Últimas Notícias
Home / Mercado / Imóveis Mal Assombrados & Outras Notas

Imóveis Mal Assombrados & Outras Notas

PONTO COMERCIAL
Muita gente pensa que um fundo de comércio, popularmente conhecido com o “ponto”, tem origem da simples locação de um imóvel comercial durante algum tempo. Não é bem assim. Dentre outros requisitos, é necessário que a locação esteja vigorando por prazo determinado, com contrato escrito, válido por pelo menos 5 anos, e que o inquilino peça judicialmente a renovação da locação.

A ESCOLHA CERTA
Aliás, a escolha do ponto comercial certo para uma determinada atividade, é a chave do sucesso. Se você precisa de público, tem que ficar no térreo, de frente para a rua, em região com um bom fluxo de pedestres. Se os seus clientes chegam de carro, estacionamento nas proximidades é vital. Não trabalha diretamente com o público? Então pode ficar num local escondido.

VEIO PARA FICAR
Criada em 2001, durante o governo FHC, com o objetivo de renegociar cerca de 1.200.000 contratos de financiamento habitacional inadimplidos, cedidos pela Caixa Econômica Federal, a Emgea está buscando outros parceiros para continuar operando. Como o estoque dos contratos antigos já baixou para menos de 250.000, a empresa tenta parcerias com o BB e o BNDEs.

PET PLACE
Proliferam nos condomínios residenciais as áreas reservadas aos animais de estimação – cujo número também cresce acentuadamente. Esses locais, mais conhecidos por sua denominação em inglês (pet place ou pet play), ficam em áreas de uso comum, tem pisos e revestimentos especiais e uma infraestrutura com pista de corrida com obstáculos, pratos para ração e água, banheiro etc.

CACHORROS DE APARTAMENTO
Por falar em pet place, muitos veterinários apontam as cachorras pequenas e sem raça definida (SRD) como os melhores pet para se criar em apartamento, por serem mais calmas e resistentes. Seguem-se o shih-tzu, o lhasa apso, o yorkshire, o pug, o poodle, o bull dog francês, o golden retriever, o dálmata, o lulu da pomerânea (ou spitz alemão), o chiuaua, o pastor Shettler e o pinscher.

RET DA INCORPORAÇÃO
O RET Incorporação é um regime tributário especial, ao qual as incorporadoras podem aderir visando a redução dos impostos sobre suas receitas. Embora a adesão seja opcional, ela é irretratável, pois a empresa optante deve promover a afetação do patrimônio do empreendimento para ter direito ao pagamento unificado do IRPJ, CSLL, COFINS e PIS na base de 4%.

IMÓVEIS MAL ASSOMBRADOS
Nos EUA, além do proprietário ser obrigado a comunicar ao comprador quaisquer defeitos materiais existentes num imóvel à venda, em muitos estados uma nova obrigação se impõe: informar se a residência tem algum “defeito emocional” ou é “impactada psicologicamente”. Enquadram-se nessas categorias, por exemplo, a ocorrência de “fantasmas” e de mortes violentas no local. E se a moda pegar aqui?

RESPONSABILIDADE DO CORRETOR
Outra: o corretor (agente) imobiliário norte-americano não tem a obrigação de realizar uma investigação independente sobre o estado do imóvel à venda, ou em relação à idoneidade financeira do proprietário. No Brasil, contudo, esta segunda tarefa é uma das suas principais responsabilidades, já que uma transação pode ser desfeita por credor de vendedor inadimplente.

Fonte: CARLOS ALCEU MACHADO (www.cam.adv.br)

Sobre Carlos Alceu Machado

Veja também

Minha Casa, Minha Vida Tem Novas Regras & Outras Notas

MINHA CASA, MINHA VIDA TEM NOVAS REGRAS A Portaria nº 160 do Ministério das Cidades …