Últimas Notícias
Home / Editores / Carlos Alceu / A Hora de Investir em Imóveis é Agora & Outras Notas

A Hora de Investir em Imóveis é Agora & Outras Notas

A HORA DE INVESTIR EM IMÓVEIS É AGORA
Após pelo menos dois anos de queda acentuada nos preços, no número de lançamentos e também nas vendas, o mercado imobiliário parece estar reagindo à retomada econômica iniciada no primeiro trimestre de 2017. Por conta disso, a hora de voltar a investir no setor é agora, antes que a Selic alcance os 7% ao ano e antes que o estoque de unidades disponíveis caia ainda mais – fatores que tenderão a valorizar os imóveis.

COM QUEDA DE JUROS, É POSSÍVEL COMPRAR IMÓVEL ATÉ 40 M² MAIOR
Com a redução acentuada da taxa básica de juros, os consumidores que estão à procura de um imóvel foram beneficiados, porque os bancos começaram a reduzir os juros cobrados em financiamentos imobiliários. Segundo um levantamento feito pela plataforma MelhorTaxa, que considerou dez bancos, um comprador pode adquirir um imóvel até 40 metros quadrados maior do que no início do ano, com a mesma capacidade de pagamento.

AFASTADA EXIGÊNCIA DE CERTIDÃO NEGATIVA PARA REGISTRO DE IMÓVEL
Não é mais preciso comprovar a quitação de créditos tributários, contribuições federais e outras imposições pecuniárias compulsórias para fazer qualquer operação financeira nos registros de imóveis. A decisão é do Conselho Nacional de Justiça, que entendeu que não se pode falar em comprovação da quitação de imposições pecuniárias compulsórias para o ingresso de qualquer operação financeira no registro de imóveis.

CRÉDITO IMOBILIÁRIO AVANÇOU 8,2% EM SETEMBRO
O crédito imobiliário com recursos da poupança somou R$ 3,41 bilhões em setembro, segundo dados da Abecip. O volume representa um crescimento de 8,2% em relação ao mesmo mês do ano passado, mas uma queda de 22,7% na comparação com agosto. No acumulado do ano, o volume financiado chegou a R$ 32,63 bilhões, montante 2,9% inferior ao observado em igual período de 2016.

AUMENTARAM OS LANÇAMENTOS E AS VENDAS DE IMÓVEIS NOVOS
Segundo a Abrainc, entre janeiro e agosto de 2017 os lançamentos de imóveis novos aumentaram 9,0%, na comparação com os primeiros oito meses do ano passado. No mesmo período, as vendas de imóveis novos cresceram 3,4%, em relação ao volume comercializado no mesmo intervalo em 2016. Os resultados apresentados até o momento reforçam a trajetória positiva observada nos últimos 12 meses, quando lançamentos e vendas de imóveis novos cresceram.

CONDOMÍNIOS FECHADOS PODEM IMPEDIR INGRESSO DE ESTRANHOS
Ao adquirir um lote em condomínio fechado, o comprador passa a ser também coproprietário de uma fração ideal das áreas de uso comum, que abrangem as ruas, praças, muros, portarias, áreas verdes e de lazer etc. Assim, toda a área condominial (terrenos e partes comuns) é particular, inexistindo coisa pública no local. Por isso, só podem entrar no condomínio pessoas autorizadas pelos moradores.

 

Sobre Carlos Alceu Machado

Veja também

Caixa Sobe Prestação se Mutuário Desiste de Produto & Outras Notas

CAIXA SOBE PRESTAÇÃO SE MUTUÁRIO DESISTE DE PRODUTO Mutuários têm sido surpreendidos por aumentos nas …