Últimas Notícias
Home / Sem categoria / IMÓVEIS MAIS VENDIDOS NO INTERIOR DE SÃO PAULO NO ANO DE 2009

IMÓVEIS MAIS VENDIDOS NO INTERIOR DE SÃO PAULO NO ANO DE 2009

Imóveis usados de até R$ 120 mil foram os mais vendidos em 18 cidades do interior do Estado de São Paulo em 2009, representando 54,81% dos negócios fechados pelas imobiliárias consultadas ao longo do ano passado pelo Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (CRECI/SP). A maioria das unidades foi vendida com financiamento da Caixa Econômica Federal (CEF), que somaram 47,85% do total e superaram até as vendas feitas à vista, que responderam por 44,86% dos contratos formalizados nas imobiliárias.

As vendas feitas com pagamento parcelado e, portanto, “financiadas” diretamente pelos proprietários representaram 2,33% do total de negócios formalizados nas imobiliárias no ano passado no Interior do Estado. Os consórcios imobiliários tiveram participação restrita, limitada a 0,75% do total de casas e apartamentos vendidos.

“O balanço de 2009 mostra claramente a concentração de mercado em faixas de imóveis de padrão mais popular, reflexo de uma demanda reprimida e de uma capacidade financeira limitada dos compradores, além de deixar claro o papel de destaque assumido pela Caixa Federal como principal agente realizador do sonho da casa própria nessas cidades do Interior”, avalia José Augusto Viana Neto, presidente do CRECI/SP.

Os demais bancos, privados e estatais, financiaram apenas 4,21% das vendas, “o que evidencia o desinteresse deles em cumprir um papel socialmente mais relevante e economicamente mais estimulante, que é o de incentivar toda a indústria imobiliária e não apenas parte dela”, comenta Viana Neto, referindo-se à fartura de financiamentos para imóveis novos em contraste com a escassez para os usados.

As casas – com 66,27% do total de contratos – foram as campeãs de vendas no Interior em 2009, ficando os apartamentos com os restantes 33,73% dos negócios efetivados. A maioria dos imóveis que trocaram de dono localizava-se em bairros das áreas centrais dos municípios – 69,99%.

Gazeta de Piracicaba

Sobre Administrador

Veja também

Marketing digital na sua empresa

Google Links Patrocinados A chance de sua empresa ter lucro com Google links patrocinados é …