Últimas Notícias
Home / Editores / Imóveis usados em São Paulo: vendas recuam 30%

Imóveis usados em São Paulo: vendas recuam 30%

Queda na venda de imóveisVocê já tinha lido que o número de imóveis usados vendidos em 2012 caiu 13,8% em setembro ante agosto no Estado de São Paulo. Também deve ter lido que a venda de imóveis novos no mesmo período sofreu uma (pequena) queda de 50%.

Agora vem a notícia de que as vendas de imóveis usados recuaram 32,11% em novembro no Estado de São Paulo na comparação com outubro, segundo o Creci-SP (Conselho Federal de Corretores).

Segundo a pesquisa, feita com 1.381 imobiliárias de 37 cidades do Estado de São Paulo, as vendas em novembro foram menores que as de outubro nas quatro regiões em que se divide a pesquisa.

São Paulo teve queda de 8,83%; interior, de 19,85%; litoral, de 16,93% e ABCD, Guarulhos e Osasco, de 64,24% (!!).

Para o presidente da entidade, a perspectiva em dezembro é de alta nas vendas (sei..). Quanto ao resultado de novembro, ressalta que “a venda de um imóvel tem ritos e ritmo mais demorados que os de outros bens por causa do valor do negócio, dos cuidados que essa operação exige e da própria natureza desse bem, que costuma ser o mais caro que as famílias adquirem”.

E neste contexto me aparece a notícia de que o Feirão de Imóveis da Caixa, versão 2012, bateu recorde de vendas (20% a mais que o anterior) e que as contratações de crédito imobiliário em 2012 tiveram um crescimento de 36,2% (!!).

Será que não está havendo uma manipulação da informação aí? Como é possível as vendas despencarem (e estão em queda desde 2011 – quem está no mercado sabe muito bem disso) e o volume de crédito imobiliário crescer mais de 1/3?

Também pergunto o seguinte: tenho um “conhecido” que comprou um imóvel novo, financiado (“pagou” uma fábula) e está há mais de um ano tentando vender o imóvel velho aqui em São Paulo.. Tá pedindo R$ 1 milhão em um imóvel que eu avalio – assim por cima – em uns R$ 400 mil.. recentemente esse “conhecido” me disse que agora vai ter que vender o imóvel “velho” de qualquer jeito, pois as coisas estão começando a apertar (queimou as economias – precisa vender o imóvel antigo para pagar balões e prestações do novo).. o que será que vai acontecer com esse camarada, já que agora tá meio difícil vender imóvel?

Sobre José Ruiz

Blogger, Corretor de Imóveis, editor do Fórum Imobiliário, especialista em Marketing Digital. Perfil de Twitter e Facebook abaixo: dá uma passadinha lá..

Veja também

Caixa Reduz Juros do Crédito Imobiliário & Outras Notas

CAIXA REDUZ OS JUROS DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO A Caixa Econômica Federal anunciou a redução da …