Últimas Notícias
Home / Habitação / Crédito Imobiliário / E a AFTB, o que virou?

E a AFTB, o que virou?

golpe da pirâmideEm setembro de 2009 nós já falávamos aqui neste fórum sobre a perspectiva de AFTB – Associação Frutos da Terra Brasil – frustrar os sonhos de milhares de brasileiros que acreditaram na promessa da associação de comprar imóveis de forma parcelada e com juros zero.

A nossa argumentação na época era de que “a conta não fechava” e o mecanismo se parecia com aqueles esquemas de pirâmide que costumam lesar incautos em vários momentos da nossa história.

Bem, o termo AFTB deu uma esfriada na internet, apesar de ainda existirem vários sites que oferecem o “sonho da casa própria”. Numa rápida pesquisada, descobri que o Ministério Público Federal ofereceu denúncia contra o presidente da AFTB, Carlos Alberto Lilienthal Rotermund, por operação de instituição financeira sem autorização e pelo uso indevido de selo de órgão público federal, além de estar em andamento uma investigação por estelionato.

O presidente da AFTB foi ouvido pela polícia e confirmou operar um sistema de “pirâmide” no qual as “contribuições” dos associados são aplicadas em investimentos do tipo CDB ou usadas para custeio da associação. No mesmo depoimento, Rotermund também afirmou que o mérito para a contemplação leva em conta a quantidade de recursos que o associado consegue captar, mas disse não haver nenhum tipo de seguro ou garantia de recebimento do crédito prometido. Ele também alegou não saber em que instituições bancárias a associação mantém conta.

Fala sério, hein?

O que se sabe é que existem milhares de pessoas na condição abaixo:

“Paguei a AFTB 150,00 reais durante dois anos e meio, ou seja 5.400,00. Diante de um contrato que depois desses meses pago seria liberado uma carta de credito no valor de 150.000,00. De repente mudaram a norma da empresa e virou sorteio, sendo que eu não assinei termo nenhum concordando com a mudança do plano. Resumindo, sou de familia muito humilde e estava com planos para casar assim que fosse liberado o credito. Agora não consigo de volta nem o que eu paguei. A empresa está se utilizando da esperança das pessoas e fazendo propaganda enganosa… Gostaria de receber tudo que já paguei de volta de uma vez e não com propostas de pagarem parcelado. Pois foi corronpido muito mais do que dinheiro, mais a alimentação de sonho que na verdade virou pesadelo.” (outras reclamações aqui).

Confira alguns trechos de matéria publicada na revista Exame:

“No caso da AFTB fica a lição: mesmo que fosse comprovada a sustentabilidade de seu sistema de financiamento, a falta de clareza acerca da categoria em que se encaixa a associação e seus métodos ainda renderia muita dor de cabeça a seus associados, e o que parece uma maneira fácil de fugir da burocracia e das altas taxas de um financiamento imobiliário tradicional pode acabar se revelando uma armadilha.”

“Com isso, o MP concluiu que o que era prometido não poderia ser cumprido. “Uma simulação do Banco Central concluiu que a atividade da entidade era insustentável da maneira que era prometido”, diz o promotor Júlio Machado. Segundo ele, algumas das pessoas que já receberam cartas de crédito da AFTB tinham ligações com dirigentes da entidade, e o critério de “premiar” com a carta de crédito quem traz novos associados “não é muito justo”.

Sobre José Ruiz

Blogger, Corretor de Imóveis, editor do Fórum Imobiliário, especialista em Marketing Digital. Perfil de Twitter e Facebook abaixo: dá uma passadinha lá..

Veja também

Aproveite o Feirão da Caixa

O Feirão da Casa Própria da caixa esta chegando e promete realizar o sonho de …

  • Eu já fui contemplada em DEZEMBRO de 2012
    e até o momento, não recebi nem um vintém e nem satisfação de como proceder para receber.
    Meu esposo já está pagando 42 contribuições associativas e agora inventaram mais um sistema com participação internacional.
    CADE AS GARANTIAS DA TAL DE ocip?
    VÃO PARAR COM ELES OU NÃO???

    • Anderson Fabiano Pretti

      Moacir Tagliari, boa tarde!! Sou Advogado e também contemplado da AFTB. Eu sou um dos líderes na minha região (Mato Grosso do Sul) e infelizmente o único contemplado do meu Estado. Muitas pessoas depositaram confiança em mim, principalmente após minha contemplação. Desde uns 02 meses tenho sido procurado por estes associados para receberem de volta. Enfim, desenvolvi uma ação que pode aproveitar mais rápido esta devolução, inclusive em dobro e com indenização. No seu caso, especificamente, há possibilidade de garantir sua carta de crédito com acréscimo de perdas e danos. Caso seja interessante para o senhor, podemos marcar um horário para conversarmos por telefone ou skype.. Obrigado!!

      • Jussara Reis

        Desejo informação de como proceder ?
        Preciso de um advogado?
        Eu tenho parte da sentença do juiz, isso ajuda a entrar na justiça direto ou preciso de advogado aqui no Rio de Janeiro?
        Pode me mandar o numero do rpocesso principal da a AFTB?
        Obrigada!
        Jussara

        • Anderson Fabiano Pretti

          Mande-me e-mail para anderson.pretti@gmail.com com título DEVOLUÇÃO DA AFTB, que em seguida te passo detalhes de como proceder. Att., Dr. Anderson Pretti

          • Aldjones Marcelo Oliveira

            Ola, eu minha filha e minha esposa já pagamos mais de 40 meses e nao conseguimos mais acessar nossa area restrita. Logo queremos nosso dinheiro de volta. Alguem sabe como receber, pois a AFTB não responde aos chamados.

          • Anderson Fabiano Pretti

            Aldjones, sou advogado, e tenho 49 pessoas com ações comigo. Sendo de seu interesse, mande-me e-mail: anderson.pretti@gmail.com

        • Naval Toledo-Pr

          Ola Jussara , sou assessor JURIDICO, do Dr. Edir Locatelli,
          O unico advogado do Brasil que ja tem 83 habilitaçoes de credito no forum do Rio de Janeiro. Todas foram reconhecidas pela juiza nun prazo de 45 dias. Me mande um email para:
          ,
          edson_naval@hotmail.com
          ,
          Temos escritorio instalado no RJ pra poder fazer as habilitaçoes. Tudo tem que ser feito por lá.

          • Helen

            Oi Edson, eu tbm sou associada da AFTB, mais até agora não consegui nenhum contato com eles, vou lhe passar meu e-mail para que possa me explicar de que forma tenho que proceder, seria possível vc me ajudar?
            Meu e-mail é:helensvarjaorh@gmail.com
            Obrigada
            Helen

          • Marcos Marra

            meu email e marcosmarra@oi.com.br, me ajude por favor

          • elimar

            ola Edson eu tbm era associado da aftb mais parei de pagar, paguei dois anos e como eu faço para receber meu dinheiro de vouta ? entre em contato cmg elimargaspar01@hotmail.com

    • Naval Toledo-Pr

      Ola Moacir , sou assessor JURIDICO, do Dr. Edir Locatelli,
      O unico
      advogado do Brasil que ja tem 83 habilitaçoes de credito no forum do Rio
      de Janeiro. Todas foram reconhecidas pela juiza nun prazo de 45 dias.
      Me mande um email para:
      ,
      edson_naval@hotmail.com
      ,
      Temos escritorio instalado no RJ pra poder fazer as habilitaçoes. Tudo tem que ser feito por lá

  • Lá vão os colaboradores lesados para a Record.

  • E eu sou mais uma das enganadas desta associação, agora preciso ver como faço para reaver o dinheiro que investi, se recuperar já ficarei satifeita!

  • Quem quiser recebr o que já pagou á AFTB, através de HABILITAÇÃO DE CREDITO na justiça do RJ, atraves do nosso escritório de advocacia, me manda um email: edson_naval@hotmail.com que retorno com todas as informaçoes de como proceder.

    Quem quiser me adicionar no FACEBOOK me procure como:
    NAVAL TOLEDO PR

  • Jakson

    eu sou mais um enganado por essa associação AFTB deu golpe muita gente ai pelo Brasil quero sabe como vou receber meu dinheiro de volta Naval Add vc Skype e Face ok quero falar contigo amigo

    • Naval Toledo-Pr

      Me manda uma email:
      ,
      edson_naval@hotmail.com
      ,

      • elimar

        ola Edson eu tbm era associado da aftb mais parei de pagar, paguei dois
        anos e como eu faço para receber meu dinheiro de vouta ? entre em
        contato cmg elimargaspar01@hotmail.com eu tbm so do rio de janeiro.

  • Gilmar Jair Cremonese

    os carra sumiram, tipo bandido escondido, algén saberia o endereço da máfia ou de um dos mafiosos?

  • Anderson Fabiano Pretti

    Sou Advogado e também contemplado da AFTB. Eu sou um dos líderes na minha região (Mato Grosso do Sul) e infelizmente o único contemplado do meu Estado. Muitas pessoas depositaram confiança em mim, principalmente após minha contemplação. Desde uns 02 meses tenho sido procurado por estes associados para receberem de volta. Enfim, desenvolvi uma ação que pode aproveitar mais rápido esta devolução, inclusive em dobro e com indenização. No seu caso de quem foi contemplado e não recebeu o dinheiro para comprar o imóvel, especificamente, há possibilidade de garantir sua carta de crédito com acréscimo de perdas e danos. Interessados, podemos marcar um horário para conversarmos por telefone ou skype.. Obrigado!!

    • Edmar

      Qual seu skype e telefone?

      • Anderson Fabiano Pretti

        Skype: anderson.fabiano.pretti Telefone escritório:067-34219418

    • fabio

      oi vc tem um telefone da tim manda nesse email fabinho.ssa@hotmail.com para eu sabre melhor sobre vc e o que fazer para ter o dinheiro de volta ou se a justiça pode obrigar a aftb me da minha carta de credito afinal foi pra isso que eu me associei

    • monica davila

      Anderson, pode entrar em contato?
      moniquinhadavila@gmail.com

    • lucajove

      Amigo eu sou do Rj a pessoa que me colocou foi contemplado no meu grupo tem”DEFICIENTES VISUAIS” Todos querem o credito,eu coloquei mas de cem pessoas,boa tarde! email lucajove@gmail.com

    • Valdemir b

      Anderson. você tem como fazer contato com a AFTB?

      • Naval Toledo-Pr

        Quer receber o que ja pagou para a AFTB?

        Só tem um jeito: fazendo a HABILITAÇÀO DE CREDITO no processo já existe julgado la do RJ. É lá que está os bens e os 8 milhões bloqueados pela justiça. A juíza determinou que cada associado tem direito a receber o que pagou EM DOBRO + multa de 5.000 reais + juros.

        O sistema de pagamento ja foi decidido. Vai ser através do quadro geral de credores .

        Não adianta abrir processo contra a AFTB no juizado de pequenas causas ou na varas comuns. A AFTB Faliu. A justiça do RJ mandou fechar. Portanto não existe endereço valido para envio de intimação.

        Maiores informações me escreva: edson_naval@hotmail.com.

        Sou assessor jurídico do advogado Dr. Edir Virrissimo Locateli,

        Temos escritorio na cidade de TOLEDO / PR, e

        estamos fazendo hablitação de credito para mais de 183 ex-associados lá no RJ.

        ATENDEMOS TODO O BRASIL

        Segurança, honestidade e transparência é nosso trabalho.

        • joelma chaves garcia

          Edson Será que pode me ajudar a receber meu dinheiro de volta,paguei sempre em dia,esse dinheiro me faz muita,mas muita falta,você pode me dizer o que devo fazer?????????

          • Naval Toledo-Pr

            JOelma me manda um email para: edson_naval@hotmail.com
            ,
            te explico por la todo o procedimento…

            abraço

    • joelma chaves garcia

      Um verdadeiro bandido esse homem,sempre paguei em dia,paguei certinho pra que,ai vem um infeliz desse e destroi o sonho de muitas pessoas,o fim dele e triste,tomara que fique anos preso,que Deus tenha piedade desta pessoa,mas quero meu dinheiro suado de volta.

    • Rodrigo Rachid

      Me passe seu skype por favor doutor…o meu é rodrigodepinhal

      Att

      Rodrigo Rachid

  • Isac Jaylza Santana

    ola, sou isac tambem fui lesado pel AFTB contribui 3 anos e ate agora nao recebi nada, quero saber como faço para receber meu dinheiro de volta sou de

    SÃO PAULO. CONTATO ISAKKSANTANA@HOTMAIL.COM

  • Dr. Paccola

    endereço da casa do estelionatário: Rua Baru, nº 102, Jardim Petrópolis em São Paulo – Capital

  • Marcos Trindade

    Naval, acabei de enviar um e-mail para que possa apreciar minha situação!

  • juan_cunha

    ola, boa tarde meu nome é juan cunha, estamos realizando a habilitação de crédito da AFTB temos escritório no RJ, qualquer informação me mande un email juan_cunha@oi.com.br, ou juan_perfil1@hotmail.com, . transparência, e honestidade. ou me adione no facebook juan cunha.

  • lucajove

    Eu sou uma das vitimas da associação,que foi lesada pela “AFTB” ou será o ministério publico? eu nem sabia o que e uma “OSCIP” até perguntar a um adv amigo ele me garantiu que em caso de ma gestão ou gestão “Fraudulenta”. O governo Federal iria eleger uma outra”ONG” que iria assumir CADE! eu quero o meu sonho da casa propiá junto com danos morais um amigo disse que será visto caso a caso SERÁ????????????

  • francisco sena carretero

    contribui 2 anos, como faço para receber meu dinheiro de volta?

  • ceciliana

    com 10 meses de contribuição começamos a notar que eles mudavam muito as regras eles prometeram que quem fizesse uma contribuição maior ganharia a carta de credito mais rápido dai minha sogra pagou o dobro do que contribuía quando deu o tempo de ela receber mudou-se as regras novamente ela exigiu
    o dinheiro de volta e a gente parou de pagar e ficou por isso mesmo

  • ceciliana

    Eu é que nao confio nesses advogados que estão comentando já basta ter sido iludida pela aftb

  • Naval Toledo-Pr

    Quer receber o que ja pagou para a AFTB?

    Só tem um jeito: fazendo a HABILITAÇÀO DE CREDITO no processo já existe julgado la do RJ. É lá que está os bens e os 8 milhões bloqueados pela justiça. A juíza determinou que cada associado tem direito a receber o que pagou EM DOBRO + multa de 5.000 reais + juros.

    O sistema de pagamento ja foi decidido. Vai ser através do quadro geral de credores .

    Não adianta abrir processo contra a AFTB no juizado de pequenas causas ou na varas comuns. A AFTB Faliu. A justiça do RJ mandou fechar. Portanto não existe endereço valido para envio de intimação.

    Maiores informações me escreva: edson_naval@hotmail.com.

    Sou assessor jurídico do advogado Dr. Edir Virrissimo Locateli,

    Temos escritorio na cidade de TOLEDO / PR, e

    estamos fazendo hablitação de credito para mais de 183 ex-associados lá no RJ.

    ATENDEMOS TODO O BRASIL

    Segurança, honestidade e transparência é nosso trabalho.

  • Andréa Lima

    Vocês sabem de alguém que tenha movido uma ação na justiça contra a AFTB que tenha recebido o dinheiro de volta?

    • Dr Joao

      Amigos sou advogado, mas voces não precisam de advogados para se habilitar no Rio de Janeiro, só enviar uma cartinha dizendo que foi associado com copia de tudo que pagou e pede habilitação do crédito para
      Juiz da 2º vara empresarial do Rio de Janeiro -Capital.

      Só isso mais nada, vc será habilitado a receber, parem de entrar nessa de advogado que cobram.

      Dr João.

      • JONI

        Dr JOÃO SERÁ QUE A JUIZA RECEBERÁ ESTÁ CARTA.

      • Alan Agra

        Por favor Dr. João,me dê mais dicas sobre o assunto,por favor!! meu e-mail é alanagra1@gmail.com O
        obrigado

  • charles

    Dr João, ganhei a causa em Natal, mas a justiça não encontrou o endereço da AFTB em São Paulo. E dizem que eu tenho que indicar o endereço da parte Ré. Por favor, enviei seu e-mail para o meu cr2@hotmail.com, para que eu possa tirar dúvidas. Obrigado.

    Charles.