Últimas Notícias
Home / Habitação / Compra & Venda / Corretor de Imóveis: faça a sua parte!

Corretor de Imóveis: faça a sua parte!

Encontro de corretores de imóveisMuito se tem falado sobre os problemas da falta de regularização da profissão de Corretor de Imóveis, associada à falta de fiscalização do exercício e também a falta de conscientização da sociedade quanto a importância da atividade.

Este Fórum está repleto de textos que refletem a insatisfação da categoria com os rumos (ou a falta de rumos) que a profissão está tomando, com especial atenção à ineficiência do CRECI e SINDIMÓVEIS, que, tese, deveriam cuidar, respectivamente, da regularidade e dos interesses dos profissionais registrados.

Não faltam exemplos de inoperância.

O que está cada vez mais claro, entretanto, é que ambas as instituições refletem o comportamento descompromissado de cada um dos corretores e corretoras que representam. Eleitos por voto direto, conselheiros e representantes sindicais atuam segundo o padrão de exigência de seus eleitores, que tem sido muito baixo ao longo dos últimos anos.

Sobram reclamações, mas faltam atitudes.

Em 2009 a categoria irá eleger novos conselheiros para o CRECI. Existe uma crítica generalizada de que as atuais lideranças pouco fazem pela categoria e de que em todas as eleições sempre são eleitos os mesmos (o que é um fato).

Pois bem, dessa vez um grupo de profissionais de São Paulo resolveu, pelo menos, discutir um pouco mais o assunto. Quem sabe até formar uma chapa para concorrer nas próximas eleições… porque não…?

Nada está formatado ainda: esse grupo vai começar a se reunir para definir os próximos passos e a boa notícia é que você é bem vindo(a). Mais até: a sua presença é muito importante porque, no mínimo, dá suporte a uma iniciativa que merece todo o nosso apoio (sem o qual serão reeleitos “os de sempre”).

Os primeiros encontros vão ocorrer na cidade de São Paulo. Posteriormente será definido um ambiente virtual para troca de idéias com privacidade, o que facilitará a participação de quem está no interior do estado. Para participar, basta enviar seus dados (nome, creci, endereço, fone, celular) para crecisp@forumimobiliario.com.br: um dos atuais membros entrará em contato contigo.

Se você não é de São Paulo e quer criar um grupo aí no seu estado, envie um email para webmaster@forumimobiliario.com.br. Nós criaremos uma conta de email para procedimento idêntico aí na sua região, ok?

Sobre Administrador

Veja também

Bolha Imobiliária: pequeno poupador que se cuide

Segundo João da Rocha Lima, coordenador do Núcleo de Real Estate da Escola Politécnica da …

  • devemos organizar uma guerra contra os porteiros e síndicos leia-se 90% de toda a categoria pois existem porteiros, síndicos e zeladores honestos, mais grande maioria rouba o pão dos corretores, parei meu carro na frente de um condomínio e vi um casal perguntando:

    tem apartamento para vender, o porteiro perguntou o senhor é comprador ou corretor o rapaz disse comprador, ai o safado do porteiro disse pode entrar e saiu de seu oficio e foi mostrar o apartamento.

    desci de meu carro esperei ele voltar e fui ao encontro dele e perguntei, tem apartamento ele disse o senhor é corretor ou comprador eu disse sou corretor de imóveis, ele disse não tem apartamento.

    eu o indaguei e disse que vi ele atendendo o casal, o malandro me disse prefiro eu vender que eu ganho a comissão sozinho.

    não tive dúvida fui a uma delegacia do creci e fiz minha denuncia, o rapaz foi pego em flagrante e responde por exercício ilegal da profissão.

    prezados amigos aquele que tira o pão da sua familia merece ser denunciado, não tenha medo de denunciar ou esses caras vão continuar fazendo a pseudo corretagem.    

  • Vou mostrar um outro ponto de vista: a culpa não é do porteiro ou do síndico. A culpa é do corretor, que trabalha sem contrato, sem exclusividade, não respeita a comissão mínima, etc. e do CRECI, que não fiscaliza (em última instância, do corretor de novo, pois são os corretores que elegem a diretoria do CRECI). O porteiro faz o que o patrão manda. A relação do corretor é com o dono do imóvel (o patrão do porteiro). Não existe porteiro que impeça o acesso do corretor ao imóvel se o dono do imóvel autorizou.