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Divulgue seu Site

É muito comum pessoas que sonham com as benesses do avanço tecnológico e logo em seguida, em se tratando de sites na Internet, se frustram pela absoluta falta de retorno que o investimento dá.

A principal razão dessa falta de retorno é a falta de divulgação do site (existem outras,Mecanismos de busca claro, como sites mal feitos, produtos que não despertam interesse no público, etc.).

Ter um site é como ter uma linha telefônica, adquirida para realização de negócios: se só você e o círculo íntimo à sua volta conhece o número, não vai adiantar nada. Para o investimento da sua linha telefônica compensar, você tem que divulgar o número: colocar anúncios nas listas telefônicas, anúncios em jornal, placas, folhetos, etc. Com a Internet é a mesma coisa.

Se o seu site não for divulgado, é tempo perdido: não adianta nada. Para se ter uma idéia, quando alguém quer procurar imóveis em Fortaleza, provavelmente irá pesquisar nos mecanismos de busca disponíveis. Entre eles, e o maior do mundo, o Google. Se hoje você digitar “imóveis em fortaleza ceará” no Google, ele irá retornar cerca de 600 mil sites com essa informação. Um cidadão comum, muito paciente, vai dar uma olhada nos primeiros 50 a 60 resultados (as últimas pesquisas indicam que, em média, as pessoas vão até a 3ª página). Se o seu site não estiver entre eles, provavelmente você não terá retorno dessa ferramenta. Teste o seu caso específico: finja que é um cliente e tente encontrar seu site na Internet…

O problema nós já sabemos. Vamos à solução.

Vamos dividir a solução em duas partes: uma mais técnica (intragável para alguns) e outra mais prática, fácil de ser implementada. Dica mais importante de todas: não se limite às informações dadas neste fórum. Pesquise na Internet e aprofunde seus conhecimentos.

I. Tecnicamente falando …

Metatags:

Existe um conjunto de informações que ajuda os “robots”, que são os programas que visitam o seu site para indexação, a identificarem o mesmo. São declarações chamadas de “metatags”, que precisam estar corretamente preenchidas e em harmonia com o seu site. As mais importantes são:

1. Título: identifica o seu site. É a primeira linha na lista de resultados dos mecanismos de busca.

2. Descrição: uma breve descrição do seu site. Também é apresentada nos resultados dos mecanismos de busca.

3. Keywords: palavras-chave. Conjunto de palavras, separadas por vírgula, que identificam o tipo de produto no seu site.

Configurando seu Site

Antes de passarmos para os itens abaixo, é importante esclarecer que os mecanismos de busca dão importância diferente a cada um desses aspectos. O Google, por exemplo, não leva muito em conta as “keywords”, diferente de outros, que consideram essas palavras chaves como parâmetro para indexar o seu site.

O importante é mantermos a harmonia entre o que você coloca no título, descrição, keywords e o conteúdo do seu site. A disparidade de informações nesses itens pode levar a conclusão de que você esteja praticando “spam” e o seu site será penalizado.

Para evitar ser confundido com um “spammer” siga as dicas abaixo:

  • Não coloque palavras em seu título, descrição ou keywords que não façam parte do conteúdo do seu site.
  • Não repita palavras mais do que 3 vezes em cada um dos itens (título, descrição e keywords). De preferência, procure não repetir palavras entre estes itens.
  • Não deixe páginas iguais em seu site (conteúdo idêntico – fatal).
  • Não deixe páginas em construção no seu site.
  • Não deixe links quebrados em seu site.
  • Confira o português: sites com erros são recusados pelos indexadores manuais.
  • Evite usar mecanismos de redirecionamento, principalmente se a página de entrada tiver conteúdo completamente diferente da página destino (fatal).

Título

É um item muito importante para alguns mecanismos de busca, especialmente o Google. Procure criar um título com até 60 caracteres e que represente de maneira mais específica possível o seu site. Um bom título considera os elementos “Quem”, “O quê” e “Aonde”. Escreva normalmente, ou seja, não use maiúsculas a não ser no início da frase e antes de nomes próprios (regra que vale também para descrição).

Descrição

A descrição deve seguir a mesma linha de raciocínio do título e indicar claramente o objetivo do seu site. Existe um conceito de “engine friendly” na Internet que estabelece os limites de caracteres que estamos mencionando aqui. No caso da descrição, o limite é de 150 caracteres.

Evite utilizar termos tais como “contém”, “apresenta”, e semelhantes. Se está na descrição é por que está contido, apresentado no site, sendo palavras supérfluas, desnecessárias. Indexadores “humanos“, como o pessoal do Dmoz, não gostam dessas frases.

Nunca utilizar termos tais como “etc.”, “e mais”, “e muito mais” e semelhantes. Você não tem de descrever todo o conteúdo de um site, mas somente dar uma informação básica desse conteúdo.

Keywords

Palavras Chave: um conjunto de palavras que identifica o seu site. Você pode colocar até 800 caracteres, usar palavras ou frases separadas por vírgulas. Não use palavras “alienígenas” só para atrair visitas (como, por exemplo, colocar a palavra “sexo” – muito procurada – sendo que seu site não tem nada a ver com o assunto).

Conteúdo

Para muitos mecanismos de busca, o que vale mesmo é o conteúdo do seu site. Capriche nas descrições, coloque nomes sugestivos nas fotos e títulos nos links (abuse das tags “ALT” e “TITLE”). Na medida do possível, evite scripts (java), applets, flash e coisas do gênero, porque os robots simplesmente passam batido por essas instruções.

A importância do rodapé

Dizem (ninguém confirma) que mecanismos como o Google dão especial importância às últimas palavras que encontram em seu site. Assim sendo, vale a pena caprichar em um bom rodapé, algo que sintetize o conteúdo do seu site. Se for bem feito, mal não fará. É comum também usar o rodapé para colocar links para o seu próprio site.

Sitemap

O sitemap é uma página .xml que
contém todos ou a maioria dos links para as páginas do seu site. É muito importante ter um sitemap.xml para o seu site. Não é objetivo deste post ensinar isso. Pesquise na Internet e faça o seu sitemap. Depois você tem que ir lá no Google e cadastrar o seu sitemap. Para ver um exemplo de sitemap, clique aqui.

II. Ações Práticas que darão uma força para o seu site

1. Divulgação

Divulgue o seu site para os mecanismos de busca. Os mais importantes, Google, MSN e Yahoo, fazem isso sozinhos (mas tem como você ir lá e dar uma acelerada no processo). Mas, se puder, procure outras alternativas e apresente o seu site. Eu costumo criar um arquivo de texto com as informações que quero cadastrar (título, descrição e keywords), aí saio por aí copiando e colando. Segue abaixo alguns sites de busca aonde você pode fazer isso:

http://www.acheitudo.com/
http://www.aonde.com.br/cadastros.php?opt=url_frames
http://www.exploora.com.br/meuexploora.php
http://www.quede.com.br/

Existem milhares destes: procure que você acha. Na hora de fazer o cadastro nestes sites, se possível use um email criado especificamente para isso (alguns mandam uma tonelada de spam para este email).

Também existem vários sites para cadastrar seu site de imóveis (diretórios). Procure aqueles que permitem a colocação de um link seu e que sejam gratuitos, por exemplo: http://www.cnaim.com.br.

2. troca de banners

Trocar banners é uma das mais simples, poderosas e baratas maneiras de você divulgar o seu site. Quando alguém clica em seu banner presente em outros sites, é direcionado para o seu site. Isso significa mais visitas e, claro, mais negócios.

Além disso, os mecanismos de buscas elevam o “rank” da sua página quando encontram uma indicação dela em outro site (que trata do mesmo assunto que o seu). Não bastassem essas vantagens, a troca de banner tem um aspecto mais interessante ainda: normalmente é gratuita. Não tem envolvimento financeiro. Simplicidade intrigante: na troca de banners, quanto mais você divulga o site do seu parceiro, mais ele se torna importante e divulga o seu. E vice e versa…

3. anúncios online

Existem milhares de sites com classificados de tudo. Alguns permitem além do anúncio a inclusão de fotos e, melhor ainda, a colocação de um link ativo para o seu site. É uma forma barata (normalmente gratuita) de você divulgar seus produtos e, de quebra, seu site: quanto mais links apontados para o seu site, melhor. Seguem abaixo alguns exemplos e, se você procurar, com certeza achará muitos outros:

http://www.epopuli.com/
http://www.imoveisvirtuais.com.br/
http://www.sosclassificados.com.br/

Veja a lista completa no Fórum

4. relacionamentos/fórum

A maioria dos fóruns (inclusive esse em que você está navegando) permite a colocação de links nas assinaturas de seus usuários. Se você participa de algum fórum e não tem links na sua assinatura, está perdendo tempo.

Você pode ter dezenas de mensagens que vendem a sua imagem (se forem boas mensagens, claro) e divulgam o seu site.

Quando o robô do Google passa por aqui, ele dá uma checada em todos os links contidos neste site. Cada vez que ele encontra um link para o seu site ele melhora sua avaliação. Simples assim.

Para colocar um link na sua assinatura (aqui neste site) você deve estar registrado. Se não fez isso na hora do registro, basta editar seu perfil e na assinatura.

Uma vez alterada a assinatura conforme indicado acima, todas as suas mensagens irão conter um link para o seu site. Quanto mais mensagens, melhor. Mas atenção: a qualidade da mensagem (post) é muito importante. Não vale colocar qualquer coisa só para divulgar seu link, pois isso prejudica a sua imagem.

5. assinatura de email

Primeiro de tudo: se você tem um site, seu email deve estar relacionado com ele, exemplo:

Correto: Site = http://www.meusite.com.br, então, email = eu@meusite.com.br
Errado: Site = http://www.meusite.com.br, porém, email = eu@outrosite.com.br
Por “outrosite” entenda yahoo, hotmail, uol, bol, ig, etc.

Corrigido isso, crie uma assinatura para seus emails. Você pode fazer isso configurando a sua conta de email na Internet ou o software de email que você usa. Mas capricha. Não tem porque economizar. Só como exemplo, vai abaixo a assinatura que eu utilizo:

José Ruiz – Creci 5432
JR&A Corretores Associados
http://www.jruiz.com.br
http://www.jrceara.com.br
http://www.riceara.com.br

Fone: + 55 71 8825 82 30
+ 55 71 2107 32 66

Skype: jruizimoveis
Msn: ruiztalhari@hotmail.com

Escritório: Rua Metódio Coelho, 104, Sala 106, Cidadela.
40.279-120 – Salvador – Bahia – Brasil

6. Cartões de visita, folhetos ou anúncios impressos

Coloque o endereço do seu site em todos os impressos que utilizar. Ajude as pessoas a te encontrarem.

É isso. Se você seguir as dicas acima, tenho certeza que irá colher melhores resultados da Internet. Faça e surpreenda-se. Afinal, nenhuma das recomendações acima envolve custos. Não custa nada tentar.

Sobre Administrador

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  • Muito bom. Você deixou muito claro as dicas. Aproveito a oportunidade para divulgar esse software para gestão imobiliária com site integrado. Muito simples e prático, engloba todos os seguimentos que uma imobiliária necessita para executar suas tarefas rotineiras. O programa é conectado à internet e atualiza os dados do site automaticamente. Pode instalá-lo em qualquer computador e ficar por dentro de tudo o que acontece na imobiliária em qualquer lugar do mundo! Obtenha mais informações no site. http://www.imovelintegrado.com.br
    Mundomídia – soluções criativas

  • a grande verdade é que a internet é igual a vida se fizerem um trabalho meio boca só se conquistará resultados meia boca, então busque uma agência especializada em marketing imobiliário

  • Gostei bastante do artigo! Com dicas úteis e esclarecedoras aos corretores e imobiliárias que desejam não apenas ter um site e sim posicioná-lo de forma correta nos buscadores. Nossa Solução Corporativa Online ville Imobiliárias, possui várias dessas ferramentas citadas acima já inclusas no sistema como: Gerador de Sitemap, Cadastro de palavras-chaves (com título, descrição), metatags, robots.txt, além de URLs amigáveis que também ajudam na indexação pelos buscadores. Para conhecer melhor nosso sistema (com site+websistema+versão moblie) acesse nosso site.

  • Sou corretora de imóveis e tenho um site bem posicionado no Google na região em que atuo (Florianópolis / Canasvieiras). Muitas vezes, a nossa profissão não nos dá tempo suficiente para entender de tudo, principalmente de tecnologia que está em constante atualização.

    Para suprir minhas necessidades na Internet, confiei a construção do meu site imobiliário ao IMOBEX. Desde 2007 estamos juntos nesta grande parceria. Deixo tudo com eles quando o assunto é site para imobiliária e portais imobiliários. A equipe do IMOBEX é responsável pelo suceso que o meu site faz até hoje. Não preciso perder tempo com assuntos de "posicionamento no Google" porque o pessoal do IMOBEX é pago para cuidar disso pra mim. Meus clientes me encontram no Google, entram em meu site e faço meus negócios com eles. Todo corretor tem que estar antenado em tudo, mas não precisa ser um "expert" em tecnologia. Contrate uma empresa especializada no assunto, e fique você com tempo para qualificar-se na sua área de atuação.

    Não sou de ficar indicando nenhum serviço ou empresa (nem para amigos). Porém, quando vejo que realmente uma empresa faz por merecer, devido o serviço de extrema competência apresentado a mim, acho que devo compartilhar com colegas de profissão que estão em busca de uma solução para divulgar seus imóveis na Internet. Recomendo o IMOBEX site para imobiliária. Atendimento gentil e atencioso quando preciso deles. Para quem não conhece o IMOBEX, o site deles é http://www.imobex.com.br