Últimas Notícias
Home / Editores / Carlos Alceu / Decorados Ajudam na Hora da Compra & Outras Notas

Decorados Ajudam na Hora da Compra & Outras Notas

APARTAMENTOS DECORADOS AJUDAM NA HORA DA COMPRA
Os apartamentos decorados são uma grande fonte de inspiração para as pessoas interessadas na sua compra. O que mais chama a atenção é o aproveitamento de cada um dos ambientes. Como os decorados reproduzem a metragem original do apartamento que o mutuário vai receber no futuro, vale a pena ficar de olho nos detalhes e nas boas ideias que estes espaços oferecem.

COMO OBTER UM FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO
Para a concessão de um empréstimo habitacional, o agente financeiro leva em conta o estado civil, a idade, a ocupação e o tipo de renda (formal ou informal) do interessado. A parcela máxima permitida para o financiamento corresponde a 30% da renda bruta do cliente, e o que ajuda a ter o crédito aprovado são fatores como ter as contas em dia, mais de três anos de atividade remunerada e não ter o nome sujo na praça.

A CASA MÓVEL JÁ É UMA REALIDADE
Foi lançada a Ecocapsule, uma casa móvel que dispensa a energia fornecida por redes de transmissão – ela é coberta por placas fotovoltaicas e guarnecida por uma pequena turbina eólica. Apesar de minúscula, a casa possui todos os elementos de uma moradia confortável, incluindo torneiras, chuveiro quente e banheiro equipado com vaso sanitário. A água também é obtida de maneira sustentável: sua forma esférica é otimizada para coletar chuva e orvalho.

OS IMÓVEIS QUE OS INQUILINOS ESTÃO PROCURANDO
Antes de alugar seu imóvel, o ideal é ter em mente o que possíveis inquilinos querem que ele ofereça. Independentemente do valor e do bairro, imóveis com garagens e móveis embutidos na cozinha e banheiros são os mais procurados. Box nos banheiros e chuveiro a gás também influenciam na escolha. Por outro lado, a permissão para animais de estimação é cada vez mais relevante.

INVALIDEZ PERMANENTE GARANTE QUITAÇÃO DE EMPRÉSTIMO
O mutuário que sofrer de doença ou acidente, tornando-se incapaz de voltar a exercer uma atividade remunerada, pode solicitar a quitação de financiamento habitacional em seu nome. A quase totalidade dos contratos de mútuo traz uma cláusula que garante a quitação da dívida em caso de invalidez permanente; é para isso que o mutuário paga, juntamente com a prestação do imóvel, o seguro correspondente.

PORTABILIDADE TAMBÉM NOS MÚTUOS COM FGTS
O Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço autorizou a portabilidade de financiamentos imobiliários com recursos do FGTS. Desse modo, os mutuários poderão levar seu contrato habitacional de um banco para outro, para aproveitar uma taxa de juro menor, sem custo de transferência. Isso só era possível aos empréstimos que não envolvessem dinheiro do FGTS.

QUÓRUM PARA ALTERAÇÃO DE REGIMENTO INTERNO
Com base na Lei nº 10.931/2004, o Superior Tribunal de Justiça passou a entender que a convenção condominial pode definir qual será o quórum necessário para a modificação do regimento interno de um condomínio. Para o STJ, a alteração introduzida pela dita lei aumentou a autonomia privada, dando maior liberdade aos condôminos sobre o assunto.

LANÇAMENTOS DE IMÓVEIS CRESCERAM NO 1º SEMESTRE
Os lançamentos de imóveis cresceram 10,4% no primeiro semestre ante o mesmo período do ano passado, enquanto que as vendas tiveram queda de 13,9%, na comparação dos dois intervalos. No fim do semestre, havia oferta de 117.565 unidades, o suficiente para abastecer o mercado por 12,1 meses, se mantido o ritmo de comercialização mensal de 10,3 mil unidades.

Sobre Carlos Alceu Machado

Veja também

Caixa Reduz Juros do Crédito Imobiliário & Outras Notas

CAIXA REDUZ OS JUROS DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO A Caixa Econômica Federal anunciou a redução da …