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Como medir a participação de mercado de minha imobiliária (share)?

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Este tópico contém resposta, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Administrador 1 ano, 1 mês atrás.

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    Andre Hildebrand perguntado 22 de June de 2015

    Boa Tarde,
    Sou proprietário de uma imobiliária na cidade de Brusque / SC. Gostaria de desenvolver um trabalho que me permita medir o tamanho do meu mercado de atuação, e consequentemente saber qual é a minha participação nesse mercado. Ou seja, preciso saber qual meu Share na região de atuação da minha imobiliária. Se há alguma forma através do registro de imóveis ou até mesmo junto a prefeitura de minha cidade. Se já existe algum modelo, ou até mesmo outras imobiliárias que já realizam este trabalho?
    Grato,
    André Hildebrand

    #8887

    José Ruiz ⋅ Staff ⋅ 22 de June de 2015

    muito interessante sua pergunta, espero que apareçam outras opiniões por aqui.

    Eu acho o mercado imobiliário um dos setores menos transparentes da nossa sociedade. Ninguém sabe exatamente o que ocorre nele, existem inferências, percepções baseadas em outros mercados (financeiro, de construção, etc.) mas números exatos do setor não existem, a despeito dos dados coletados e divulgados periodicamente por CRECI e SECOVI.

    Não só o mercado em si não tem processos capazes de definir esses dados como o ambiente em que atuamos é extremamente impreciso. Por exemplo: 70% dos imóveis em Salvador são irregulares. Quem, a não ser Deus, sabe dizer, garantido, o que acontece com esse imóveis?

    É preciso ressaltar que o mercado imobiliário é uma indústria extremamente importante para a sociedade capitalista em que vivemos. Os bancos precisam desses dados, as construtoras, a bolsa de valores, enfim, muita gente precisa dessa informação. Mas ela não existe, pelo menos não com precisão, de forma direta, normalmente os economistas cruzam dados de outros setores para medir o mercado imobiliário.

    Para arrematar, e me corrijam se estiver falando muita bobagem, cartórios não fornecem esses dados (consolidados), receita federal também não.

    Dito isso, respondo a sua pergunta da seguinte forma: acho que você consegue medir a sua participação em determinados segmentos fazendo uma pesquisa com público alvo e players desse segmento, tendo em mente que você estará medindo essencialmente a percepção da coisa, não a coisa, propriamente dito.

    E insisto na importância da sua pergunta, para um mercado vital como o imobiliário acho que deveríamos ter números mais consistentes.

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