Últimas Notícias
Home / Habitação / Locação / Garantias locatícias: mercado oferece alternativas

Garantias locatícias: mercado oferece alternativas

Alugar um imóvel pode ser uma dor de cabeça. De um lado, o proprietário precisa ter garantias de que irá receber o valor do aluguel em dia, ao mesmo tempo em que sofre com a incerteza de que seu imóvel está sendo bem cuidado. De outro lado, o inquilino precisa comprovar renda suficiente para arcar com os custos do aluguel e ainda conseguir um fiador que avalize o pagamento.

Para essa situação existem alternativas ainda pouco difundidas no mercado imobiliário, mas que vêm ganhando força. É o caso do seguro-fiança, modalidade de garantia locatícia que substitui o fiador e garante o pagamento não só do aluguel, como condomínio, danos ao imóvel, IPTU, contas de consumo e multas rescisórias e por atraso. O valor, pago na assinatura do contrato, deverá equivaler duas vezes o valor do aluguel e é pago uma vez por ano.

Segundo Daniela Magalhães, diretora da Céu-Lar, muitos clientes estão percebendo as vantagens da opção. “Nesse caso, não é mais preciso encontrar alguém com imóvel próprio registrado e nem renda comprovada para ser o fiador. Não é mais preciso recorrer a parentes e amigos na hora de fechar o contrato e nem se sentir mais obrigado a avalizar o imóvel de alguém como forma de agradecimento”, revela.

Outra modalidade permitida por lei e que pode substituir o fiador é o título de capitalização. Nesse caso, o interessado terá que desembolsar cerca de 12 vezes o valor do aluguel mais os encargos, logo no início do contrato. Esse dinheiro fica guardado e é usado em caso de necessidade. Ao final, o inquilino recebe de volta o valor do título, corrigido pela TR. (AMizher-JornalOTempo)

Fonte: http://gestor-imobiliario.blogspot.com/2010/06/mercado-imobiliario-locacao-em.html

Sobre Administrador

Veja também

Locação Residencial

É comum surgirem perguntas sobre locação residencial, então achei oportuno fazer um apanhado geral e …