Últimas Notícias
Home / Mercado / Informações Sigilosas & Outras Notas

Informações Sigilosas & Outras Notas

PORTABILIDADE DE CRÉDITO
A Proteste – Associação de Consumidores, em parceria com o Canal do Crédito, criou uma ferramenta que permite a um mutuário verificar se vale a pena transferir seu financiamento habitacional para outro banco, fazendo uso da chamada portabilidade. Quem desejar fazer uma simulação, basta acessar a página da internet www.proteste.org.br/portabilidadedocredito.

QUESTÃO DE PONTO DE VISTA
De acordo com o Secovi-SP, as transações imobiliárias na capital paulista, em agosto, cresceram 144,2% na comparação com julho; porém, se a comparação for feita com o mesmo mês do ano anterior, houve uma queda de 30,4%. Os otimistas enxergam nesses números um sinal de retomada dos negócios, ao passo que os pessimistas veem uma retração. Questão de ponto de vista.

MAIS UM APLICATIVO
A todo momento surge um novo aplicativo para smartphones, voltado ao mercado imobiliário. Agora chegou a vez do Paint Tester, quem permite ao usuário tirar fotografias de cada ambiente de um imóvel, e depois pintá-los virtualmente com a cor que desejar. Muito útil para quem não tem certeza da cor que deseja utilizar e uma boa ferramenta para construtoras e imobiliárias.

INVESTIMENTOS DOS FUNDOS DE PENSÃO
Para os analistas, a desaceleração nos negócios não afeta os investimentos dos fundos de pensão em imóveis – que, em média, representam 4,5% das suas carteiras (10% no caso da Previ). Apesar de serem notados preços elevados em algumas áreas do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, todos concordam que no País como um todo o mercado imobiliário segue atrativo.

ADJUDICAÇÃO IMPOSSÍVEL
A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu que um imóvel sem matrícula própria não pode ser objeto de adjudicação compulsória (ação judicial visando a obtenção de um registro imobiliário). O acórdão registrou que a intervenção da Justiça para determinar, por via transversa, a titulação de domínio sobre imóvel não matriculado, frustraria o ordenamento jurídico.

CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS
Boa notícia: o Brasil está entre os países líderes em número de construções sustentáveis. Para a Ong GBC Brasil, os nossos empreendimentos com selo verde estão conseguindo reduzir em torno de 30% o consumo de energia, de 30% a 50% o consumo de água, e também conseguem diminuir em cerca de 60% a 80% a gestão dos resíduos gerados durante todo o empreendimento.

INFORMAÇÕES SIGILOSAS
Brasil e EUA ampliaram um acordo de cooperação visando a troca automática de informações tributárias. Alguns investidores imobiliários estão descontentes com o fato do pacto permitir que movimentações financeiras de contribuintes brasileiros em instituições financeiras norte-americanas, sejam repassadas à Secretaria da Receita Federal brasileira pelas autoridades tributárias dos EUA.

MICROS GANHAM MERCADO
Com os imóveis residenciais compactos virando tendência no mercado, as incorporadoras aderiram de vez aos miniapartamentos medindo entre 18 e 25 metros quadrados, tendo como público-alvo os solteiros e os casais sem filhos. Porque cabem no bolso de um público maior, essas unidades tem uma velocidade de venda superior à média e dão um retorno maior na locação.

DEVOLUÇÃO DE PAGAMENTOS
Algumas incorporadoras ainda estipulam em contrato que, no caso de rescisão da promessa de compra e venda por culpa do adquirente, os valores recebidos por conta do preço serão devolvidos somente depois de terminadas as obras. Trata-se, entretanto, de cláusula ilegal, já que a empresa está obrigada a devolver imediatamente tais valores, descontadas as penalidades pactuadas.

Fonte: CARLOS ALCEU MACHADO (mais Notas no Site)

Sobre Carlos Alceu Machado

Veja também

Caixa Reduz Juros do Crédito Imobiliário & Outras Notas

CAIXA REDUZ OS JUROS DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO A Caixa Econômica Federal anunciou a redução da …