Últimas Notícias
Home / Editores / Carlos Alceu / Inquilino Vota (ou Não) em Assembleia Condominial & Outras Notas

Inquilino Vota (ou Não) em Assembleia Condominial & Outras Notas

INQUILINO PODE VOTAR EM ASSEMBLEIA DO CONDOMÍNIO?
O Código Civil de 2002 não trata desse assunto como a Lei nº 4.591/64 o fazia. Esta lei, parcialmente revogada, previa expressamente a possibilidade do inquilino votar – exceto nas deliberações envolvendo gastos extraordinários -, na hipótese do proprietário não estar presente. Há quem entenda que, como o Código Civil não tratou especificamente dessa questão, a lei antiga continua em vigor nesse ponto. O tema, porém, não está pacificado.

COBRANÇA DE CONDOMÍNIO SÓ APÓS A ENTREGA DAS CHAVES
Quando o consumidor ainda não tem a posse do apartamento que comprou, a obrigação de pagar as despesas condominiais é da empresa construtora. Esse ônus só pode ser repassado ao comprador após ele receber as chaves do imóvel. Disposição em contrário, mesmo que conste no contrato de compra e venda ou na convenção do condomínio, não é válida.

CUIDADOS NECESSÁRIOS NA HORA DE VISTORIAR UM IMÓVEL
Pouca gente conhece quais são os cuidados necessários na hora de realizar a vistoria no imóvel que será alugado. Porém, verificar se existe algum tipo de vazamento, mofos nas pareces e o estado da pintura, são constatações básicas. O máximo de detalhes no que se refere ao estado de conservação nos itens estruturais, pode livrar ambos os contratantes de aborrecimentos futuros.

VOCÊ SE CONSIDERA UM BOM VIZINHO?
Você já parou para pensar se é um bom vizinho? Sabe o que pode ou não fazer pelo bem-estar do condomínio? A convivência social pode até parecer um bicho de sete cabeças para algumas pessoas, mas existem algumas atitudes básicas que facilitam o nosso dia a dia. É fundamental, por exemplo, termos em mente que vamos compartilhar o nosso cotidiano com pessoas de todos os estilos e crenças – e respeitar isso é muito importante.

RESTRIÇÃO AOS USADOS FAZ AUMENTAR BUSCA PELOS NOVOS
Com a redução do limite de financiamento para imóveis usados pela Caixa Econômica Federal, o mercado vê um incremento na compra de imóveis novos, que não foram atingidos pela medida. A redução feita pela CEF também deve reacender a concorrência entre as demais instituições financeiras que operam com crédito imobiliário, como Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander.

RIO DE JANEIRO TEM O METRO QUADRADO MAIS CARO DO BRASIL
O Rio de Janeiro é a cidade com os imóveis mais caros do Brasil, apesar da violência que vem dificultando os negócios. O Leblon é o bairro com o metro quadrado mais valorizado de toda a cidade, seguido de Ipanema, Lagoa, Gávea e Jardim Botânico. Por conta disso, os corretores de imóveis enfrentam dificuldades para vender, mesmo com a queda de 3,5% nos preços.

Sobre Carlos Alceu Machado

Veja também

A Hora de Investir em Imóveis é Agora & Outras Notas

A HORA DE INVESTIR EM IMÓVEIS É AGORA Após pelo menos dois anos de queda …