Últimas Notícias
Home / Mercado / Elas Decidem & Outras Notas

Elas Decidem & Outras Notas

MAIORES CONSTRUTORAS
De acordo com o Ranking ITC 2013, a MRV foi a maior construtora do País no ano passado, com 401 obras e quase 7,5.milhões de metros quadrados construídos. Em segundo lugar, ficou a Cyrela, em terceiro a Direcional Engenharia, em quarto a Gafisa e em quinto a Brookfield. A MRV também liderou na categoria residencial baixa renda.

MAIS LANÇAMENTOS
Os lançamentos de prédios residenciais na capital paulistana aumentaram mais de 16% no ano passado (33.198 economias), comparativamente com 2012 (28.517 unidades). Conforme o Secovi-SP, apesar do expressivo crescimento (92,9%) do número de lançamentos com apartamentos de um dormitório, os de dois dormitórios continuaram liderando com cerca de 40%.

VENDA DE IMÓVEL LOCADO
Na hipótese de um imóvel ser vendido durante a locação, o novo proprietário pode rescindir o contrato, concedendo o prazo de 90 dias para sua desocupação, contados do registro da transferência. Contudo, se o contrato estiver vigorando por prazo determinado, contiver cláusula de vigência em caso de alienação e estiver averbado junto à matrícula do imóvel, o adquirente será obrigado a respeitar a locação até o seu término.

ELAS DECIDEM
Cada vez mais é o sexo feminino que detém a palavra final na hora de comprar a casa própria. A mulher é hoje, em aproximadamente dois terços dos casos, quem influencia diretamente na decisão de compra, pois é ela quem mais conhece as necessidades da família. Os itens que mais pesam na balança são praticidade, conforto e segurança.

OLHO NOS PORTAIS
A procura por imóveis na internet é uma tendência mundial, com destaque para os portais imobiliários – já que, cada vez mais, os consumidores querem encontrar o que procuram num só lugar, sem perder tempo navegando por muitos sites. Segundo os marqueteiros, os anúncios de imóveis para venda e locação em portais imobiliários, multiplicam sua exposição.

MINORIA QUE MANDA
As estatísticas mostram que cerca de 70% dos condôminos não comparecem às assembleias gerais convocadas pelos síndicos, sendo a única exceção as reuniões onde se discutem questões relacionadas com garagens. Recorde-se que se a convenção ou a lei não exigirem algum quórum qualificado, as decisões das assembleias, ainda que tomadas por poucos, obrigam a todos.

INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO
Investidores podem ter um excelente retorno de capital com aplicações no mercado imobiliário, ou garantir uma fonte de renda segura. Entretanto, no momento de escolher o que adquirir, é importante estar atento a quatro fatores: o ponto, a planta, o padrão (de acabamento) e o preço. A aliança desses quatro “P”, é garantia de um ótimo negócio.

RETROFITANDO IMÓVEIS
Uma operação que vem caindo no gosto dos investidores é comprar imóveis degradados para recuperá-los. Essa técnica, conhecida como retrofit, é ainda pouco usada no Brasil, mas gera excelentes resultados. “Retrofitar” um imóvel bem localizado ou com bom potencial, está sendo considerado um dos grandes negócios imobiliários do momento.

LEILÃO É OPÇÃO
Outra boa opção para os investidores imobiliários são os chamados leilões extrajudiciais, realizados por instituições financeiras, envolvendo imóveis retomados de mutuários inadimplentes. O procedimento de venda é semelhante ao do leilão judicial, mas com menor risco e burocracia. De todo modo, a análise da documentação e a prévia vistoria do imóvel são essenciais.

Fonte: CARLOS ALCEU MACHADO (www.cam.adv.br)

Sobre Carlos Alceu Machado

Veja também

Caixa Reduz Juros do Crédito Imobiliário & Outras Notas

CAIXA REDUZ OS JUROS DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO A Caixa Econômica Federal anunciou a redução da …

  • Pingback: » Elas Decidem & Outras Notas()

  • Flavio Alcantra Rodrigues

    Essa tem que ser GRANDE MESMO, explora deste estagiários( trabalha-se igual burro de carga), unica coisa que você não é, é estagiário até o Engenheiro formado que não é Engenheiro é analista(subclasse de Engenheiro). A parte de vendas é terceirizada porem tem tudo que associa a marca MRV e em seus stands inúmeros falsos corretores num rodizio frenético de burlagem do sistema e das leis.