Últimas Notícias
Home / Editores / Carlos Alceu / Imóveis Voltam a Ser Boa Opção de Investimento & Outras Notas

Imóveis Voltam a Ser Boa Opção de Investimento & Outras Notas

IMÓVEIS VOLTAM A SER UMA BOA OPÇÃO DE INVESTIMENTO
O Banco Central reduziu a taxa básica de juros de 12,25% para 11,25% ao ano. O consenso entre os economistas é que a Selic encerrará 2017 em 8,75%, o que significa que a renda fixa perderá atratividade. A outra opção para investidores com perfil conservador – caso dos brasileiros – é a aplicação em imóveis, movimento comum quando os juros básicos da economia caem.

LEI DO DOCUMENTO ÚNICO SIMPLIFICARÁ O MERCADO IMOBILIÁRIO
O Senado aprovou o projeto de lei que cria o Documento de Identificação Nacional (DIN), que reunirá dados biométricos e civis, como registro geral (RG), carteira nacional de habilitação (CNH), cadastro de pessoa física (CPF) e título eleitoral em um único documento, a ser impresso pela casa da moeda. Quando entrar em circulação, o DIN simplificará enormemente as transações correntes no mercado imobiliário, incluindo os financiamentos habitacionais.

SÍNDICOS APELAM PARA O PROTESTO DE DESPESAS CONDOMINIAIS
Com os atrasos em alta, os síndicos têm recorrido cada vez mais aos cartórios de protestos para conseguirem reduzir a inadimplência nos condomínios. Além de ser uma solução com amparo legal, o protesto da dívida condominial, com a consequente negativação do nome do condômino nos serviços de proteção ao crédito, tem um custo menor, mais efetividade e resultado mais rápido, quando comparado, por exemplo, à cobrança judicial.

MILHARES DE IMÓVEIS PODEM SER REFÚGIO DA CORRUPÇÃO
Exatos 3.452 mil imóveis, localizados nas áreas mais caras da cidade de São Paulo, avaliados em cerca de US$ 2,7 bilhões, pertencem a 236 empresas ligadas às offshores – corporações abertas nos chamados “paraísos fiscais”, países que oferecem isenções de impostos e mantém sob sigilo os nomes dos proprietários. A apuração foi feita pela Transparência Internacional, uma ONG que suspeita que os imóveis foram comprados com dinheiro da corrupção.

COMPRAS À VISTA DE IMÓVEIS CRESCERAM NO PRIMEIRO TRIMESTRE
Construtoras e imobiliárias constataram um aumento do número de clientes que compraram imóveis à vista durante o primeiro trimestre, atraídos por descontos e facilidades concedidos pelas empresas. Segundo os registros do mercado imobiliário, de janeiro a março de 2017 foi realizado o dobro de transações na modalidade, em comparação ao mesmo período de 2016.

COMO DECLARAR AO I.R. COMPRA DE IMÓVEL VIA CONSÓRCIO
A existência do consórcio já deve ter sido declarada no exercício anterior, na ficha “Bens e Direitos”. Dessa forma, por ocasião da aquisição do imóvel, basta repetir o valor para “Situação em 31/12/2015” e deixar o campo “Situação em 31/12/2016” zerado. E o contribuinte não deve se esquecer de informar a data e o valor da contemplação em “Discriminação”.

TST MANTÉM PENHORA DE IMÓVEL DE LUXO DOADO A FILHOS MENORES
O Tribunal Superior do Trabalho rejeitou um recurso no qual três crianças alegavam que o único imóvel que lhes serve de residência é impenhorável, mesmo sendo de luxo, por constituir bem de família. O imóvel foi doado às crianças pelo pai, que tem uma dívida de natureza trabalhista. A decisão entendeu que houve tentativa de fraude à execução trabalhista e resguardou apenas a meação da esposa do devedor sobre o imóvel.

TRÊS DICAS PARA DEIXAR SUA CASA MAIS SILENCIOSA
Nem sempre é simples lidar com ruídos quando se está procurando descanso. Mas existem alguns truques de decoração que podem ajudar a amenizar os barulhos indesejados: tapetes ajudam a reduzir o eco do ambiente e o barulho das pisadas no chão; estantes cheias de livros podem conter barulhos entre os cômodos da casa; cortinas de tecido grosso e pesado, do teto ao chão, podem amenizar sons externos.

Sobre Carlos Alceu Machado

Veja também

Vendas Voltam a Subir Após Crise Política & Outras Notas

VENDA DE IMÓVEIS VOLTA A SUBIR APÓS CRISE POLÍTICA A última crise política causou um …