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Imóveis Problemáticos & Outras Notas

VALOR GERAL DE VENDAS
Muito conhecido pelos operadores do mercado imobiliário, o VGV significa a soma do preço de lançamento das unidades de qualquer empreendimento imobiliário. É com base nesse valor que as incorporadoras analisam a viabilidade de um negócio, assim como calculam as quantias destinadas à publicidade e às despesas com vendas, dentre outras.

ROBOT VIEW
O portal imobiliário VivaReal anunciou uma parceria com a Rossi Residencial e com a agência Today, para promover forma inédita de divulgação de um lançamento. É o Robot View, que conecta os interessados a um robô equipado com câmera, que apresenta à distância um apartamento decorado. No passeio virtual, podem ser vistos os diversos cômodos e detalhes do apartamento.

NOVIDADE JURÍDICA
A exemplo do que acontece com os contratos, o Judiciário passou a aceitar a possibilidade de revisão também dos distratos, especialmente se envolver alguma relação de consumo, inclusive imobiliária. Estamos chegando ao ponto em que qualquer documento só será considerado definitivo se vier acompanhado de uma decisão judicial inapelável. Alguém já disse que, no Brasil, até o passado é incerto.

QR CODE GANHA ESPAÇO
O Quick Response Code (Código de Resposta Rápida), mais conhecido pela abreviatura QRCode, já visto em algumas placas e anúncios imobiliários, começa a ganhar força e espaço no mercado. Funcionando como uma espécie de código de barras, o QRCode permite que um celular ou um tablet o “leia”, ato que faz abrir no aparelho fotos, filmes e outros informes sobre um imóvel.

IMÓVEIS PROBLEMÁTICOS
Como se sabe, não é aconselhável alguém adquirir imóvel com algum tipo de restrição lançada na sua matrícula. Porém, além disso, débitos com a Fazenda Pública, com despesas condominiais e com credores em geral – especialmente previdenciários e trabalhistas –, também são fantasmas que precisam ser exorcizados pelos compradores, mesmo quando não lançados na matrícula.

VALORIZAÇÃO DA PERIFERIA
Na média, em todo o País, os bairros que mais se valorizaram foram os mais afastados dos centros das grandes cidades. Isso se explica pelo expressivo aumento dos preços dos terrenos localizados em regiões nobres, fazendo com que construtoras, incorporadoras e mesmo investidores começassem a buscar opções menos custosas nas periferias.

NEGÓCIOS EM CONDOMÍNIOS
Prolifera no País um novo nicho de mercado, envolvendo os grandes condomínios. Desde que, evidentemente, haja local apropriado e permissão na convenção, um condomínio pode licitar, entre pessoas interessadas, a locação de um espaço comunitário, para que nele seja estabelecido algum tipo de comércio. Quanto maior o edifício, maior o valor do aluguel e do ponto.

PROBLEMAS COM A LETRA “C”
De acordo com a administradora paulista Lello, os conflitos mais comuns em condomínios começam com a letra C: três quartos das reclamações envolvem carro, criança, cachorro e cano. As crianças e os cães respondem por 8% e 30%, respectivamente, dos problemas envolvendo barulho; carros e suas vagas de garagem respondem por 25%; vazamentos em canos, por 12%.

CONDOMÍNIOS TEM PREFERÊNCIA
Na cidade de São Paulo, 37% do total dos domicílios já são apartamentos – percentual que tende a aumentar cada vez mais. A grande vantagem que as pessoas enxergam na vida condominial é a segurança; em seguida, vem a tranquilidade de saberem que há alguém – normalmente o síndico – encarregado de resolver os problemas “da casa”.

Fonte: CARLOS ALCEU MACHADO (mais Notas no site)

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