Últimas Notícias
Home / Informática / Criação de textos competitivos

Criação de textos competitivos

Seu site aparece na Internet?Praticamente 80% das pessoas que buscam alguma coisa na WEB utilizam os mecanismos de buscas para encontrá-las (Google, Yahoo, MSN, etc.). Esses mecanismos são “robôs virtuais” (softwares) que percorrem a web, visitando site por site, e identificando “palavras-chave” que serão utilizadas mais tarde para indexar e apresentar os sites conforme sua relevância para determinado assunto. 

Esse é um processo fundamental para o sucesso ou fracasso de qualquer site. Qualquer palavra que você pesquisar no Google trará milhares de resultados. A frase “mercado imobiliário”, por exemplo, traz mais de 1 milhão de resultados. Começa apresentando os 10 primeiros na primeira página, os 10 resultados seguintes na segunda e assim sucessivamente. Em tese, para esgotar o assunto o internauta teria que navegar em milhares de páginas indicando milhões de sites para a visita.


Pesquisas, entretanto, demonstram que os usuários mais pacientes não passam da 5ª página de resultados. Alguns poucos obstinados chegam à 10ª (e um grande número não passa nem da 3ª). Portanto, se o seu site não estiver, pelo menos, nestas 10 páginas iniciais, é como se ele não existisse e receberá pouca ou nenhuma visita desta fonte (que é o caminho para cerca de 80% das pessoas, lembra?).

Você atua no mercado imobiliário? Então dê uma conferida: clique no link abaixo e verifique se o seu site aparece nos primeiros resultados (se isso não ocorre, não se desespere: existem outros termos que podem trazer seu site melhor posicionado):

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=mercado+imobili%C3%A1rio&btnG=Pesquisar&meta=

Perceba que o resultado Nº 1 na pesquisa acima indica este site (Fórum Imobiliário). Isso pode mudar a qualquer momento, pois existe uma oscilação “natural”, mas o importante (para nós, claro) é que o link para o Fórum permaneça sempre entre os primeiros 30 resultados (pelo menos).

Existem vários fatores que contribuem para um bom posicionamento de um site na WEB. Esse assunto já foi discutido anteriormente e você pode conferir alguns tópicos no Fórum sobre isso:

http://forumimobiliario.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=170
http://forumimobiliario.com.br/forum/viewtopic.php?f=278&t=327

Podemos ir além: já não é novidade, pelo menos para os sites que utilizam scripts mais novos, adicionar METATAGS a praticamente todo o conteúdo do mesmo. Da mesma forma que você configurou seu site (conforme orientação contida nos links acima) colocando dados relevantes e harmoniosos para Título, Descrição, Keywords e Conteúdo, propriamente dito, que irão identificar a raiz (http://www.seusite.com.br), você pode obter uma configuração semelhante para cada uma das páginas do seu site.

O impacto disso, é que “pedaços” do seu site são indexados e apresentados nos mecanismos de buscas como se fossem novas portas de entrada para o seu site. Por exemplo, um jornal como a Folha de São Paulo é estruturado em diversos assuntos, tais como política, dinheiro, economia, saúde, informática, esportes, etc. Não fosse a capacidade de ter indexadas cada uma de suas páginas, a Folha seria representada apenas por sua página principal (que traz as notícias do dia). Uma enorme quantidade (muito importante) de conteúdo seria perdida, por não estar na ordem do dia. Felizmente não é assim que acontece. Todos esses conteúdos, devidamente configurados, são indexados e podem ser consultados no futuro.

O site do Fórum Imobiliário possui mecanismos para indexar cada uma de suas páginas. Isso significa que cada editor pode transformar sua área em uma ferramenta de contato com os seus clientes. A perspectiva é permitir às pessoas interessadas nos mais diversos assuntos (arquitetura, consórcio, direito imobiliário, etc.) encontrarem os textos escritos pelo editor daquele assunto. Isso é bom para o usuário (encontra um fornecedor especializado), bom para o editor (encontra clientes) e bom para o Fórum (recebe visitas).

No Fórum dos Editores iremos abordar em detalhes as técnicas para a criação de textos harmoniosos e competitivos (este fórum é restrito aos editores). São procedimentos simples aplicados ao script deste site, mas com conceitos que podem ser aproveitados em outros sites.

Sobre Administrador

Veja também

Converter Clientes

Como converter clientes nos negócios imobiliários

Quando o corretor compreender o comportamento e os motivos que levam o interessado a efetuar …