Últimas Notícias
Home / Editores / Carlos Alceu / Dicas de Avaliação & Outras Notas

Dicas de Avaliação & Outras Notas

HIPOTECA x ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA
Com a falência do sistema hipotecário, não existe mais no Brasil nenhuma instituição creditícia que aceite financiar a compra de um imóvel sem alienação fiduciária. Isso porque, ao contrário da hipoteca, na alienação fiduciária o imóvel é registrado em nome do credor, ficando o comprador/mutuário apenas com a sua posse; em caso de inadimplência, o banco pode retomar o imóvel rapidamente, como se fosse um automóvel.

PROIBIDO ATÉ EM CASA
A vida dos fumantes está ficando cada vez mais difícil. Em Nova Iorque, chegou a vez dos condomínios proibirem os moradores de fumarem dentro dos seus próprios apartamentos. Quem infringir a regra por três vezes, pode ser expulso. Do jeito que a coisa vai, o próximo passo será a criação de “zonas de exclusão” para o pessoal poder pegar seu cigarrinho.

ECONOMIZANDO ENERGIA
São muitos os aparelhos que fazem a conta de energia elétrica disparar no inverno. Condicionadores de ar, estufas, aquecedores, secadores de cabelo, chapinhas, ferros elétricos, chuveiros elétricos e torneiras elétricas disputam o título de mais gastadores – dependendo do uso que se faz de cada um. Para checar, ligue um equipamento por vez e verifique a velocidade com que gira o disco do contador de energia.

DICAS DE AVALIAÇÃO
Aqui vão três. Os imóveis comerciais localizados no sentido centro-bairro tendem a custar mais, porque é ao voltar para casa que as pessoas compram as mercadorias de que necessitam. Os imóveis situados em ruas principais são valorizados devido à facilidade de locomoção. Os imóveis posicionados em esquinas tem preços mais caros por permitirem uma visão mais ampla dos moradores.

BEM DE FAMÍLIA
Mesmo entre os operadores do mercado imobiliário, a questão do bem de família ainda gera alguma confusão. É que, embora pareça contraditório, a casa própria de um inquilino que inadimpliu o pagamento de aluguéis (de um outro imóvel, lógico), não pode ser penhorada; todavia, a moradia da pessoa que afiançou a locação desse inquilino, pode. Assim determina a lei.

REDES SOCIAIS & NEGÓCIOS
Nos últimos tempos, não é mais possível se dissociar marketing imobiliário digital de redes sociais, especialmente Facebook e Twitter. No entanto, muita gente ainda se pergunta – e com razão – se o tempo gasto com amigos on line e com seguidores é recompensado financeiramente. A resposta é sim, desde que essas ferramentas não sejam vistas apenas como um quadro de anúncios ou como um espaço de autopromoção. O segredo está na interação inteligente.

MANUTENÇÃO PREDIAL
É compreensível que as pessoas evitem despesas. Todavia, em se tratando de imóveis, muitas vezes é bom não confundir gasto com investimento. Segundo a Lei de Sitter, cada centavo mal poupado na manutenção de um imóvel, precisará será multiplicado por cinco dentro de um ano, e assim sucessivamente, numa progressão exponencial.

INVESTIMENTO NO POPULAR
Investidores do centro do País descobriram um novo nicho de mercado: os apartamentos populares. A preferência é por imóveis com bom padrão construtivo, baixo preço e localização longínqua mas promissora. A aposta é que, no médio prazo, essas unidades terão grande valorização com a expansão das cidades.

Fonte: CARLOS ALCEU MACHADO (www.cam.adv.br)

Sobre Carlos Alceu Machado

Veja também

Caixa Reduz Juros do Crédito Imobiliário & Outras Notas

CAIXA REDUZ OS JUROS DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO A Caixa Econômica Federal anunciou a redução da …