeterminado. Isso, é claro, se o contrato contiver cláusula escrita nesse sentido, já que a mesma não pode ser presumida.

ARMAZENAGEM EM ALTA
Enquanto o mercado imobiliário tradicional enfrenta uma calmaria, o segmento de auto-armazenagem parece estar indo de vento em popa. Várias empresas estão mirando esse novo filão, também conhecido como “self storage”, cuja finalidade última é alugar espaços destinados à guarda de produtos e outros bens de pessoas físicas e jurídicas, que não tenham onde armazená-las.

Fonte: CARLOS ALCEU MACHADO (www.cam.adv.br)

Sobre Carlos Alceu Machado

Veja também

Caixa Reduz Juros do Crédito Imobiliário & Outras Notas

CAIXA REDUZ OS JUROS DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO A Caixa Econômica Federal anunciou a redução da …